segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Guetsli Mailänderli para um Feliz Natal!


Mesmo tendo este meu cantinho em modo "quase stand-by", não poderia deixar de vir cá nesta altura do ano, para mim e muitos de vocês que me lêem, tão especial.
Para mim Natal só é Natal se puder ir a Portugal passa-lo com os meus pais e restante família. Não me importava de abdicar de ir ao meu país o resto do ano, mas esta data para mim é mesmo muito importante.


Nos dias que correm, muitas vezes esquecemos-nos do verdadeiro significado desta época e vemos uma corrida louca às lojas para comprar presentes. Não que eu tenha algo contra quem o faz (eu própria me incluo mas apenas compro uma lembrança simbólica para os mais pequenos), mas se o espírito natalício apela à união das famílias e à partilha, porque não o fazer com algo simples mas feito por nós com amor e carinho?


Aqui, na Suiça, nesta altura do ano, oferecem-se bolachas de Natal como "prenda", junto com um postal onde se escrevem os votos natalícios. Um gesto que aprendi a gostar e apreciar, pois a vida é feita de coisas simples.
Há imensas variedades, mas as que hoje vos trago, são as mais apreciadas (e na minha opinião as melhores!). São simples de fazer, mas ainda mais de comer pois considero-as viciantes!


Ingredientes (cerca de 40 unidades):

100 gr de manteiga à temperatura ambiente
125 gr de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de sopa de sumo de limão
1 ovo
250 gr de farinha
1/2 colher de chá de fermento em pó
2 gemas de ovo para pincelar misturadas com 1 colher de sopa de água



Preparação:

Com a batedeira eléctrica, bata a manteiga com o açúcar durante 10 minutos, até obter uma mitura cremosa e clara.
Adicione o sal, o sumo de limão e o ovo e continue a bater.
Junte a farinha e o fermento, misturando bem e rapidamente (com as mãos) até obter uma bola que descole das mãos e das paredes da taça.
Envolva em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Findo  este tempo, disponha a massa entre duas folhas de papel vegetal, e com a ajuda do rolo da massa, estenda-a até obter 7 a 10 mm de espessura.
Com cortadores próprios para bolachas, corte a massa e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal, repetindo a operação até acabar a massa. Leve de novo ao frio por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 175º.
Pincele as bolachas com a gema de ovo batida com a água, por 2-3 vezes até ficarem bem amarelas.
Leve ao forno cerca de 12-15 minutos.
Retire e deixe-as arrefecer numa grelha (daquelas que se usam para os bolos).

Bom apetite!

Adaptado de: saisonküche


Deste modo, despeço-me com um até breve, desejando a todos os que me seguem um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo 2015 com votos de muita saúde, alegria e paz! Que todos os vosso desejos se concretizem neste novo ano que está para chegar! Beijinhos e bem hajam!