sábado, 14 de junho de 2014

Um doce mas pequeno regresso com um Lemoncello Bundtcake


O tempo passa a voar... na minha última publicação aqui, festejávamos todos o segundo aniversário desta Cozinha e desvendou-se o meu tesouro mais bem guardado.
Na altura estava com 23 semanas de gestação, neste momento estou com 31 e a cada dia que passa a ansiedade do grande momento vai-me ocupando os pensamentos.


Antes de irmos até à receita, quero agradecer a todos quantos por aqui passaram, bem como pela página do Facebook e inclusive a quem tem acesso ao meu perfil privado, para me darem os parabéns por esta fase tão maravilhosa na vida de uma mulher. É sem dúvida algo indescritível!


Hoje, decidi encher-me de coragem e ir até à cozinha fazer um bolo. Desejos de grávida talvez! Ou talvez porque recentemente fui de férias a Itália, mais concretamente a Veneza e trouxe de lá um Lemoncello (licor de limão) e queria estrear a garrafa da melhor forma.


O que é certo é que não procurei muito pela receita certa, bastou uma pesquisa na net e surgiu logo a "special one".
A inspiração veio do blogue Baking with Altitude que descobri por acaso mas tem receitas de encher os olhos (e a barriga também!) Vamos então, fazer um bundt?
Aproveito a "onda" e participo na 9ª edição da Bundtmania com o tema Bebidas e Cocktails das minhas queridas Mena e Lia! ;)


Ingredientes:

Para o bolo:

12 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
1+1/2 cup de açúcar
4 ovos tamanho L
1/2 cup de Lemoncello (licor de limão)
3 cups de farinha peneirada
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal fino
2/3 cup de leite
1+1/2 colher de chá de raspa de limão


Para o glace:

1+1/2 cup de açúcar em pó peneirado
3 colheres de chá de Lemoncello


Preparação:

Ligue o forno a 180º e unte e polvilhe uma forma de bundt (redonda com chaminé).
Numa taça, bata, com a batedeira ou robot, a manteiga com o açúcar até obter uma mistura fofa e cremosa.
Junte os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Adicione o Lemoncello e continue a bater.
Numa taça separada, junte a farinha peneirada com o fermento e o sal.
Adicione a mistura de farinha ao preparado, alternando com o leite, batendo sempre mas agora na velocidade mais baixa.
Comece e acabe com uma adição de farinha.
Junte por fim a raspa de limão.
Coloque a mistura na forma e leve ao forno por cerca de 40-60 minutos ou até que o palito saia seco.
Deixe o bolo arrefecer na forma e só depois desenforme. Envolva em pelicula aderente até estar completamente frio.
Para a cobertura, faça o glace da seguinte forma: bata o açúcar juntamente com o Lemoncello até obter um mistura homogénea e cubra o bolo.
Deixe secar antes de servir.


Bom apetite!

20 comentários:

  1. Te quedo genial con ese glaseado tan rico.Besosss

    ResponderEliminar
  2. Está lindo, mesmo a meter cobiça! :)
    E o interior ligeiramente húmida, uma verdadeira tentação!

    Um grande beijinho e tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Catarina: já o fiz pelo FB ,mas agora também aqui te quero dar os parabéns pela excelente novidade. Que este bebé traga muitas alegrias, como tu mereces.
    Quanto ao teu bundt, pode ser desejo de grávida, mas olha que também fiquei com imensa vontade de provar esta fatia. Ficou lindo!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Para a minha barrigudinha mais linda, um beijinho muito grande. O bolo está lindo, lindo.
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Deve estar tão bom!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  6. Olá Catarina,

    que bom que está tudo a correr bem, jáa o disse mas volto a salientar, que tudo corra bem tal como desejas.
    Lindo o teu bundt, com um interior guloso e sabes que adoro limoncello, fresquinho sabe tão bem mas só consigo beber um colher de sopa e também já fiz um bolo com ele.
    Linda a cor e já me servia de uma fatia.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Catarina, fico muito feliz em saber que anda tudo a correr perfeitamente bem com sua gestação.Desejo de todo o meu coração que este bebê venha com muita saúde e seja motivo de muitas alegrias.Este bundt ficou lindo e me deixou com água na boca.Beijos querida, fique com Deus.

    ResponderEliminar
  8. Lindo, o teu bundt, querida!
    Foi mesmo um regresso muito doce e cheio de sabor... aproveita bem esta fase linda e encantada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. mtos parabens e mtas felicidades para os pais ,este teu bolo ele esta 5* essa fatia ela esta humm bjs bd tudo de bom na tua nova vida ,

    ResponderEliminar
  10. Que doce regresso, com este bolo magnifico, Catarina!
    Beijinhos e felicidades para a barriguinha!

    ResponderEliminar
  11. Whau!!! que bolinho mais lindo amiga, fiquei apaixonada à primeira vista, amei a forma!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Passando para te visitar e para te convidar a visitar e fazer parte de meu novo blog, e que o antigo foi invadido e excluído,estou seguindo todos os amigos novamente, mas devagar estou recomeçando, uma semana abençoada! http://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Que aspeto delicioso.
    Que lindo ficou.

    ResponderEliminar
  14. Eu julgo que ainda não te tinha felicitado, mas em boa hora o faço :-)
    Muitos Parabéns e faço votos para que corra tudo muito bem! Já sabes o sexo do bebé?

    Com este bolinho, até eu tenho desejos de grávida!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Hola Kinhas, el mes pasado he estado un poco desconectada y no había tenido tiempo de visitarte, me alegro mucho que todo siga bien y que disfrutes a tope de esta maravillosa etapa que estás viviendo.
    En bundt es una maravilla, ese coarte se ve delicioso.
    Un beso grande, que todo siga felizmente y si no tengo oportunidad de volver a comunicarme contigo... que tengas una ora corta

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela bonita etapa que estás a viver com o teu bebé!
    O teu bolo ficou uma verdadeira gulodice.
    bjns

    ResponderEliminar
  17. Hummm que delicia!!!! As fotos ficaram lindas!!! Olha só eu gravei uma vídeo receita e quando tiver um tempinho passa lá pra me conhecer: http://chefcrika.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. Olá,

    Esse bolinho ficou com um aspecto divinal.
    Cá em casa não dá para fazer bolos com calda pois a gulosa sou eu e não posso comer muitos doces. :-(

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Nem acredito que ainda não tinha comentado esta maravilha de bolo querida linhas e olha, ver, vi-o e vi-o um milhão de vezes, pois esteve quase a ser vencedor da bundtmania e eu que amo limoncello, não podia não cair de 4 por ele!
    Um grande beijinho minha querida,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas