sábado, 18 de abril de 2015

3 anos e o meu bolo favorito!


Há 3 anos atrás, criei e escrevi pela primeira vez uma receita nesta Cozinha. Comecei deste modo, um hobbie de partilha e muita aprendizagem. O ano passado neste preciso dia, anunciava a chegada da cegonha aqui pelos Alpes. E hoje, passadas 3 primaveras, trago o meu bolo preferido!


Antes da receita, tenho a agradecer a todos quantos por aqui passam e deixam uma palavra de carinho, aos que apenas visitam e sei que levam inspirações para novas receitas, aos que me apoiaram desde o primeiro momento e sempre me incentivaram a continuar. 
Com o nascimento da minha filha, este espaço foi relegado para segundo plano, mas sempre que a princesa dá um pouco de folga, tento criar, adaptar e fazer novas receitas para partilhar com todos vocês. 


Nunca escondi que o meu bolo preferido é o Floresta Negra. Muito por as receitas que fui vendo diferirem em alguns aspectos e não me cativarem o suficiente, nunca a tinha feito para o blogue. 
Mas, há algum tempo atrás, comprei um livro em Portugal, que trazia uma receita simples e cujos ingredientes se aproximavam com aquilo que eu sempre pensei deste bolo.
Uma vez mais decidi inovar e ir de encontro também aos gostos do provador oficial da casa. Removi as cerejas da receita original, e coloquei frutos vermelhos. Uma aposta ganha e para celebrar mais um aniversários (de muitos espero) deste meu cantinho, apresento-vos a minha versão de Floresta Negra com frutos vermelhos e creme branco de queijo e natas.


Ingredientes:

Massa: (adaptado do livro: 500 bolos)

200 gr de manteiga à temperatura ambiente
140 gr de açúcar
3 ovos
190 gr  de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
85 gr de cacau
150 ml de leite
4 colheres de sopa de natas (pode substituir por igual quantidade de iogurte natural)


Recheio e cobertura:

4 colheres de sopa de Kirsch
200 gr de queijo Philadelphia
200 gr crème fraiche
200 gr de queijo mascarpone
250 ml de natas para bater
9 colheres de sopa de açúcar
200 gr de framboesas
250 gr de mirtilos
400 gr de morangos
raspas de chocolate q.b.


Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma redonda com 23 cm de diâmetro e cubra o fundo com papel vegetal.
Bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa, depois junte os ovos, batendo muito bem um de cada vez.
Peneire a farinha misturada com o fermento e o cacau e envolva na mistura.
Adicione a mistura de leite com as natas, mexendo até ficar tudo bem incorporado.
Coloque a massa na forma e alise com uma colher. Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até o palito sair seco.
Deixe arrefecer na forma cerca de 15 minutos, desenforme sobre uma grelha e deixe arrefecer completamente.


Entretanto, faça o creme: Bata primeiro as natas, com 3 colheres de açúcar, junte de seguida o queijo mascarpone, adicionando mais 3 colheres de açúcar, adicione de seguida o queijo philadelphia e o restante açúcar e o crème fraiche, batendo sempre entre cada adição dos ingredientes.


Com cuidado, divida o bolo em 3 camadas. Coloque a camada inferior no prato de servir, salpique com 1/3 de Kirsch, coloque parte das frutas (lavadas) e cubra com parte do creme. Repita a operação para a segunda camada. Na última camada, salpique com o Kirsch que sobrar, coloque o restante creme e decore com as restantes frutas (deverá reservar alguns morangos inteiros para a decoração) e salpique com as raspas de chocolate.
Leve ao frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.


Bom apetite!

6 comentários:

  1. Muitos parabéns!
    O bolo ficou mesmo lindo, que maravilha!

    ResponderEliminar
  2. O bolo ficou lindo e deve ser absolutamente delicioso! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Olha nao sei como se diz parabéns em alemão! Ainda nao me ensinaste! Ja sabes!
    Adiante... Parabéns por mais este ano de blog! E que venham muitos mais, cheios de partilhas sentidas.
    Fiquei aqui a olhar pro bolinho... Nao posso! Apetece-me ir para a cozinha e fazer um floresta negra! E continua a achar que esse creme é muito pecaminoso! Muito mesmo!
    E aqui entre nós as duas, neste mesmo dia, no ano passado, estavamos as duas numa alegre cavaqueira! E o post tambem tinha um bocadinho meu, né? Olha deixa lá, que me entrou um ataque de sentimentalismo, pronto!
    Mais presente ou menos presente, o que importa é estar! E tu estás!
    Beijinho grande minha schatzli!!

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns!!!! O bolo é de deixar qualquer um a babar, e eu estou desejosa para fazer a receita!!! Adoro combinar chocolate com queijo... :) Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns!
    Escolheste um bolo tentador para celebrar, parece-me perfeito!

    ResponderEliminar
  6. Querida Kinhas,
    Pois ainda bem que criaste este cantinho, pois assim tive o privilégio de te "conhecer" virtualmente claro e de partilhar momentos bonitos contigo!
    Muitos parabéns pelo teu cantinho e que muitos mais venham, pois com tempo, ou sem tempo, o importante é que por cá continues e não desapareças.
    Sabes que o floresta negra também é o meu bolo preferido e fiquei aqui a salivar a olhar para estas tuas fotos e para este bolo dos Deuses!!!!
    Beijinhos grandes meu doce, para ti e Princesa linda, claro!!
    Lia

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas