terça-feira, 21 de outubro de 2014

Bolo de libra


Desde que a minha princesa nasceu que o meu tempo é demasiado curto para tudo. A prioridade é a pequenina, o seu bem-estar e tudo o que diz respeito a ela.
Nestes meses, tive de readaptar a minha rotina, o tempo para os meus hobbies e para cozinhar.
Muitas vezes tenho o tempo cronometrado ao segundo para que nada falhe.
No entanto, e com o aproximar a passos muito largos do meu regresso ao trabalho, tento pelo menos ao domingo fazer um doce para mim e para o meu companheiro. Talvez para podermos, tentar, relaxar 5 minutos entre cada biberão de leite ou cada soneca da pequena.
Dos bolos que tenho feito, são receitas antigas que podem encontrar no arquivo do blogue. Mas desta vez, e com ovos caseiros para gastar, decidi fazer uma receita nova, que já estava marcada no livro desde que o comprei (há sensivelmente 1 ano e meio!)
Um bolo denso, rico em sabores e perfeito para o chá neste Outono "esquisito" que temos pelos Alpes...


Ingredientes:

200gr de manteiga (temperatura ambiente)
320gr de açúcar
6 ovos
280gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
açúcar em pó para polvilhar


Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma redonda sem buraco e forre-a com papel vegetal.
Junte a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado e cremoso, depois vá adicionando os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Peneire a farinha sobre a mistura e envolva. Adicione o leite e a baunilha e misture delicadamente até obter uma mistura homogénea.
Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 1 hora ou até o bolo crescer e alourar. Quando furar o centro do bolo este deve sair seco. Deixe arrefecer uns minutos na forma e desenforme ainda morno. No momento de servir polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!


Fonte: Livro "500 bolos" - booksmile

Receita elaborada na forma de aro amovível de fundo liso de A Metalúrgica Bakeware Production, S.A.

7 comentários:

  1. Que bolinho tão apetitoso.

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,

    que bom que está tudo bem convosco e com a princesinha, é uma doçura:)
    Um docinho sabe sempre tão bem e uma vez por semana só nos faz feliz.
    Um bolinho bem simples, e com um interior tão bom e guloso, e com ovos caseiros são sempre melhores, lindo.

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficou um bolo lindos
    Uma fatia seria muito bem vinda para o lanche....
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto destes bolos! :) Sabem mesmo bem com uma chávena de café com leite! :)

    Que alegria deve ser o dia-a-dia com uma pequenita, mais cansativo, mas muito mais feliz! Beijinhos à bebé :) <3

    ResponderEliminar
  5. Que lindo está esse bolo!
    Bem simples e de aspecto caseiro como eu gosto tanto.

    ResponderEliminar
  6. Um bolinho simple o ideal para acompanhar agora mesmo o meu cafézinho!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina!
    Que delicioso bolo e que textura tentadora. Então a princesinha mesmo pequenina já
    ganhou o lugar e o espaço a que tem direito. Ela está na fase de idade,para mim, a mais
    maravilhosa e ela é linda. Não sabia que estavas nos Alpes, felicidades para os tres.
    Catarina, tem um selo para você no meu blog, por favor sinta-se à vontade para aceitar ou não,
    pois sei que a sua vida é agora tem muito tempo.
    Beijinhios

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas