quarta-feira, 10 de junho de 2015

Bundt cake com coração de morango e glacé de limão


Depois de uma pequena pausa nos desafios, tenho tentado, nestas últimas edições, ser o mais assídua possível. Como todos os motivos são bons para fazer um bolo, não podia deixar de participar em mais uma edição da Bundtmania das meninas Mena e Lia.
Desta vez, confesso que a inspiração era pouca, mas o tema agradou-me desde logo e lá me dediquei à pesquisa.
Dos 3 livros que tenho em casa, foi na última página de um deles que encontrei "o tal". No original era em versão mini e com mirtilos. Dupliquei a receita para fazer em tamanho grande e usei morangos.


Mas como alguns de vocês sabem, eu não gosto de morangos. Mas o meu mais que tudo gosta mesmo muito e no dia em que fiz este bolo, celebrávamos  as nossas bodas de papel. Que é como quem diz, um ano de casamento, o primeiro de muitos (assim espero) numa união com muita cumplicidade, amizade, respeito, amor e sacrifícios. E por isso mesmo, usei os morangos, fruto que ele adora.
Ficou um bolo perfeito, onde o aroma dos morangos se sentia a cada fatia.
E deste modo fica a receita para a posteridade.


Ingredientes:

Bolo:

230 gr de manteiga à temperatura ambiente
420 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
300 gr de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
240 ml de buttermilk
500 gr de morangos (250 gr inteiros sem pé, 250 gr cortados em metades)

Glacé:

186 gr de açúcar em pó
2 colheres de sopa de buttermilk
4 colheres de chá de sumo de limão
1 pitada de sal


Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte e polvilhe uma forma grande de chaminé.
Numa taça, coloque a farinha e misture-lhe o sal e o fermento. Reserve.
Com a ajuda da batedeira eléctrica, bata a manteiga com o açúcar por cerca de 2-3 minutos até obter uma mistura cremosa.
Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Junte de seguida a baunilha.
Com a batedeira na velocidade baixa, adicione a farinha, alternadamente com o buttermilk, batendo até obter uma mistura homogénea.
Coloque metade da mistura na forma, disponha parte dos morangos, um a um, posicionando-os para que fiquem na mesma posição e de seguida cubra com a restante massa.
Disponha os restantes morangos (agora cortados em metades), por cima e leve ao forno cerca de 50 minutos a 1 hora.
Faça o teste do palito para verificar se está pronto, e deixe arrefecer na forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Envolva depois em película aderente e deixe arrefecer totalmente antes de cobrir com a glacé.
Para preparar a glacé, misture bem todos os ingredientes e cubra o bolo de seguida.


Bom apetite!

Adaptado de: Cake Simple by Christie Matheson

9 comentários:

  1. Hummm... so d eolhar faz crescer àgua na boca, ficou lindo e guloso!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Está mesmo apetitoso esse bolo, que tentação!

    ResponderEliminar
  3. Catarina querida, não sabia que você não gosta de morangos. Eu simplesmente amo morangos.Com toda certeza essas bodas de papel foram comemoradas com muito amor, pois acima de tudo vc fez algo que seu amor gosta. Desejo que essa união continue e perdure por muitos e muitos anos repletos de muito amor e companheirismo. Seu bundt ficou magnifico. Uma verdadeira delicia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina,

    muitos parabéns por este aniversário e vai ser um de muitos e muitos.
    Eu gosto de morangos e muito e este bundt está lindo e guloso, a fatia é uma verdadeira surpresa, que maravilha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida Kinhas,
    Que posso dizer, a não ser que o amor é lindo?
    O teu mais que tudo deve ter amado e eu, não podia estar mais feliz, por te ter em mais esta edição do Bundtmania e com um bolinho tão lindo e apetitoso!
    Amei minha querida e não te esqueças de me mandar a foto do bolo e já agora, uma actualização da Princesa mais linda da Suíça.
    Um grande beijinho ás duas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Querida Kinhas, voltei sabes porquê?
    Porque me esqueci de te dizer que esses mini de mirtilos, que eram o "tal" e a tua primeira escolha, também eram a minha creditas? Quando os vi no tal livro... que eu também tenho, pensei exactamente o mesmo que tu. Usar essa receita e fazer um bundt grande, mas as escolhas eram tantas, que optei por outro mas esses mini também me piscaram o olho e de que maneira, lol!!
    Um beijinho para ti e para a Princesa mais linda e sexy da Suíça, querida Kinhas,
    Lia

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas