sábado, 13 de fevereiro de 2016

Queques fit de avelã, coco e arroz (Sem glúten e sem lactose)


Depois das férias passadas em Portugal, onde a comida da Mãe faz frente à alimentação saudável (sorte que consegui manter o meu peso!), Janeiro passou a voar e chegamos rapidamente a Fevereiro.


A reeducação alimentar que fiz, leva-me todos os dias numa jornada solitária de busca de novas receitas onde o saudável impere. O marido não me acompanha com grande pena minha, mas a princesa A.M., já vai comendo algumas coisas que lhe vou dando a provar.
Então, se forem bolinhos como os que vos mostro hoje, é vê-la a pedir bis!


Foram uma invenção do momento, na necessidade de acabar pacotes e restinhos abertos na despensa.
Ficaram óptimos, mesmo eu tendo me esquecido de por fermento, O primeiro que comi, acompanhei com uma colher de compota e ficou delicioso!



Vamos à receita:

Ingredientes:

4 ovos
160 gr de avelã moída
120 gr de açúcar amarelo
120 gr de farinha de arroz
80 gr de coco ralado
200 ml de leite de coco
5 gr de sementes de papoila
5 gr de sementes de chia




Preparação:

Prepare formas de muffins (não untei, coloquei formas de papel directas na forma de metal).
Bata muitos bem os ingredientes, adicionando um a um e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos, fazendo o teste do palito.
Acompanhe com compota de fruta quando servir.
P.S.: Não coloquei fermento pois esqueci-me e assim não cresceram (renderam 12 unidades). Se colocarem fermento, 1 colher de sobremesa é o bastante (deve render mais alguns com o fermento).




Bom apetite!

5 comentários:

  1. Padecemos do mesmo problema, o meu marido também não me acompanha. O que é pena pois fazia-lhe bem, para mim era melhor e ambos beneficiávamos com isso. Adorei os teus bolinhos, vou levar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uns queques bem saborosos e saudáveis. Adoro.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Querida Kinhas,
    Acreditas que ainda ontem pensei em ti e na linda Princesa M. e em como estariam?
    Que bom saber que estão bem e estiverem a desfrutar dos mimos da mãe/avó.
    Ficaram lindos estes teus bolinhos e fico feliz por saber que a Princesa M. já segue as pegadas da mãe em tentar ser saudável.
    Um beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Gostei da lista d eingredientes, ficaram lindos e com toda a certeza uma delicia.
    Aqui em casa também não me acompanham nas minhas refeiçôes saudáveis,ainda me gozam dizem que vou viver até aos 100 anos.
    O que interessa é a melhor qualidade de vida.
    Boa semana.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas