domingo, 19 de junho de 2016

Pão baguete integral e centeio


Qualquer dia, que me segue faz uma rifa de mim por andar sempre a publicar pão e bolos.
Já devem estar a pensar: mas será que a Kinhas só come isto? Claro que não, mas nas minhas outras refeições, o tempo não permite tirar fotografias decentes para mostrar aqui.
E não , não como só cozidos e grelhados! Como de tudo, mas usando a base sempre saudável.


Mas voltando ao pão de hoje, andava com desejos de experimentar fazer baguetes.
Tanto tempo andei a pensar no mesmo que um dia foi o dia e saíram as benditas!
A massa é simples e rendeu-me 3 baguetes de tamanho razoável.
Usei a forma especial da Metalúrgica para as por mesmo a preceito para o blogue.
Experimentem que não se irão arrepender!


Ingredientes:

400 ml de água quase morna
1 colher de chá de sal
1 saqueta de fermento seco de padeiro
500 gr de farinha integral
200 gr de farinha de centeio


Preparação na MFP:

Coloque por esta ordem os ingredientes na cuba: àgua, sal, fermento e farinhas. Programe a máquina para Amassar e Levedar. No fim do tempo, retire a massa da cuba e numa superfície polvilhada de farinha, divida a massa em 3 rolos, formando assim as baguetes.
Forre a forma com papel vegetal (ou o tabuleiro do forno).
Entretanto, o forno já deve estar a pré aquecer a 250 graus, no qual deve ser colocado no chão do forno, um recipiente com água (cerca de 50 ml).
Quando o forno estiver quente, coloque os pães lá dentro, previamente pincelados com água
Ao fim de 10 minutos, baixe a temperatura para 210 graus e deixe cozer mais 15 minutos.
Retire do forno e estão prontos!


Bom apetite!

Adaptado de: Baú da Vó Eli

3 comentários:

  1. Ten un aspecto estupendo! Bicos :)

    ResponderEliminar
  2. Pessoas como nós têm uma alimentação mais normal do que às vezes os outros possam pensar! Eu também como de tudo, é isso que me deixa mesmo feliz, ter perdido peso sem ter abdicado de nada! Tão bom! Fizeste bem lançar-te às baguetes! Quando me dá desejo de alguma coisa e não mato o desejo naquela hora tenho tendência a compensar noutras coisas! Por isso prefiro comer aquilo que desejo naquele momento, por mais calórico que seja, assim fico satisfeita e depois passo dias sem ter desejos espontâneos! Também andava com desejo de pão e hoje foi o dia! E era capaz de comer um pedacinho dessa baguete maravilhosa! Quentinha, imagino o quão bom devia estar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fiz baguetes apenas uma vez , essa ficou perfeita e sendo integral agrada-me.
    Boa semana

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas