quarta-feira, 8 de abril de 2015
Monkey Bread Bundt Cake
Passaram quase dois meses, desde a última publicação. O tempo não chega para tudo e a minha princesa cada vez mais exige mais de mim. Com a minha vida profissional e pessoal num verdadeiro stress, o blogue ficou relegado para segundo plano, mas não esquecido ou abandonado.
Já tinha visto há muito tempo, o tipo de bolo que hoje trago, mas nunca tinha tido coragem de por a mão na massa e aventurar-me.
Na segunda feira de Páscoa, como aqui é feriado, decidi testar-me e experimentar.
A primeira tentativa correu mal, ainda devia estar a dormir de pé e troquei o tipo de fermento que deveria usar.
Não desisti, voltei a tentar e fui bem sucedida! O resultado convenceu-me e o mais que tudo, provador oficial cá de casa, já pediu repetição para quando houver tempo!
É uma receita trabalhosa pois precisa de tempo para levedar (duas vezes) e para se moldar as bolinhas mas no final o resultado compensa.
Deste modo, participo na Bundtmania que já vai na 18ª edição e que este mês tem como anfitriã a doce Lia do Lemon and Vanilla.
Ingredientes:
Massa:
2 colheres de sopa de manteiga derretida + manteiga para untar a forma
1 cup de leite morno (110 graus)
1/3 cup de água morna (110 graus)
1/4 cup de açúcar
2+1/4 colheres de chá de fermento seco (tipo fermento de padeiro)
3+1/4 cup de farinha + farinha para trabalhar a massa
2 colheres de chá de sal
Cobertura de açúcar amarelo:
2 cup de açúcar amarelo
2 colheres de chá de canela em pó
125 gr a 150gr de manteiga derretida
Glace:
1 cup de açúcar em pó
2 colheres de sopa de leite
Preparação:
Unte muito bem uma forma de Bundt (grande com chaminé) e reserve.
Numa taça, misture o leite, a água, a manteiga derretida, o açúcar e o fermento.
Noutra taça, que dê para colocar a batedeira, misture a farinha com o sal. Com a batedeira no mínimo, vá juntando a mistura do leite a pouco e pouco. Quando a massa começar a ficar junta, aumente a velocidade, até que esta fique brilhante e homogénea (cerca de 6 a 7 minutos). Se estiver um pouco liquida, adicione 2 colheres de sopa de farinha, uma de cada vez) e misture até ficar bem envolvida (a massa deve ficar algo pegajosa). Coloque a levedar em sitio onde não passem correntes de ar, cerca de 1-2 horas).
Enquanto a massa leveda, prepare a cobertura de açúcar amarelo.
Numa taça misture o açúcar com a canela. Noutra taça coloque a manteiga derretida. Reserve.
Numa superfície polvilhada, coloque a massa leveda e forme um quadrado (eu formei dois rolos, por opção própria). Corte em cerca de 60 -64 pedaços.
Forme bolinhas com a palma da mão, uma a uma, passe-as primeiro pela manteiga derretida, escorra o excesso e de seguida passe-as pela mistura do açúcar.
Coloque-as na forma untada, empilhando-as.
Tape a forma com película aderente, e volte a deixar levedar até a massa ficar leveda (cerca de 1-2 horas).
Aqueça o forno a 180º, remova a película aderente e coloque a forma dentro do forno e deixe cozer cerca de 30-35 minutos (até ficar bem dourado).
Retire do forno, deixe arrefecer só 5 minutos (não mais do que isso) e desenforme num prato. Deixe arrefecer 10 minutos antes de cobrir com a glace.
Para preparar a cobertura final, basta misturar bem o açúcar em pó com o leite e com a ajuda do batedor de varas, ir espalhando sobre o bolo.
Sirva o bolo morno.
Nota: se tiverem MFP (máquina de fazer pão), podem preparar esta massa usando o programa Amassar e Levedar para fazer a primeira levedação, facilitando assim um pouco o trabalho.
Bom apetite!
Adaptado de: Mel's Kitchen Cafe
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
Olá Catarina! Te entendo perfeitamente...é muito difícil conciliar tudo com uma princesinha! Mas que bom q vc nos trouxe está deliciosa reçeita, parece boa demais!
ResponderEliminarBjs
Mel
Ficou lindo, mesmo muito guloso!
ResponderEliminarAdoro tanto em versão doce como salgada
ResponderEliminarO teu ficou lindo
bjs
tão decadente tão apetitoso tão bom :D
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Tem um aspeto maravilhoso! Nunca fiz mas adorei!
ResponderEliminarBem vinda, Catarina! ;)
ResponderEliminarPercebo bem esses tempos em que não chegamos para tudo, e nem sempre conseguimos fazer tudo o que gostaríamos.
Nunca fiz monkey bread, mas confesso que ando com vontade! este teu ficou com aspecto maravilhoso! ;)
Bjs e bom fim de semana!
Querida Kinhas,
ResponderEliminarVi e li este post no dia, mas como estava no ipad e era impossível comentar, aqui estou hoje a parabenizar-te pelo teu estrondoso sucesso, pois apresentas-nos um monkey perfeito, perfeitíssimo e de dar água na boca!!!
Ainda bem que não desististe e te deixaste vencer pelo fracasso da primeira tentativa, ou não estaria aqui eu agora, literalmente a salivar e com vontade de espetar o dente numa dessas bolinhas maravilhosas.
Obrigada por teres tempo para nós minha querida e quero fotos recentes da princesa ouviste???
Beijinhos,
Lia.