sábado, 5 de abril de 2014

Risotto de mirtilos


O nome desta receita pode parecer doce mas não é.
Quando a marquei à muito tempo atrás não sabia o quanto me ia deliciar.
O efeito surpresa nem sempre nos agrada mas aqui posso dizer que me surpreendeu e muito pela positiva.
Uma mistura de sabores perfeita, onde o mirtilo é rei e senhor!


Uma receita a apelar ao Verão que não tarda nada está aí à porta, com cores vibrantes e o toque dos boletos para dar o remate final!
E por que a boa educação fica sempre bem, nunca é demais agradecer todo o carinho de quem por aqui passa e deixa uma palavra (e a quem não deixa também). Sem a ajuda de todos nunca teria feito crescer este espaço que está prestes a atingir dois anos de existência. Do fundo do coração, OBRIGADA!


Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
1 cebola
1 pitada de sal
250 gr de arroz arbóreo (para risotto)
4 dl de vinho branco
6 dl de caldo de legumes quente
250 gr de mirtilos (deve reservar 50 gr para a decoração)
100 gr de cogumelos boletos cortados em pedacinhos (usei de conserva)
1 colher de sopa de manteiga
2-3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado



Preparação:

Refogue a cebola picada no azeite.
Quando estiver macia, junte o arroz, metade do vinho branco e o sal.
Mexa e deixe evaporar um pouco. De seguida adicione o restante vinho e volte a deixar evaporar.
Aos poucos vá adicionando o caldo de legumes, deixando evaporar entre cada adição, e antes de terminar junte os mirtilos lavados e os cogumelos. Mexa bem e junte o restante caldo de legumes. Deixe evaporar quase na totalidade (cerca de 5-10 minutos) e junte por fim a manteiga e o queijo ralado mexendo para agregar tudo e ficar cremoso.
Sirva de imediato dispondo os mirtilos que reservou por cima do prato.



Bom apetite!

Adaptado de: Betty Bossi Zeitung - August 2012

17 comentários:

  1. Nem sei o que dizer deste prato Catarina ;) hehe
    Por um lado estranha-se, por outra cativa...olha nem sei ;) Mas sei que gosto de aventuras culinárias e de experimentar todos os diferentes sabores e ingredientes por isso experimentava este sem hesitar ;)
    Beijinhos e bom sábado *
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Uau!! Fica um prato lindo!!!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito curiosa quando li que não era um risotto doce. Deve ser uma explosão de sabores absolutamente fantástica :)

    ResponderEliminar
  4. Que original ese rissoto, habra que probarlo, besos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro quando receitas me surpreendem, por isso fiquei muito curiosa com este risotto, e não vou demorar muito a experimenta-lo :)

    ResponderEliminar
  6. eu digo wuau wuau mas que cor tao bonita deve ser mesmo mt bom esta com um aspecto 5* bjs bfs

    ResponderEliminar
  7. Que cor maravilhosa, minha querida!! Uma receita bem diferente e com óptimo aspecto!
    Adorei :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Mas que beleza!!! Fiquei mesmo curiosa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois, eu estava à espera de ler uma receita doce... e agora fiquei mesmo curiosa! Muito interessante, Catarina!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Me encantan tu risotto original además los arándanos son mi pasión los consumo a diario me comería un plato lleno,abrazos

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina,

    oh mas olha que eu bem pensei que fosse um risotto doce:)
    A cor é deslumbrante e depois esses mirtilos no topo ainda o torna mais tentador, gostava de poder imaginar o seu sabor mas está difícil, pois nunca provei nada assim.
    Bem lindo e uma coisa é certa, está tão cremoso, perfeito.
    É sempre bom passar por aqui:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Uau!!! Fica um prato tão bonito e a apresentação está fantástica!
    A cozinha realmente consegue sempre surpreender-nos... não imaginaria tal risotto sem ser doce :)

    Como já te disse algumas vezes, é um prazer seguir-te e acompanhar esta tua maravilhosa evolução!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que risoto lindo Catarina, não somente pela cor, que ficou fantástica, mas certamente pelo sabor, que imagino, delicioso e único!!
    Amei, essa eu tenho que experimentar!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Só te digo, está super chic! Adorei e nada como fazer para experimentar!

    ResponderEliminar
  15. Olá, Muitos parabéns por estes dois anos e que continuem por muitos.
    Adorei a cor deste risotto e sinceramente nem me passou pela cabeça que pudesse ser salgado, sempre imaginei doce. É mesmo surpreendente.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  16. Que cor tão linda. E que risotto bem cremoso. Tenho que fazer esta receita em casa: vai ser um sucesso, de certeza! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas