quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Tarte de legumes (light e saudável)



Quando se pensa em dieta, vem logo á ideia muitas restrições alimentares. Por isso mesmo, quando iniciei este meu caminho em Abril do ano passado, decidi que não iria passar fome ou fazer dieta.
Com o tempo e pesquisa que fui fazendo, aprendi que reeducação alimentar é um estilo de vida são e onde entra tudo o que se conhece como comida desde que seja ingerida com regra.
A tarte que hoje mostro, é um bom exemplo que não é preciso contar calorias para se ficar satisfeito.
Com as trocas certas, obtive um acompanhamento para um almoço de domingo em família onde ninguém se apercebeu que estavam a comer comidinha boa mas saudável.


Ingredientes:

1 rolo de massa para tartes light
Legumes q.b. (usei alho francês, cenouras baby, ervilhas, bróculos e cogumelos)
4 ovos médios
200 gr de queijo quark magro
pimenta, sal marinho, e ervas aromáticas a gosto
Queijo ralado light para polvilhar


Preparação:

Comece por cozer os legumes. Depois de prontos, escorra-os e reserve.
Estenda a massa numa forma para tartes. Pique-a e espalhe os legumes escorridos por cima.
Bata os ovos com o quark e os temperos e quando estiver bem ligado disponha por cima dos legumes.
Pre-aqueça o forno a 220º. Polvilhe com o queijo ralado e leve a cozinhar por cerca de 35-40 minutos até a massa estar cozida e dourada.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Foi exatamente o que eu pensei quando comecei! Recusava-me a fazer dietas malucas ou demasiado rígidas e a deixar de comer as coisas que gosto! Decidi fazer uma reeducação alimentar, fui mudando algumas coisas e comecei a ver resultados! A motivação que precisava para continuar! E estou tão apaixonada por este estilo de alimentação! É surpreendente as trocas que fazemos sem deixar de ficar saboroso. Nunca fiz quiche com quark. Aqui não há quark. Trouxe algumas embalagens quando fui de férias mas não deram para tudo o que eu queria fazer. Em todo o caso vou guardar esta tua sugestão, quiçá um dia não começa a haver quark aqui. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também eu alterei bastante o meu estilo alimentar, e não, como tu dizes, não é dieta...é reeducarmos-nos de forma a encontrar um equilíbrio. Eu deixei de comer tantos hidratos como o pão, massas, porque o meu estado de ansiedade afecta-me o sistema digestivo e sinto-me estranha se logo de manhã só como pão. Não é esforço, aprendi de verdade a gostar de mais fruta, papas de aveia, doces sem açúcar, alterar certos ingredientes, e a verdade é que gosto muito, mas mesmo muito e nada por ser moda ou afins...até porque a saúde não pode ser considerada moda ...

    As pessoas à nossa volta nem reparam nas pequenas "malandrices" que vamos fazendo, e quando sabem até gostam e nem se importam! :) eheh

    ResponderEliminar
  3. Light e cheia de coias boas, ficou com certeza uma delicia.

    ResponderEliminar
  4. Humm que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/crumble-de-4-frutos.html

    ResponderEliminar
  5. Tens razão, dietas muito restritivas em que se elimina muita coisa são desastre certo! :)
    Essa tarte ficou linda e muito apetitosa, não admira que ninguém tenha percebido que era saudável :D

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas