sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bundt (alemão) zebra de sementes de papoila


Confesso que sinto muitas saudades vossas, de me sentar a escrever as minhas aventuras e desventuras pelo mundo culinário, mas com a reviravolta que a minha vida deu, torna-se complicado actualizar esta minha cozinha. Muito em breve poderei partilhar com vocês o motivo da minha ausência tão prolongada, mas acho que irão ficar felizes por mim ;-)


No passado dia 19, celebrei 5 anos que me apaixonei pelo meu mais que tudo, ou melhor, que decidimos assumir que gostávamos um do outro e que valia a pena tentar construir um caminho a dois. Uma união com os seus altos e baixos, momentos felizes e alguns menos alegres, mas que só serviu para nos unir cada vez mais.
Por isso uma união que faz o seu primeiro Jubileu, merece um bolo. O tempo era pouco e assim decidi recorrer às receitas que agradam aos gregos e troianos cá de casa: gugelhupf, ou traduzindo, a versão germânica do bundt cake.


E como a meninas Lia e Mena têm a sua Bundtmania "on air" e com o tema Bundt Cake Zebra, decidi participar também (e logo eu que já não me recordo da ultima vez que participei num desafio).
Um Zebra muito fashion, porque nem tudo precisa ser a preto e branco!


Ingredientes:

150 gr de manteiga á temperatura ambiente
250 gr de farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
120 gr de açúcar
2 pacotes de açúcar baunilhado
4 ovos (tamanho M)
125 gr de sementes de papoila
algumas gotas de corante vermelho (usei em gel)


Preparação:

Bata a manteiga com os açúcares e os ovos até obter uma mistura homogénea.
Adicione a farinha peneirada e misturada com o fermento. Misture tudo muito bem e divida a massa em duas partes iguais. A uma das partes junte as sementes de papoila e à outra o corante vermelho de forma a obter um tom rosa.
Unte e polvilhe uma forma estriada com buraco (bundt ou gugelhupf) e coloque alternadamente, com a ajuda de uma colher de sopa, camadas  de ambas as massas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 50 minutos (faça o teste do palito).
Quando estiver pronto, deixe repousar 10 minutos na forma e só então desenforme. Envolva em película aderente e deixe arrefecer por completo.
Depois de frio, polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!


Adaptado de: Dr. Oetker - Gugelhupf klassiker und neue Kreationen da editora Weltbild

Esta receita foi elaborada em parceria com: A Metalúrgica Bakeware Production S.A.

21 comentários:

  1. Olá Catarina!
    Que delicioso e original o teu bolo zebra, comia agora uma fatia com um cafézinho... pena estar aí.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As saudades que eu já tenho das tuas receitas!!
    Já estou a pensar nas novidades que podem vir e isto quando uma pessoa se põem a imaginar... :)
    Muitos parabéns e que contem muitos, muitos mais!
    O bolo está fantástico, ficou mesmo bonito!!

    ResponderEliminar
  3. mtos parabens bem o teu bolo ele esta mt bonito gostei mt bjs bfs e tudo de bom para ti e os teus

    ResponderEliminar
  4. Hummm! Deve ser uma delícia! :))

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  5. Tem umas cores lindas, um aspecto super delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O teu bolo tem um interior lindo, parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina, parabéns por mais um ano que sejam muitos muitos mais:)
    Que sejam muito boas as novidades fico à espera.
    Um bolinho lindo com cores fantástica, o interior está mais que perfeito, uma tentação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu compreendo-te, também tenho andado um bocadinho desaparecida :)
    O bolo ficou lindo! Gostei tanto :)
    Parabéns!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Querida Kinhas,
    Como posso eu rifar um doce de pessoa como tu?? Tu ausenta-te lá o tempo que quiseres e precisares, que eu cá continuarei à tua espera com saudades!
    Ai... NOVIDADES??? Se dizes que vamos ficar felizes por ti, aposto que ficaremos mesmo :)))!
    Olha querida, parabéns a ti e ao teu mais que tudo e que fiquem juntos e comemorem pelo menos, mais 50 x 5 e sempre com respeito e amizade um pelo outro, que isso sim, é o que conta numa relação ao fim de uns anos.
    O teu bundt é lindo e deve ser uma delícia e ter-te de volta e ainda por cima para a nossa Bundtmania, é uma honra enorme e que me (nos) deixa muito feliz!
    Um grande beijinho meu doce e um resto de um óptimo Domingo para vocês todos :)))... e envia-me o mail com a foto para o round up sim?
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Ficou mesmo bonito, uma bela participação.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  11. Bom dia fofinha. Que lindo bolo que fizeste para comemorar um acontecimento tao marcante e importante na tua vida. Obrigada por partilhares a tua felicidade connosco. Es uma menina linda e sabes bem o quanto gosto de ti.
    Beijinhos a dobrar.
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Acho que ultimamente todo mundo está com seu tempo super escasso, só hoje mesmo já li em 4 blogs amigos...hehehe
    Eu mal consigo atualizar o meu tb! Mas bola pra frente, a gente entende que o blog faz parte das nossas vidas, mas que temos uma vida real para levar né? :)
    Lindíssimo demais teu bundt, aspecto delicioso =)
    Beijooos

    ResponderEliminar
  13. Que bonito que ficou, o efeito marmoreada está lindo
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  14. ohh amiga que dleicia de bolo e parabens pelas 30 indas primaveras bjokas doces

    ResponderEliminar
  15. Ola! Tinha visto este lindo bundt, mas ainda nao tinha vindo comentar, esta mesmo bonito, e as sementes de papoila dao um toque fantastico!
    Foi um belo bolo para a comemoracao, 5 anos e de facto ja uma data a assinalar. Eu este ano faco 6, passa muito rapido! :)

    E estou curiosa pela novidade :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Catarina minha querida,
    que bolo lindo para festejar 5 anos de amor :)
    Ficou irresistível!
    Desejo-vos as maiores felicidades! E que venham muitos mais anos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Este bolo ficou MESMO amoroso para celebrar uma data igualmente querida :)

    ResponderEliminar
  18. Olá, mais um blog que estou a conhecer agora :) Muitos parabéns pelo "cantinho"
    Adorei este Zebra, tão original e bonito :)
    Adoro sementes de papoila e esta combinação está perfeita.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  19. Adorei o teu bolinho, que lindo, bem diferente e especial.
    Perfeito para celebrar essa data linda :)
    As sementinhas, que coisa boa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas