quarta-feira, 27 de abril de 2016

Brownies de batata doce, abacate e avelãs


Todos os dias dou uma vista de olhos pelo mundo do Facebook.
Gosto de ver o que de novo se publica no mundo culinário, que eu possa adaptar para esta Cozinha, de forma a ficar satisfeita sem cair em tentação.


Assim que pus os olhos nestes brownies, guardei logo a receita para testar assim que pudesse.
Faltava só o abacate, o qual ainda não tenho uma relação de amizade, pois só o consigo comer assim em bolinhos (já é um bom avanço!).


Comprei um único exemplar e depois rezei para que não fosse um desperdício de tempo.
Logo que este pecado sem culpa ficou pronto, tive de provar e se não me punha esperta, o marido comia o resto e nem sobrava um pedacinho para as fotos!
A relação com o abacate não mudou mas vou dar tempo ao tempo e esperar que ainda possamos ser bons amigos ;)
Vamos à receita?


Ingredientes:

1 batata doce pequena (deve render 1/2 chávena de puré depois de cozida)
1 abacate pequeno
2 ovos
1/3 de chávena de geleia de arroz
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
4 colheres de sopa de farinha de aveia
1/3 de chávena de cacau em pó
1 pitada de sal
1 + 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 de chávena de avelãs raladas grosseiramente (usei o martelo de cozinha)
1/3 de chávena de pepitas de chocolate


Preparação:

Descasque e coza a batata doce. Reduza a puré e reserve.
Junte todos os ingredientes, excepto as pepitas, numa taça e bata com cuidado até obter uma mistura homogénea.
Adicione as pepitas e misture.
Coloque a massa numa forma rectangular pequena e baixa e leve ao forno cerca de 25-30 minutos.
Retire, deixe arrefecer e corte em rectângulos.


Bom apetite!

Adaptado de: Tomilho-Limão

7 comentários:

  1. uma receita que vou experimentar certamente :)
    só não sei o que é geleia de arroz nem onde posso comprar :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A geleia de arroz encontra-se em alguns supermercados na secção bio e dietéticos. É um substituto do mel e muito saudável.
      Também deve encontrar nas lojas Celeiro ou similares.
      Mais alguma dúvida, disponha.

      Catarina

      Eliminar
  2. Oh minha querida! Sabes que brownies é só uma das minha sobremesas favoritas?! São os brownies e os cheesecakes (sobretudo os cheesecakes de forno)! Sou mesmo doida e viciada! Há uns tempos fiz uns brownies absolutamente maravilhosos e saudáveis que vou publicar em breve! Mas esta tua receita deixou-me deveras curiosa! Com batata doce eu também já experimentei uns brownies que ficaram aprovados! Mas com abacate ainda não! Olha que eles têm um aspeto fenomenal! Eu também não simpatizava com abacate! No entanto, desde que comecei a dieta, resolvi que tinha de lhe dar uma oportunidade pois sabendo os benefícios que tem para a nossa saúde queria mesmo que ele fizesse parte da minha alimentação! Fui experimentando várias receitas que me surpreenderam pela positiva e posso dizer que fiz as pazes com o abacate! Vou começar a publicá-las nos próximos dias! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também não sou fã de abacate mas estes brownies estão com um aspecto maravilhoso!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Mas que aspecto fantástico!
    Deixou-me com desejos :)

    ResponderEliminar
  5. Wuoaw mas que maravilha adoro abocate humm adorei a tua sugestao ja comia um hehe bjs

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso. Humm....
    Bem guloso!! :)
    Bom fim-de-semana!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas