sábado, 26 de março de 2016

Folar de rosas com doce de leite


Para esta Páscoa decidi aventurar-me a fazer um folar diferente do que estou habituada.
Tudo por "culpa" da minha mãe ehehe. Vou contar-vos o porquê.
Dia sim dia não telefono aos meus pais para saber como eles estão. Num desses telefonemas ao falar com a minha mãe, ela diz-me que viu no programa da manha da RTP1 uma senhora a fazer um folar. E que tinha ficado tão lindo mas que não tinha tirado a receita.
Ora, eu vou de imediato pesquisar e encontro na página do facebook a dita receita. Disse à minha mãe para a escrever e acabei eu por a guardar também. Passaram dois dias e eu tinha ficado com a ideia na cabeça. Mas faltava o recheio (que era doce de gila, coisa que pelos Alpes suíços não consigo encontrar).


A tropa manda desenrascar e com uma lata de leite condensado cozido a terminar o prazo, decidi que seria o recheio. O toque final do açúcar pérola fez o resto e por aqui foi completamente aprovado! Até a princesa comeu a parte dela.
A receita original da massa é do blogue Cinco Quartos de Laranja, da Isabel Zibaia Rafael que passo a transcrever e o recheio e cobertura foi adaptação minha.


Ingredientes:

500 g de farinha 
25 g de fermento de padeiro fresco
7 g de açúcar baunilhado
60 g de açúcar
150 ml de leite
50 g de manteiga sem sal
2 ovos médios

Recheio e cobertura:

1 lata de leite condensado cozido 
açúcar pérola q.b.
8 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar
sumo de 1/2 limão


Preparação:

Aquecer o leite com a manteiga. Retirar do lume e deixar a manteiga derreter, mexendo.
Colocar a farinha, os açúcares e os ovos ligeiramente batidos, numa taça. Ao meio dispor o fermento.
Ir dissolvendo o fermento com a mistura de leite morno e um pouco de farinha. Assim que estiver dissolvido, adicionar o restante leite com a manteiga. Amassar até a massa estar lisa e elástica.
Deixar levedar durante 1 hora, tapado.
Estender a massa com a ajuda de um rolo numa superfície polvilhada com farinha de modo a formar um rectângulo.
Barrar a massa com o leite condensado cozido. Formar um rolo e cortar em 8 pedaços. Untar uma forma redonda com margarina e dispor as rodelas de massa. Polvilhar com o açúcar pérola. Tapar e deixar levedar durante 30 minutos. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos.
Entretanto fazer a calda: levar um tacho ao lume com a água, o açúcar e o sumo de limão e assim que levantar fervura retirar do lume.
Servir o folar pincelado com a calda e servir.


Bom apetite!

6 comentários:

  1. Ficou delicioso!!
    Boa Páscoa :)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro doce de gila e aqui também não encontro mas tenho a certeza que com doce de leite ficou igualmente delicioso! Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo lindo p teu folar, que maravilha!
    Uma Santa Páscoa :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou bem apetitoso.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Fantástico folar...De facto, às vezes é destes improvisos que nascem verdadeiras maravilhas!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. wuau ficou mesmo muito bonito e fofinho a tua mae teve rezao pois assim tambem pode ver heheh esta 5* parabens bjs

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas