domingo, 4 de dezembro de 2016

Arroz doce light (Bimby)


Aproximamos-nos a passos de gigante do Natal. A época do ano que mais gosto. Já o escrevi aqui várias vezes no blogue e não me canso de repetir.


Muitas pessoas anseiam pela férias, eu anseio pelo Natal. Não só por ter quase sempre férias nessas altura, mas porque para mim significa poder estar com os meus pais que já não caminham para novos, porque as saudades de 9 anos de Suiça a cada dia que passa se fazem sentir mais e mais.


É nestas alturas que o ser-se emigrante tem muito mais significado. É o voltar à terra que nos viu nascer, confraternizar com os nossos entes queridos e viver a magia da época.


Porque o Natal não precisa ser pecaminoso, decidi fazer arroz doce que é tão somente o único doce desta quadra que eu não gosto. Adoro todos, mas este não passa mesmo.
Mas fi-lo pois sei que é presença obrigatória em muitas mesas na noite de Consoada e eu não queria deixar este registo em branco aqui no blogue.


Uma vez mais, usei a Bimby (não sou uma dependente dela, mas tenho de mostrar ao marido que não foi investimento deitado em saco roto) e fiquei surpreendida com o resultado. Quem comeu esta iguaria adorou e pediu-me para repetir sempre que possível.



Ingredientes:

1000 g leite magro
150 g arroz carolino
1 casca de limão, só a parte amarela
1 pau de canela
1 pitada de sal
80-100 g açúcar amarelo
4 gemas de ovo
canela, q.b.



Preparação:

Coloque no copo o leite, o arroz, a casca de limão, o pau de canela e o sal e programe 15 min/90°C/inversa/vel colher de pau, retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida programe 25 min/90°C/inversa/ vel colher de pau.
Adicione o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce, envolva com a ajuda da espátula.
Programe 10 min/90°C/inversa/vel 1,5. Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.


Bom apetite!

Adaptado de: Mundo de Receitas Bimby

5 comentários:

  1. Eu também adoro o Natal! Pereço uma criancinha! Já o meu marido não liga tanto pois os paizinhos não davam grande importância portanto é natural que ele não tenha ganho o gosto! Agora tem de entrar no espírito mesmo que não queira pois eu não faço a coisa por menos! Cá em casa todos gostamos de arroz doce mas não é uma sobremesa que faça parte da nossa mesa de Natal. É algo que faço com frequência ao longo do ano, ainda a semana passada fiz, por isso opto sempre por outro tipo de sobremesas para a mesa de Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O teu arroz doce ficou fantástico!
    Eu gosto muito de o comer mas tem que ser ainda quente!

    ResponderEliminar
  3. Para ti deve ter ainda mais significado de facto o Natal. Nem imagino o que é passar os dias longe do país, das pessoas que gostamos.
    Arroz Doce era uma sobremesa que confesso, antigamente não gostava, pelo motivo simples que nunca aqui em casa fizeram. Mas desde que fiz, adorei, e já fiz algumas vezes. Ainda morno e cremoso é muito bom. Este teu, pode ser light, mas tem um ar de meter a colher, e repetir :D

    Beijoca Catarina :)*

    ResponderEliminar
  4. Wuaoh ficou com um aspecto mt bom e a cor tambem eu sou fan adoro arroz doce tambem nao pode faltar na minha mesa de natal bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito apetitoso, não é surpreendente que tenha recebido tantos louvores :D Também não sou a maior fã, isto porque nunca provei :P Tenho de fazer!

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas