sábado, 23 de abril de 2016

Panquecas fit de cacau, matcha e linhaça


Depois da festa dos 4 anos deste cantinho, regressei em força à minha rotina saudável!
Com tanta vontade, que tenho mais umas quantas receitas novas agendadas para partilhar com vocês!
Mas vamos por partes!


No meu dia a dia, mantenho hábitos muito enraizados, principalmente no que diz questão ao pequeno almoço.
Não passo sem o meu leite com café, a minha peça de fruta e o meu sumo de laranja natural. Já quando ainda estava a perder peso isto era um ritual (a peça de fruta só a comecei a incluir quando iniciei a fase de manter).


Mas se há coisas que não dispenso mesmo, é o meu pão ou as minhas panquecas!
Detesto papas de aveia e como boa portuguesa que sou, o pãozinho não pode faltar na mesa!
De várias receitas que já fiz de panquecas, estas foram uma mistura de várias ideias e resultaram numa palavra: fenomenais!


Simplesmente adoro-as! Sejam simples ou com manteiga de amendoim caseira ou até com um bocadinho de compota! Sabem bem, fazem bem e não há cá culpas para a dieta!
Vamos à receita?


Ingredientes (para cerca de 10 panquecas médias):

6 colheres de sopa de farinha de aveia
1 colher de sopa de farinha de linhaça amarela
1 colher de sopa de farinha de linhaça castanha
1 colher de chá de matcha (chá verde em pó)
1 colher de sopa de leite magro ou sem lactose
4 bananas bem maduras (costumo ter congeladas e quando preciso é só deixar descongelar bem)
4 ovos
1 colher de sopa de cacau puro
300 gr de queijo fresco batido/quark 0% gordura
óleo de coco para untar a frigideira (caso não seja anti aderente)


Preparação:

Numa taça média/grande, coloque todos os ingredientes e com a ajuda da varinha mágica misture bem, até obter uma mistura homogénea.
Pincele uma frigideira com o óleo de coco (duas gotas é o suficiente) e vá dispondo colheradas da massa (uso uma concha de sopa). Deixe ganhar bolhinhas e vire para cozinhar do outro lado cerca de 1 minuto. Repita o processo até esgotar a massa.


Bom apetite!

5 comentários:

  1. Essas tuas panquecas ficaram fantásticas! Que excelente aspecto 😉

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso gosto de papas de aveia, talvez porque me habituei a comê-las desde miúda! A minha mãe fazia muitas vezes, numa versão mais calórica é certo, mas eu passei a fazê-las numa versão mais saudável e é sem dúvida uma das coisas que mais gosto de comer ao pequeno almoço! Mas gosto igualmente de pão! Aliás, gosto demasiado de pão! Isso é uma das coisas que me custa mesmo não comer a quantidade que me apetece! Não conseguia manter a dieta se não comesse pão! Por isso opto sempre pelos pães de fibra e integrais, mas gosto de qualquer um! Também gosto muito de panquecas, é daquelas coisas que sabe mesmo bem ao pequeno almoço, especialmente se for pequeno almoço de fim de semana! Gostei dessa receita é por isso levo já comigo! Já atingiste o peso que desejavas? A mim ainda me falta 6kg para alcançar a meta, e para trás ficaram já 16kg! Estou desejosa de lá chegar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que belas e saudáveis panquecas. Adorei. Eu também sou mais de comer pão ao pequeno-almoço, mas para variar gosto de fazer de vez em quando papas de aveia ou panquecas.
    Beijinhos
    Romã :*

    ResponderEliminar
  4. Que delicia deu agua na boca gostei mt bjs bs

    ResponderEliminar
  5. Humm... Adoro panquecas. Estão fantásticas!! :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas