sábado, 6 de setembro de 2014

E o meu mundo ganhou um novo sentido...



... 84 dias sem publicar! Passou tanto tempo desde a última vez que me sentei com o computador e abri o blogue. Uma eternidade sem dúvida mas confesso que sentia saudades de escrever nem que fossem apenas umas linhas.



Fui mãe à precisamente 48 dias. Uma verdadeira mudança na minha vida e na do meu companheiro, mas sem dúvida que tudo passou a ter um sentido. Algo pelo qual vale a pena viver, batalhar e ser feliz.
A princesinha A.M. faz as delicias de todos, talvez como qualquer bebé que nasce para enriquecer os laços de uma família. Neste caso a nossa.
Mas hoje não regressei para vos falar dela, se bem que estas quase 7 semanas da vida da pequenina davam para pano para mangas.


Hoje trago uma receita que fiz ainda estava grávida, um simples bolo de bolacha com um molho diferente.
A receita já tem uns valentes anos mas recordo-me perfeitamente de onde a tirei: do teletexto da RTP, quando ainda havia a rubrica diária de culinária no programa da manhã.
É uma sobremesa simples, que se pode saborear todo o ano e por incrível que pareça não foi desejo de grávida.



Bolo de bolacha com molho amar

Ingredientes para o bolo:

180 gr de bolacha Maria
5 dl de natas
100 gr de açúcar
3 dl de café solúvel bem forte

Ingredientes para o molho:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite normal (usar como medida a lata do leite condensado)
5 gemas

Preparação:

Comece pelo molho: Num tacho coloque o leite condensado, o leite normal e as gemas. Misture bem e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar.Retire do lume e deixe arrefecer.
Para o bolo: Bata as natas com o açúcar. Coloque o café num prato fundo.
Barre o fundo de um prato ou taça com um pouco de natas batidas.Molhe as bolachas uma a uma no café e coloque uma ao centro e seis em volta sobre as natas. Barre as bolachas com mais um pouco de natas e repita a operação até as bolachas terminarem ou o bolo ter o tamanho desejado. No final barre o bolo com as natas que sobrarem. Leve ao frigorífico e na hora de servir cubra com o molho.

Bom apetite!

17 comentários:

  1. Bem vinda Catarina, esse bolinho está com um aspeto verdadeiramente delicioso.

    Uma beijoca para ti para a princesa A M e tudo de bom.

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Bem-vinda de volta e muitas felicidades à pequenina!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Bolas, 84 dias?? Pois...A ultima publicação que fizeste, estavas aqui!! Com a pequena ainda na barriga! Parece que foi ontem.... E qd a pequena fizer um aninho, eu vou dizer a mesma coisa.... Parece que foi ontem!
    Olha, agora nao estejas até ao aniversario da menina sem trazer nada de novo, ouviste??
    Eu nao me lembro dessa coisa no teletexto, mas tb nao importa, porque és uma rapariga atenta!
    Adoro bolo de bolacha, mas nao aquele empalagoso, com manteiga... Este sim! E tem que ser mto melhor que o meu!!
    Agora tenho que o experimentar!
    Beijinhos para as duas!!
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. parabens amiga e mtas felicidades tudo de bom para voces e este teu bolo ele esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  5. Catarina, é mesmo dos melhores e mais arrebatadores sentimentos! Quando um filho/a surge na nossa vida tudo ganha outro valor e toda a gente entenderá esta ausência! :) Muitas Felicidades!
    Contudo, esta pequena bomba deliciosa que trazes redime-te automaticamente :) Que aspecto delicioso!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Kinhas,
    Claro que a tua vida ganhou um novo sentido e esse é para a vida!!
    A tua princesa linda vai ser muito feliz e dar-te muitas alegrias.
    Quanto ao teu bolo de bolacha, ainda bem que te lembraste dele, pois é magnífico e com esse molho, só pode ser dos céus!
    Beijinhos grandes para as minhas princesas preferidas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Olá Kinha! Estimo vê-la postando, já que hoje o seu tempo é bem mais curto com a chegada da bebê para cuida-la. Olha eu também estou bastante ocupada e feliz com a minha netinha Isadora. Te convido ao meu blog para conhece-la. Até a próxima visita. Beijos da Nina.

    ResponderEliminar
  8. O tempo passa tão rápido, demasiado rápido ;). Bem vinda de novo...e começas logo com dos meus bolos preferidos, adorei, bjokitas

    ResponderEliminar
  9. Que bom Catarina, ter-te de volta :)
    Sabes recordo-me de ti todos os dias, acompanhas-me diariamente, pois levo a gelatina nas forminhas que me enviaste, recordaste?
    BEijinhos grandes minha querida.
    São pessoas como tu que fazem com que ande aqui por este universo bloguístico :)
    Romã:*

    ResponderEliminar
  10. Querida Catarina.. Que posso eu dizer, senão obrigada por enviares esta receita para a festa!
    Tão bom esse amor não é querida? <3

    Desejo-te o melhor do mundo para ti e todos os teus

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo bebé, pelo bolo delicioso e pelo blog! :) Adorei!

    ResponderEliminar
  12. Olá Catarina! :)

    O teu pequenino regresso não podia ser melhor! Adoro esse bolo de bolacha! :D Faço o mesmo há anos...o creme é igual ao teu, apenas leva 3 gemas, e o teu leva 5 ;) mas é uma delícia!

    Deve ser uma alegria agora com um bebé pequenina em casa, o amor cresce todos os dias! :) <3 Muitas felicidades e vai voltando ao blogue de vez em quando com estas iguarias :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Kinha q noticia maravilhosa! Não sabia q estava gravida, pois tb fiquei um tempo ausente. Que Deus abençoe sua filha e sua família! Este é o medalhões presente q podemos receber, o prazer de ser mãe é incomparável!!!
    Forte abraço,
    Mel

    ResponderEliminar
  14. Olá Kinhas,
    Parabéns, ser mãe é a melhor coisa do mundo e são momentos únicos, que não se repetem e têm que ser muito desfrutados.
    Vai ver que aos poucos consegues uns momentos para fazer pequenos regressos, com este absolutamente delicios, adorei o nome!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olá. Adorei a receita e queria saber se posso fazer o doce e o creme hoje e colocar a cobertura amanhã mas deixo o creme no frigorífico. Ou se posso colocar o creme passadas algumas horas do doce estar no frio pois é para oferecer e queria saber se fica bem à mesma.
    Obrigada. Sucesso..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixei comentário no seu perfil. Como não sei funcionar muito bem com o Google+ espero que consiga lê-lo. Obrigada.

      Eliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas