sábado, 26 de março de 2016

Folar de rosas com doce de leite


Para esta Páscoa decidi aventurar-me a fazer um folar diferente do que estou habituada.
Tudo por "culpa" da minha mãe ehehe. Vou contar-vos o porquê.
Dia sim dia não telefono aos meus pais para saber como eles estão. Num desses telefonemas ao falar com a minha mãe, ela diz-me que viu no programa da manha da RTP1 uma senhora a fazer um folar. E que tinha ficado tão lindo mas que não tinha tirado a receita.
Ora, eu vou de imediato pesquisar e encontro na página do facebook a dita receita. Disse à minha mãe para a escrever e acabei eu por a guardar também. Passaram dois dias e eu tinha ficado com a ideia na cabeça. Mas faltava o recheio (que era doce de gila, coisa que pelos Alpes suíços não consigo encontrar).


A tropa manda desenrascar e com uma lata de leite condensado cozido a terminar o prazo, decidi que seria o recheio. O toque final do açúcar pérola fez o resto e por aqui foi completamente aprovado! Até a princesa comeu a parte dela.
A receita original da massa é do blogue Cinco Quartos de Laranja, da Isabel Zibaia Rafael que passo a transcrever e o recheio e cobertura foi adaptação minha.


Ingredientes:

500 g de farinha 
25 g de fermento de padeiro fresco
7 g de açúcar baunilhado
60 g de açúcar
150 ml de leite
50 g de manteiga sem sal
2 ovos médios

Recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado cozido 
açúcar pérola q.b.
8 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar
sumo de 1/2 limão


Preparação:

Aquecer o leite com a manteiga. Retirar do lume e deixar a manteiga derreter, mexendo.
Colocar a farinha, os açúcares e os ovos ligeiramente batidos, numa taça. Ao meio dispor o fermento.
Ir dissolvendo o fermento com a mistura de leite morno e um pouco de farinha. Assim que estiver dissolvido, adicionar o restante leite com a manteiga. Amassar até a massa estar lisa e elástica.
Deixar levedar durante 1 hora, tapado.
Estender a massa com a ajuda de um rolo numa superfície polvilhada com farinha de modo a formar um rectângulo.
Barrar a massa com o leite condensado cozido. Formar um rolo e cortar em 8 pedaços. Untar uma forma redonda com margarina e dispor as rodelas de massa. Polvilhar com o açúcar pérola. Tapar e deixar levedar durante 30 minutos. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos.
Entretanto fazer a calda: levar um tacho ao lume com a água, o açúcar e o sumo de limão e assim que levantar fervura retirar do lume.
Servir o folar pincelado com a calda e servir.


Bom apetite!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Mini-bolos de amêndoa e coco (sem glúten/sem lactose)


Se há algo que me sabe bem (ainda!) é uma fatia de bolo acabado de fazer. E se for saudável sem muito peso na consciência ainda melhor.


Dou por mim todos os dias a preparar pratos que antes nunca imaginaria que conseguia comer.
Mas como não vivo só de pratos salgado, também tenho os meus devaneios e de vez em quando apetece-me bolinhos ;)


Estes foram inventados numa das tardes que passo em casa com a minha princesa. Não há nada melhor do que aproveitar todos os pequenos instantes com ela, a fazer algo que gosto: cozinhar dando asas à imaginação.


Sei, que estou bastante em falta com este nosso espaço mas tirar fotografias à noite é uma missão impossível por dois aspectos: a qualidade das mesmas e a falta de tempo. São tantas as ideias que tenho para partilhar com vocês!!
Prometo que irei tentar contornar um pouco essa situação agora que os dias estão a crescer e a luz natural permanece até bastante tarde.
Mas agora chega de paleio e vamos à receita que se faz num abrir e fechar de olhos!


Ingredientes:

4 ovo
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de amêndoa ralada sem casca
200 ml de leite magro ou vegetal
125 gr de coco ralado
25 gr de pistácios triturados ao natural
1 colher de sobremesa de sementes de papoila
1 colher de sobremesa de sementes de chia
1 colher de sobremesa de fermento em pó


Preparação:

Bata muito bem todos os ingredientes, um por um. Unte e polvilhe uma forma ou forre com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Para mini bolos precisei de 25 minutos. Para uma forma grande o tempo de cozedura aumenta. Deve fazer o teste do palito.


Bom apetite!