quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pão integral com crosta de sementes

O bom de se fazer o pão em casa, é que sabemos sempre quais os ingredientes que levam e se são bons ou não para a nossa saúde.
A receita que hoje trago, é do mais simples que pode haver, sendo muito mais saudável que o pão branco tradicional, mas que ainda assim deve ser comido com muita moderação, pois a farinha está presente (não devemos eliminar os hidratos por completo, mas sim não abusar muito deles).
Faz-se rápido e o bom é que dá um pão de tamanho razoável, podendo ser congelado para termos sempre durante a semana.
Fiz na MFP, mas também se pode fazer no método à mão, deixo-vos aqui as duas opções.


Ingredientes:

500 gr de farinha integral
7 gr de fermento de padeiro seco
1 colher de chá rasa de sal
3,2 dl de água
2-3 colheres de sopa de mistura de sementes (abóbora, girassol, papoila, linhaça, chia)


Preparação:

MFP

Coloque na cuba da máquina a água, o sal, o fermento e a farinha (por esta ordem), Programe Amassar e Levedar.
Quando a máquina terminar, forre um tabuleiro com papel vegetal e polvilhado com farinha. Coloque a massa, formando uma bola, faça uma cruz com uma faca, pincele com água e polvilhe com as sementes. Leve ao forno pré-aquecido a 200º-220º cerca de 40-50 minutos (espete um palito para verificar se está cozido).

Tradicional

Numa taça, junte todos os ingredientes, até obter uma massa homogénea.
Cubra com um pano húmido e deixe levedar cerca de 20 minutos num local aquecido.
Findo este tempo, trabalhe um pouco mais a massa, formando um pão redondo. Deixar levedar novamente por mais 30 minutos, sempre coberto com o pano húmido.
Forre o tabuleiro com papel vegetal e polvilhe com farinha. Com uma faca faça uma cruz, pincele com água e polvilhe com as sementes. Leve ao forno pré-aquecido a 200º- 220º cerca de 40-50 minutos (espete um palito para verificar se está cozido).

Bom apetite!

Adaptado de: TerraSuisse

domingo, 6 de dezembro de 2015

Rabanadas no forno


Aproximamos-nos a passos largos da época que mais gosto no ano:  o Natal. Para mim significa poder estar com os meus pais, matar saudades e poder descansar pois é tempo de férias.


Com a alteração da minha alimentação, pus-me a pensar como seria o poder comer alguns dos doces que mais gosto, sem pensar nos excessos que se cometem nesta época festiva.
Foi então que dei por mim a pesquisar a maneira mais saudável de fazer rabanadas, sem que estas fossem fritas, pois é tão somente o doce de Natal que eu não prescindo de maneira nenhuma.


Encontrei num site uma receita que me chamou a atenção, mas que adaptei quase na totalidade, pois achei-as ainda assim demasiado calóricas.
Deixo-vos a maneira como fiz, onde pude comer sem pensar que estava a asneirar tanto como se fossem as tradicionais.


Ingredientes:

10 fatias de pão de forma integrais
5 dl de leite magro
3 pedaços de casca de limão
1 pau de canela
3 ovos
Açúcar amarelo e canela q.b. para polvilhar


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa travessa funda, disponha o pão fatia por fatia.
Aqueça o leite com o limão e o pau de canela, para que fique morno,  e regue o pão até este ficar bem ensopado, mas sem que se desfaça.
Passe pelos ovos batidos e leve ao forno, no tabuleiro deste, forrado com papel vegetal, durante 20 minutos (10 minutos para cada lado, virando com cuidado com uma espátula).
Retire e passe de imediato pelo açúcar amarelo e a canela.


Bom apetite!