segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Tunnel of Fudge Bundt Cake para começar o ano!


Antes de mais Bom Ano Novo a todos os que me lêem!

Depois de umas férias, que não foram férias de verdade pois não pude descansar ( foi por uma boa causa!), entrei neste novo ano com fé e esperança que 2015 me traga coisas boas. Para isso, é certo que tenho de trabalhar e batalhar, mas eu sou persistente!


Há já muito tempo que não respondo a desafios de blogues amigos, mas assim que vi o que a minha Meninha e a Lia propuseram na sua 15ª edição da Bundtmania, decidi que tinha de participar.
Quem não gosta de bolo de chocolate, levante a mão! Pois, bem me pareceu que não havia ninguém ;)

O bundt que hoje trago é segundo as minhas pesquisas, o Bundt dos Bundts. Aquele que é o ícone deste tipo de bolos, tendo a receita original vencido uma afamada competição da época. Este charmoso bolo, qual estrela de Hollywood vencedora de um Oscar, é nada mais nada menos que o Tunnel of Fudge.

Para os amantes de chocolate e não só, este bolo é o pecado da gula personificada. Cada garfada que se saboreia, faz querer comer mais e mais. A conversa com a balança ficará para depois!
Vamos à receita?


Ingredientes:

Bundt:

287gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente + manteiga q.b. para untar a forma
75 gr de cacau em pó + cacau q.b. para polvilhar a forma
85 gr de chocolate amargo
1/2 cup (medida americana) de água a ferver
240 gr de farinha com fermento
185 gr de açúcar em pó
1 colher de chá de sal fino
175 gr de cacau em pedacinhos (usei chocolate com 95% de cacau e piquei com a ajuda do robot de cozinha)
220 gr de açúcar amarelo mascavado
150 gr de açúcar
5 ovos tamanho L
1 colher de sopa de extrato de baunilha


Ganache de chocolate:

115 gr de chocolate amargo partido em pedaços
80 ml de natas
uma pitada de flor de sal


Preparação do Bundt:

Pre-aqueça o forno a 180º. Unte e polvilhe com cacau uma forma grande com chaminé (com capacidade para 2.8 litros).
Coloque o chocolate numa taça, de seguida a água a ferver por cima e mexa até ficar em creme. Deixe arrefecer até ficar à temperatura ambiente antes de usar.
Misture numa taça grande o cacau em pó, a farinha, o açúcar em pó, o sal e os pedacinhos de cacau, até que estejam bem agregados.
Com a ajuda da batedeira, bata a manteiga com o açúcar branco e o açúcar amarelo numa velocidade média por 2-3 minutos, até obter um creme.
Adicione os ovos, um a um, sem deixar de bater. Junte a baunilha e o chocolate derretido e misture bem.
Com a batedeira numa velocidade baixa, adicione a mistura de farinha e cacau, batendo até obter uma mistura homogénea.
Coloque a massa na forma, alise o topo e leve ao forno 45 minutos. Não faça o teste do palito, pois não sairá limpo.
Retire do forno e deixe arrefecer o bolo dentro da forma durante 1h30 minutos. Este tempo é necessário para que o túnel se forme e o bolo não se desmanche.
Findo este tempo, desenforme-o com cuidado e deixe-o arrefecer em cima de uma rede para bolos mais 1h30-2horas). Cubra com o ganache e deixe repusar 5-10 minutos antes de servir.


Preparação do ganache:

Coloque o chocolate numa taça. Numa caçarola, coloque as natas e leve ao lume médio- fraco, até começar a ganhar pequenas bolhas dos lados mas sem deixar ferver.
Coloque por cima do chocolate e deixe estar 3 minutos. Adicione a flor de sal.
De seguida bata bem até ficar cremoso. Cubra o bolo de seguida.

Bom apetite!


Adaptado de: Cake Simple by Christie Matheson

14 comentários:

  1. Mas que guloso está esse bolo, maravilha!

    ResponderEliminar
  2. minha querida esta bolo esta realmente maravilhoso ,a textura dele é divina bjokas doces

    ResponderEliminar
  3. Um bolo bem ao meu gosto, tem um aspecto delicioso
    Daqueles que apenas uma fatia não satisfaz.
    Um bom ano para ti
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Que belo bolo nos sugeres.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/alho-frances-espiritual-e-banana-frita.html

    ResponderEliminar
  6. Que lindo bundt :)
    As meninas vão adorar!
    Está com um aspecto verdadeiramente delicioso! Com uma cobertura gulosa :)
    Ai, eu aceito uma fatia querida :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Catarina,

    Tenho de marcar este bundt para fazer e hei-de fazê-lo nem que seja daqui a 50 anos.
    É imperdível e uma verdadeira tentação. Que aspecto perturbador de tão bom!

    Espero que tudo esteja a correr bem com a tua pequena, mais que tudo, a quem mando um beijinho especial.
    Bom Ano!
    Aida

    ResponderEliminar
  8. Nossa....voce acabou comigo com essa receitinha deliciosa...=D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu ja te desejei tudo o que tinha a desejar para este ano! Bem e como nao gosto de ser repetitiva, so tenho a acrescentar, que este bundt é a melhor maneira de nos dares a nós os votos de bom ano!
    Eu tenho a certeza que será! E olha, minha schatzli, se for assim como este bundt, vai ser maravilhosooooooo! Coisa mai boa!
    Ainda tenho a outra receita que te comentei apontada e agora mais esta, e outras que vao aparecer.... preciso dos 300 e qualquer dias do resto do ano, para poder fazer tudo o que quero!
    Enquanto isso, vou consolando a alma, a olhar e a imaginar o pecado que é este teu!!!
    Obrigado por te renderes ao chocolate!
    Beijinhos triplicados,
    Mena.

    ResponderEliminar
  10. Ai que belo bolo!!!! Até me cresce água na boca literalmente :-) vou experimentar de certeza! Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Mãe... e que gula olhar pra este bolinho!!!
    Espectáculo mesmo
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus, este bolo é uma autêntica tentação dos diabos!!! :P
    Tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas