segunda-feira, 13 de abril de 2015

Empadão de bacalhau e grelos com crosta de broa

                      

No domingo passado, ficamos os três por casa, em família. Um hábito que adquirimos desde que a princesa nasceu. É praticamente o único dia que tenho para descansar, depois de uma longa semana de trabalho e tenho muitas vezes optado por pratos de forno, pois na verdade enquanto o forno trabalha por mim, eu posso dedicar-me à A.M. de corpo e alma. Quase nove meses depois do nascimento do meu anjo, sinto-me completa como mulher e mãe que sou.


Apetecia-me bacalhau, ao mais que tudo apetecia bacalhau com broa, mas a mim nem tanto e para tentar chegar a um consenso, decidi inventar um pouco. Saiu um belo petisco e já foi pedido repetição em breve. 



Ingredientes (3-4 pessoas):

300 gr de puré de batata (podem usar congelado ou instantâneo se preferirem)
2 postas de bacalhau demolhadas
250 gr de grelos
2 cebolas médias
1/2 broa (use apenas o miolo)
1.5 dl de azeite
sal q.b.
1 dente alho picado


Preparação:

Comece por cozer o bacalhau junto com os grelos. Escorra a água dos grelos e limpe o bacalhau de pele e espinhas, desfazendo-o em lascas. Reserve.
Entretanto faça o puré. Depois de pronto, disponha metade numa travessa que possa ir ao forno e reserve a outra metade.
Numa frigideira, coloque 1 dl de azeite, deixe aquecer e disponha o alho picado e as cebolas cortadas em rodelas. 
Deixe fritar até ficar transparente, de seguida junte os grelos e o bacalhau lascado, tempere com uma pitada de sal e envolva tudo muito bem. 
Coloque por cima do puré, e cubra com o restante que reservou.
Na mesma frigideira onde fritou a cebola, coloque o restante azeite e junte a broa bem desfeita. Envolva bem, deixando fritar um pouco. Disponha por cima do puré e leve ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 15-20 minutos, até tostar.



Bom apetite!

5 comentários:

  1. Bacalhau broa e grelos é uma combinação de sucesso, e esse ficou uma maravilha
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Esse empadão ficou com um aspecto delicioso. Adorei a crosta de broa.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/potas-crocantes-com-batata-assada.html

    ResponderEliminar
  3. É um tipo de refeição bem a meu gosto!

    ResponderEliminar
  4. Está com um aspecto maravilhoso este empadão!
    Gosto da crosta :) Deve ficar óptima, bem crocante e estaladiça!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Querida Kinhas,
    Sabe sempre tão bem ler um post teu e saber-te por aqui!!
    Olha, eu adoro bacalhau de todas as maneiras e este teu é só mais uma forma magnífica e que eu adoraria, caso grelos não fossem algo desconhecido aqui nas terras de sua majestade.
    Um beijinho grande para ti e para a princesa mais linda do planeta.
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas