sábado, 22 de março de 2014

Piccata di vitelo alla milanese


O meu italiano é tão básico e rudimentar que não consigo encontrar tradução possível para o nome deste prato.
O que vos posso dizer é que já há muito tempo que andava para fazer este petisco mas nem sempre a memória lembra e o factor dia-a-dia também tem ditado outras ementas.


Já tinha visto a minha chefe fazer algumas vezes para os filhos, mas nunca tinha conseguido atinar como é que ela temperava o polme de fritar e claro, qual a peça de vitela que se tinha de usar.
Quando fiz 5 anos de namoro, o H. pediu exactamente este prato e eu que agora deixei de ter vergonha :-) perguntei à dona do restaurante se me podia dar a receita. Riu-se e disse que era dos pratos mais simples que a cozinha italiana podia ter. Então anotei mentalmente os ingredientes (quando cheguei a casa escrevi-os num papelinho) e assim que pude pus mãos à obra.
Fiz a olho (como quase todas as receitas que faço), mas vou deixar-vos as quantidades para 4 pessoas do site onde me baseei para as calcular.


Este prato originalmente serve-se com molho de tomate ou com tagliatelle al dente e legumes salteados, eu optei pela versão que serviram no restaurante: com batatas fritas,  salada tomate/mozzarella e rodelas de limão.


Ingredientes:

12 bifinhos de vitela (da parte mais tenra e nobre do animal) com cerca de 50gr cada um
4 ovos
160 g de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de manteiga (usei azeite)
sal e pimenta q.b.


Preparação:

Tempere os bifinhos com sal. Se necessário, caso a carne não seja tenra, bata-os com o martelo da carne, colocando os bifes entre duas folhas de papel vegetal.
Aqueça a manteiga (ou o azeite) e frite a carne que passou previamente primeiro por farinha e depois pelo ovo batido com o queijo e temperado com sal e pimenta.
Deixe fritar até dourar. Escorra e sirva com os acompanhamentos referidos acima.


Bom apetite!

15 comentários:

  1. Olá Catarina!
    Que belíssima sugestão, um quase filete de vitela tenro e suculento pelo envolvimento
    da farinha e ovo, terminando com o sabor de um aromático de queijo. Gostei muito.
    Beijinho e um Domingo sem chuva....

    ResponderEliminar
  2. Tem tão bom aspecto, acho que cá em casa todos vão gostar!

    ResponderEliminar
  3. Óptimo aspecto :)
    Bom Fim de Semana!
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Bem... que aspeto fantástico!! É daquelas refeições mesmo saborosas :)
    Tenho ideia que profissionalmente houve ai umas alterações :)
    Espero que estejas ainda mais feliz!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. que maravilha essa refeiçao ela esta 5* bjs bfs

    ResponderEliminar
  6. Hummmm - que delícia. Adorei a apresentação. Deve ter ficado tão saboroso.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Há um novo passatempo no blog! :)

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns por mais um anito de namoro:)
    O nome não importa, o importante é mesmo o sabor e o aspecto, e isso não falta, só de olhar já fico com vontade de comer carne.
    Curioso passar o bife em ovo e queijo, mas que tem muito bom aspecto tem, e então as batatas estão mesmo a chamar por mim.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que bom ler-te, Catarina! Muitos parabéns pelo aniversário. :)
    Esse pratinho está com um aspeto delicioso.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Tienen un aspecto delicioso e irresistible se ve muy lindo también,abrazos

    ResponderEliminar
  10. É uma especie de panados que parece deliciosa!

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de refeição, simples e saboroso

    ResponderEliminar
  12. Adoro estes pratinhos, mas é raro fazer, por causa dos fritos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Amigas e amigos blogs no último dia 20 aconteceu um fato que me deixou indignada, ao acessar meu blog:proaiseartedeeducar.blogspot.com fui surpreendida com uma usurpadora de nome tia Jô, este era seu perfil na conta do Google, que invadiu(roubou) o blog e colocou-se como administradora e colaboradora do blog,e depois exclui o mesmo, foram 2 anos de dedicação quase 4 milhões de visualização, quase 700 membros, uma história,mas agora estou refazendo todo o trabalho, na vida nunca podemos desistir, surgirão obstáculos mais todos devem ser superados,estou em novo endereço:proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com conto com a presença e participação de todos os amigos e amigas.Grata pela atenção Aise Silva

    ResponderEliminar
  14. Ficou tão bonito - já guardei a receita. :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Ai tu so apontaste quando chegaste a casa?? eu se nao apontava logo, quando chegasse a casa ja nao me lembrava!
    Olha tu nao te preocupes com o italiano! Ha coisas que se se traduzem, nao têm o mesmo significado!
    E assim, fica com um nome com muito mais glamour!!!
    E eu fico a olhar para o pratinho!! Que fome!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas