sábado, 21 de maio de 2016

Muesli de aveia, frutos secos e frutos vermelhos


Há já muito tempo que andava para fazer muesli caseiro. 
Já tinha todos os ingredientes comprados mas sempre a adiar por um motivo ou por outro.
Até que uma tarde com pouco para fazer por casa e a princesa a dormir uma longa sesta, decidi ir para a cozinha.



Em boa hora o fiz pois o cheirinho que ficou depois deste muesli que até sentia no prédio, fazia qualquer um perder a cabeça.



A receita rende uma quantidade, digamos industrial, e por isso mesmo distribuí parte dela pela sogra, ama da minha filha e o frasquinho tão lindo viajou comigo até aos Pirinéus nas últimas mini-férias em família para ofertar uma grande e verdadeira amiga!


Parte da receita foi-me cedida por uma menina com a qual tenho amizade virtual e eu adaptei aos meus gostos.



Ingredientes:

1 kg de flocos de aveia integrais grossos 
600 gr de frutos secos a gosto
Sumo de 2 laranjas grandes
250 gr de mel (usei mel liquido)
200 gr de framboesas, amoras e aronias desidratadas (ou morangos desidratados se preferirem)




Preparação:

Pré-aquecer o forno a 150-160 graus. 

Forrar o tabuleiro com papel vegetal.
Numa taça grande colocar a aveia e os frutos secos e misturar.
Levar um tacho ao lume com o mel e o sumo de laranja até o mel ficar bem liquido.
Juntar à aveia e frutos secos e misturar muito bem.
Levar ao forno (misturando/virando a cada 15 minutos) cerca de 1 hora até ficar dourado por todo.
Quando pronto colocar numa taça funda e deixar arrefecer. Adicionar os frutos vermelhos e voltar a misturar.
Conservar em frascos ou caixas fechados bem com tampa.






Bom apetite!

3 comentários:

  1. Wuau deve ser super bom ja estou a sintir aqui o cheirinho hummm deve ser uma maravilha bjs bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Faço com frequência pois gosto muito de juntar ao iogurte! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Humm.... Fantástico!! :)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas