domingo, 6 de dezembro de 2015

Rabanadas no forno


Aproximamos-nos a passos largos da época que mais gosto no ano:  o Natal. Para mim significa poder estar com os meus pais, matar saudades e poder descansar pois é tempo de férias.


Com a alteração da minha alimentação, pus-me a pensar como seria o poder comer alguns dos doces que mais gosto, sem pensar nos excessos que se cometem nesta época festiva.
Foi então que dei por mim a pesquisar a maneira mais saudável de fazer rabanadas, sem que estas fossem fritas, pois é tão somente o doce de Natal que eu não prescindo de maneira nenhuma.


Encontrei num site uma receita que me chamou a atenção, mas que adaptei quase na totalidade, pois achei-as ainda assim demasiado calóricas.
Deixo-vos a maneira como fiz, onde pude comer sem pensar que estava a asneirar tanto como se fossem as tradicionais.


Ingredientes:

10 fatias de pão de forma integrais
5 dl de leite magro
3 pedaços de casca de limão
1 pau de canela
3 ovos
Açúcar amarelo e canela q.b. para polvilhar


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa travessa funda, disponha o pão fatia por fatia.
Aqueça o leite com o limão e o pau de canela, para que fique morno,  e regue o pão até este ficar bem ensopado, mas sem que se desfaça.
Passe pelos ovos batidos e leve ao forno, no tabuleiro deste, forrado com papel vegetal, durante 20 minutos (10 minutos para cada lado, virando com cuidado com uma espátula).
Retire e passe de imediato pelo açúcar amarelo e a canela.


Bom apetite!

6 comentários:

  1. Já tinha pensado no mesmo, só não tinha a certeza se iria resultar e se iam ficar realmente boas! Agora tenho a certeza! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspecto bem saboroso!
    Beijinhos!
    Passa no meu blogu e vê o meu segundo wedding diary:
    http://sudelicia.blogspot.pt/2015/12/wedding-diary-2-igreja.html

    ResponderEliminar
  3. E já começa a cheirar a natal! ;) E neste caso, bem saboroso e sem culpa! também já fiz umas parecidas e ficam ótimas!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Querida kinhas,
    Eu também adoro esta época do ano e especialmente, tal como tu, pelos motivos que apresentas, pois nós, que estamos longe da família o ano todo, acho que damos mais valor a esta altura.
    Ainda que super saudáveis, adoro estas tuas rabanadas e adoro-as ainda mornas. Como-as que nem uma lambona, lol!!
    Um grande beijinho a ti e à Princesa,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma das minhas iguarias preferidas no Natal! Já ando para experimentar fazer ao vapor há que tempos, mas estas também são uma optima ideia! Que delicia :)

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas