domingo, 11 de dezembro de 2016

Aletria light


Hoje trago a terceira de quatro receitas para que este Natal 2016 seja mais light.
Na mesa de Consoada dos meus pais é impensável não haver aletria.


Desde que me conheço como gente é dos primeiros doces a ser feito, para poder arrefecer e depois ser polvilhado com canela e posto na mesa junto do bolo rei e do pão de ló que entretanto foram comprados pela manha na pastelaria habitual.


A receita da minha mãe, só ela a sabe. Uma vez explicou-me como a fazia, e eu nas minhas dúbias tentativas lá a tentei fazer e não passou disso. Ficou qualquer coisa menos aletria.


Com a compra da Bimby cá para casa e para mostrar que não foi investimento perdido, decidi fazer todos os doces de Natal deste ano para o blogue lá.
Desta vez correu bem, muito bem até e finalmente o blogue tem uma aletria na galeria de receitas.



Ingredientes:

150 g aletria
1200 g leite magro
100 g açúcar amarelo ou mascavado
casca de 1 limão, só a parte amarela
casca de 1 laranja, só a parte laranja
1 pau de canela
4 gemas de ovo
1 c. sopa de amido de milho (maizena)
canela em pó, p/ polvilhar



Preparação:

Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese a aletria e reserve.
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese 100 g de leite e reserve.
Insira a borboleta. Coloque o restante leite, o açúcar, as cascas do limão e da laranja e o pau de canela e programe 10 min/90°C/inversa/vel colher de pau.
Adicione a aletria partida em pedaços, envolva com a espátula e programe programe 25 min/90°C/inversa/vel colher de pau.
Bata as gemas numa tigela junto com o leite reservado, o amido de milho e reserve.
Programe 5 min/90°C/inversa/vel colher de pau e vá incorporando as gemas, através do bocal da tampa. Deite o preparado numa travessa, retire as cascas, o pau de canela e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó.


Bom apetite!

Adaptado de: Mundo de Receitas Bimby
Apoio: Woodflavors

5 comentários:

  1. Aletria é algo que cá em casa também não falta à mesa! Nunca antes eu me atrevi a fazer estes doces de Natal, que só as mães e avós conseguiam. Mas quando comecei a fazer e o sabor começou a ficar igual, pensei para comigo que os meus filhos hão-de ser felizardos também! :D
    Está com bom aspecto esta tua mais light! :)

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa preferimos o arroz doce à aletria, mas a que mostras está bem apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. Há coisas que ninguém faz como as nossas mães! Eu por mim falo! Faço coisas exatamente da mesma forma, ficam quase lá, mas não ficam perfeitas! É a mão, só pode! Mas essa tua aletria tem muito bom aspeto! beijinhos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas