sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mousse de chocolate com café


Ainda estava grávida e fomos convidados para ir jantar a casa de uns amigos. Na altura com pouca vontade de fazer uma sobremesa muito elaborada, pesquisei por uma receita que fosse simples e que eu pudesse usar ingredientes que houvessem cá por casa. 
Assim, saiu esta deliciosa mousse (que fui buscar ao blogue do Paulo, e já agora se não conhecem a sua The Wild Kitchen, passem por lá que ele agradece) e satisfez muito bem a gula das grávidas, sim, leram bem, pois era eu e a minha amiga que estávamos de esperanças!


Ingredientes:

200g de Chocolate em tablete (com 75% de Cacau)
1 dl de Café Forte
4 Ovos 
200g de Queijo Mascarpone
80g de Açúcar


Preparação:

Parta o chocolate em pedaços, deite-o para a taça, adicione o café e coloque dentro de um tachinho com água. Leve ao lume em banho-maria até o chocolate derreter. Retire depois a taça do tacho e mexa bem o chocolate.
Misture o mascarpone com as gemas e bata bem até obter uma mistura cremosa e clara. Acrescente o chocolate frio e mexa bem.
Bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem firmes e envolva-as delicadamente com o creme de chocolate. 
Distribua por taças e leve ao congelador durante 15m. Retire para o frigorífico até ao momento de servir.


Fonte: Revista Saúde à Mesa nº 92

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Bolo de libra


Desde que a minha princesa nasceu que o meu tempo é demasiado curto para tudo. A prioridade é a pequenina, o seu bem-estar e tudo o que diz respeito a ela.
Nestes meses, tive de readaptar a minha rotina, o tempo para os meus hobbies e para cozinhar.
Muitas vezes tenho o tempo cronometrado ao segundo para que nada falhe.
No entanto, e com o aproximar a passos muito largos do meu regresso ao trabalho, tento pelo menos ao domingo fazer um doce para mim e para o meu companheiro. Talvez para podermos, tentar, relaxar 5 minutos entre cada biberão de leite ou cada soneca da pequena.
Dos bolos que tenho feito, são receitas antigas que podem encontrar no arquivo do blogue. Mas desta vez, e com ovos caseiros para gastar, decidi fazer uma receita nova, que já estava marcada no livro desde que o comprei (há sensivelmente 1 ano e meio!)
Um bolo denso, rico em sabores e perfeito para o chá neste Outono "esquisito" que temos pelos Alpes...


Ingredientes:

200gr de manteiga (temperatura ambiente)
320gr de açúcar
6 ovos
280gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
açúcar em pó para polvilhar


Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma redonda sem buraco e forre-a com papel vegetal.
Junte a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado e cremoso, depois vá adicionando os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Peneire a farinha sobre a mistura e envolva. Adicione o leite e a baunilha e misture delicadamente até obter uma mistura homogénea.
Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 1 hora ou até o bolo crescer e alourar. Quando furar o centro do bolo este deve sair seco. Deixe arrefecer uns minutos na forma e desenforme ainda morno. No momento de servir polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!


Fonte: Livro "500 bolos" - booksmile

Receita elaborada na forma de aro amovível de fundo liso de A Metalúrgica Bakeware Production, S.A.