domingo, 25 de outubro de 2015

Um pequeno olá... e um bolo Mississipi


3 meses e meio sem publicar... muito tempo de espera mas era necessária esta pausa no blogue.
Pelos mais variados motivos, tive de  relegar este meu e vosso espaço para último plano.
A princesa consome-me mais e mais tempo, e neste período de pausa tive um dia de sonho onde concretizei algo há muito ansiado por nós: casar e batizar a pequena A.M.
As férias passaram, e desde Abril que decidi mudar a minha alimentação quase radicalmente, o que me levou a estruturar todo um dia a dia, no qual consegui perder cerca de 20kg que estavam a mais e fiz uma cirurgia.
Como veêm, foi um verdadeiro stress, mas pelo qual me sinto muito recompensada.
Espero conseguir estar de volta um pouco mais assiduamente (dentro do que me for possível) e para celebrar este regresso, trago um bolo claro está!


Assim que vi esta receita, disse para mim mesma: esta semana tu não escapas! E não escapou mesmo!
É um bolo simples, perfeito para os chocolate dependentes! O único senão, é que comer só uma fatia torna-se uma missão impossível.
Fica então a receita, para a posteridade!



Ingredientes:

4 pauzinhos de chocolate com cerca de 46gr cada um (usei da Torino (marca suíça), mas acho que a Regina também tem)
150 gr de farinha
160 gr de açúcar
40 gr de cacau em pó
1 pacote de açúcar baunilhado
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos
125 gr de manteiga derretida fria
3 colheres de sopa de kirsch + 2 colheres de sopa de leite
ou então
apenas 5 colheres de sopa de leite
cacau para polvilhar
manteiga para untar a forma


Preparação:

Coloque o chocolate durante 45 minutos no congelador. Retire só quando começar a fazer o bolo.
Misture a farinha com todos os ingredientes até e incluindo o sal numa taça.
De seguida junte os ovos, a mantiega e o leite (ou leite + kirsch) batendo bem.
Unte uma forma de bolo inglês (20 cm) e coloque 2/3 da massa.
Coloque 2 dos pauzinhos de chocolate pressionando um pouco, de seguida a restante massa e por fim os outros 2 pauzinhos pressionando pouco novamente na massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º,  na grelha mais em baixo do forno (é muito importante esta parte!) durante cerca de 45 minutos.
Depois de pronto, retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Polvilhe com o cacau.
Conserva-se no frigorífico envolvido em película aderente cerca de 3 dias.



Bom apetite!

Fonte: Coop Zeitung/www.bettybossi.ch

8 comentários:

  1. Esse bolinho é verdadeiramente tentador! Que giro, mais ou menos pela mesma altura que tu tambem mudei a minha alimentaçao! Não foi uma mudança radical, até porque nao pretendo retirar quase nada.da minha alimentaçao, mas optei por reduzir e substituir o consumo de algumas coisas! Até agora estou muito satisfeita e sinto-me muito bem com esta nova fase, estou completamente apaixonada por este tipo de alimentaçao, acho que dificil seria voltar ao regime anterior! Partilha connosco umas das tuas receitas saudaveis! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que foram muitos acontecimentos importantes, espero que tudo continue a correr pelo melhor!
    O bolo esta fantástico, adorei!

    ResponderEliminar
  3. Que saudades Kinhas :)
    Agora depois deste turbilhão de emoções, bem-vinda!
    Um regresso bem docinho e com um delicioso bolo de chocolate.
    Bjnhs
    Romã:*

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns por tudo o que conseguiste, ja tinha saudades!:)
    Isto é o que eu chamo um regresso em grande, que maravilha de bolo!!

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pela tua conquista, nada melhor do que olhar ao espelho e gostarmos do que vemos! :)
    Mas de vez em quando um bolinho não faz mal (e este vale cada caloria)...e como te disse no facebook, dieta não é castigo :P

    Beijinhos e que sejas mais assídua aqui na partilha de receitas! :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Kinhas,
    Um retorno fantástico, com notícias boas e um bolinho maravilhoso.
    Muitos parabéns pela conquista do difícil desafio a que te propuseste e que venceste sem sombra de dúvida e com sucesso. Fico mesmo feliz por ti e fico sempre feliz com o sucesso de quem faz esforços para alcançar objectivos.
    Um grande beijinho para ti minha querida e outro ainda maior para a Princesa linda do castelo :)).
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Adorei este bolo, tenho mesmo de o fazer em breve. Á cerca de 5 anos também resolvi alterar a minha alimentação (no meu caso apenas um pouco) e consegui perder 20kg num ano e manter até hoje o peso, sem fazer sacrifícios ou dietas malucas. Agora só tenho mesmo de conseguir manter uma rotina de exercício físico (tanto me dá a gana de fazer como estou meses sem fazer nada).
    Visita-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. que bela receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas