segunda-feira, 31 de março de 2014

Bundtcake de compota de arandos e creme fraîche


Um passarinho contou-me que hoje uma linda blogger faz anos e como eu gosto tanto dela nunca me passaria pela cabeça esquecer-me do seu aniversário. Falo-vos da doce Lia do Lemon&Vanilla.
E nada melhor do que a presentear com um bolo. Mas não podia ser um bolo qualquer! Tinha de ser algo que a ajudasse a caracterizar.


Por isso decidi-me por um bundt que sei que esta menina tanto gosta e juntei o útil ao agradável e com ele participo na edição mensal do Bundtmania que este mês está alojado no cantinho da minha schätzli Mena.
Minha querida Lia, espero que gostes (e tu também D. Mena!) deste miminho e a ele junto os meus votos de sinceros parabéns por mais uma Primavera!
Agora a receita!


Ingredientes:

Massa:

115 gr de manteiga à temperatura ambiente
240 gr de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
200 gr de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha
240 ml de creme fraîche
1 frasco de compota de arandos com Cointreau, do qual deve reservar uma colher de sopa (cheia) para a glace
45 gr de amêndoa palitada torrada


Glace:

93 gr de açúcar em pó
1/2 colher de chá de extracto de amêndoa
1 colher bem cheia de compota de arandos com Cointreau
2 colheres de sopa de água


Preparação:

Aqueça o forno a 180º e unte e polvilhe a forma de bundt e reserve.
Numa taça,coloque a farinha peneirada, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal e misture.
Noutra taça, bata a manteiga com o açúcar a velocidade média até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um  um, batendo bem entre cada adição. Adicione a baunilha.
Com a batedeira na velocidade baixa, adicione a mistura de farinha, alternando com o creme fraîche até que fique tudo bem, misturado.
Coloque metade da mistura na forma, e com a ajuda de um palito coloque metade do conteúdo do frasco de compota, fazendo movimentos ligeiramente ondulantes para se misturar com a massa. Coloque a restante massa por cima. Repita o processo com a restante compota. Coloque por fim a amêndoa por cima e leve ao forno por cerca de 50-55 minutos. Faça o teste do palito.
Quando estiver pronto, retire do forno, aguarde 10 minutos e só então desenforme.
Envolva em película aderente e deixe arrefecer por uma noite.
No dia seguinte cubra com a glace (cujos ingredientes deve misturar muito bem até obter um mistura cremosa). Distribua por cima do bolo e sirva.

Bom apetite!




Adaptado de: Cake Simple by Christie Matheson

Receita elaborada com o apoio de: A Metalúrgica Bakeware Production

13 comentários:

  1. Muito bonito! E deve ter ficado mesmo bom :)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que lindo ficou.
    Deve estar uma delicia

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira perdição!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga,
    Já te disse e repito, fiquei sem palavras com o teu carinho e post. MUITO OBRIGADA!!
    Esta tua manifestação de amizade tem um valor e carga emocional indescritível e fiquei emocionada de verdade.
    O teu Bundt? Sim, completamente ao meu gosto e paladar e levo já uma fatia comigo, antes que vá para o desfile da Bundtmania e desapareça...
    Um grande beijinho minha amiga e obrigada mais uma vez,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Catarina, ficou lindo! O glaze tem uma cor maravilhosa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O teu bundt ficou lindo e a cor do glace é encantadora (embora nao saiba o que seja arandos hehe), tenho certeza que a doce Lia vai amar, beijinhos querida amiga !!

    ResponderEliminar
  7. Que lindo Catarina!
    Esse interior com esse molhinho tão lindo a cobrir ficou divinal.
    Olha, arandos é outro alimento que só conheço seco :) Soa mesmo bem esta tua proposta!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina,

    oh que palavras lindas, mas merecidas a Lia é uma pessoa fantástica, muito querida.
    Fiquei a babar por este teu bundt, a cobertura é bem tentadora e linda, mas o que mais me fascina é a textura do bolo, parece ser mesmo uma delicia, que bolinho bom.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo e a LIa com certeza que vai adorar.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  10. Ora pois! Nao vai a Lia gostar!!! Ja vi que gostou mas se acontecesse o contrario, tu está descansadinha que por mim está aprovadissimo!!!
    E eu fico muito feliz de ver, como os bundts também se usam para celebrar aniversarios, ainda que virtualmente!!! :)
    Obrigado por te teres juntado a nós e com uma homenagem tao bonita à Lia!!!
    Beijinhos minha schatzli!!!!
    Mena.

    ResponderEliminar
  11. Madre mía, un bundt maravilloso! Seguro que le encanta!!! Biquiños y feliz semana :)

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas