sábado, 15 de março de 2014

Cevadinha com atum e cogumelos


Nas minhas férias de Verão, tive o prazer de conhecer a Claúdia, dona do blogue Delícias cá de Casa. Uma simpatia de pessoa com umas mãos formidáveis para a cozinha.
No nosso encontro, teve a amabilidade de me oferecer alguns miminhos, entre os quais um saco com cevadinha.


Na minha ignorância, não sabia como havia de cozinhar este cereal e por isso esperei até agora para dar largas à imaginação.
Vi várias receitas na Internet, e decidi criar a minha própria versão.
A meu ver ficou um prato muito saboroso e completo e sem dúvida a repetir. Fica a receita...


Ingredientes (2 pessoas)

100 gr de cevadinha
1 dl de vinho branco
4 dl de caldo de legumes
1 cebola pequena
25 gr de manteiga
sal e pimenta branca q.b.
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 lata de atum pequena (80 gr)
1 lata pequena de cogumelos partidos em metades
queijo ralado para polvilhar



Preparação:

Lave a cevadinha e deixa-a de molho durante algumas horas (pelo menos 2 horas no mínimo).
Pique a cebola e refogue-a na manteiga. Deixe amaciar a cebola e junte a cevadinha bem escorrida.
Regue com o vinho e tempere com o sal e a pimenta. Junte também a polpa de tomate,o atum bem desfeito com um garfo e os cogumelos. Reduza o lume para o mínimo e vá juntando o caldo de legumes enquanto cozinha, mexendo entre cada adição.
Deixe cozinhar até a cevadinha estar no ponto (cozida mas não desfeita, cerca de 20-30 minutos) e no momento de servir polvilhe com o queijo ralado.


Bom apetite!

12 comentários:

  1. Minha querida, que belas fotos e excelente sugestao. Tambem nao sei o que e cevadinha mas vou ja investigar e tentar saber se arranjo aqui facilmente. Se encontrar, vou fazer esta tua receita e depois dou-te noticias.
    Beijinho bom
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Também não conheço cevadinha! Vou pesquisar :-)

    ResponderEliminar
  3. deve ser mesmo mt bom esta com um aspceto super bjs bfs

    ResponderEliminar
  4. Tiene muy buen aspecto, gracias por tan rica receta, muy saludable.Besosss

    ResponderEliminar
  5. Catarina adoro cevadinha, um excelente mimo que sua amiga deu, muito gostoso podermos ter a oportunidade de conhecer os amigos pessoalmente. Ficou uma delicia seu prato, uma deliciosa escolha. Bela apresentação. Beijinhos, ótimo final de domingo e excelente semana

    ResponderEliminar
  6. Oi Cat, eu também não conheço, mas pelas tuas fotos deve mesmo ter ficado uma delícia...
    Bjssssssss querida e uma semana iluminada p/vcs

    ResponderEliminar
  7. Tb nunca comi mas gostei desta tua versão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Kinhas meu doce,
    Eu adoro cevadinha e faço risottos de cevadinha em vez de arroz. Experimenta e vais amar. Demoram um pouco mais a cozer que os risottos normais mas vale bem a pena.
    Adorei esta tua sugestão, mas para mim, sem o atum, ficaria perfeita!!
    Beijinhos grandes meu doce,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia a cevadinha, mas tem mesmo bom aspecto. A ver se experimento também ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Catarina minha querida,
    que pratinho mais atrativo e delicioso!

    Bjs, saudades de vc ♥

    ResponderEliminar
  11. Amigas e amigos blogs hoje aconteceu um fato que me deixou indignada, ontem ao acessar meu blog:proaiseartedeeducar.blogspot.com fui surpreendida com uma usurpadora de nome tia Jô este era seu perfil na conta do Google, que invadiu o blog e colocou-se como administradora e colaboradora do blog,tratei de expulsar a parasita indesejável excluir o seu nome e coloquei o meu perfil que a invasora havia retirado e colocado o dela, imaginem, para minha surpresa o endereço direcionou para o blog:atividadestiajo.blogspot.com,hoje ao tentar entrar no blog não consegui, fui roubada!o blog ainda está ativo pórem sem administrador e não consigo ter acesso minha conta foi excluída a parasita ou o parasita, roubou, aceito sugestões, já estou tomando providencias. Minha conta de e-mail foi mudada para;aisesantos3430@gmail.com
    E depois :aisesantos34@gmail.com
    Meu e-mail real é:aise.santos@hotmail.com
    Grata pela atenção.espero que a (o) usurpador não tente roubar.

    ResponderEliminar
  12. Olá Kinhas,
    Esta cevadinha tem um aspeto absolutamente delicioso, tenho que experimentar... assim que for ao Porto vou tentar arranjar este ingrediente que ainda não conheço!
    Bjs

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas