terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bola de carne


A receita que hoje vos trago, há já muito tempo que não a fazia, anos mesmo. 
Mas ao fazer uma pesquisa nos meus dossiers de culinária, encontrei-a de novo e decidi fazer para o jantar do passado sábado.
Recordo-me que das primeiras vezes que a fiz foi pelo método tradicional mas desta vez usei a mfp para me ajudar na tarefa de amassar e levedar.
Deixo-vos os dois métodos para que a possam recriar e deliciarem-se com esta maravilha.


Ingredientes:

Massa:

600 gr de farinha
30 gr de fermento de padeiro + 2 colheres de sopa de água
4 ovos L
1 dl de azeite fino morno
1 colher de café de sal fino
1 dl de leite (talvez um pouco mais)


Recheio:

175 gr de fiambre
1 chouriço de carne
125 gr de bacon em fatias

Cobertura:

1 ovo batido


Preparação:

Método tradicional

Esfarele o fermento e desfaça-o numa tigela juntamente com a água.
Acrescente metade da farinha e os ovos, um a um de cada vez. Bata muito bem.
Junte o azeite sem parar de bater. Adicione a restante farinha misturada com o sal e alternando com o leite. Bata tudo novamente.
A massa deve ficar mole, se achar necessário junte um pouco mais de leite. Deixe a massa levedar coberta por um pano, durante cerca de 2 horas.
Entretanto prepare as carnes, cortando em fatias finas. Divida a massa levedada em duas porções.
Coloque uma porção num tabuleiro untado (ou forrado com papel vegetal) espalhe uma camada de carnes e por cima coloque a outra porção.
Pincele a superfície com o ovo batido e leve ao forno até a massa ficar cozida e dourada.
Sirva quente ou fria conforme o gosto pessoal.


Método MFP

Coloque na cuba da mfp primeiro os ingredientes líquidos, seguidos dos sólidos. O fermento deve estar previamente desfeito na água.
Coloque a cuba na máquina e seleccione o programa Amassar e Levedar.
Enquanto a mfp trabalha, prepare as carnes, cortando em fatias finas. 
Quando o programa terminar, retire a massa da cuba e divida a massa levedada em duas porções.
Coloque uma porção num tabuleiro untado (ou forrado com papel vegetal) espalhe uma camada de carnes e por cima coloque a outra porção.
Pincele a superfície com o ovo batido e leve ao forno até a massa ficar cozida e dourada.
Sirva quente ou fria conforme o gosto pessoal.


Bom apetite!

Fonte: Fichas Cullinária - 8. Pizzas e Tartes Salgadas, ficha 8

22 comentários:

  1. Catarina, ainda bem que "repescaste" esta receita... adorei! Gosto muito de bolas e a textura desta está fantástica!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto e esta ficou uma delicia.
    Já levava uma fatia para o almoço
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Catarina minha querida, saudades de vc e do seu cantinho!
    Amo esse tipo de receita, além de prática é irresistível...hummmmmmm!

    Bjs, no seu ♥

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca fiz mas adoro, tenho que arregaçar as mangas...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  5. Que belo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. OLá Catarina,

    uma receita que eu gosto tanto, mas nesta altura do ano não costumo fazer, é mais nos dias quentes para os lanches e piqueniques, mas realmente sabe tão bem nos dias frios pois é bem aconchegante.
    A sugestão na máquina é realmente uma mais valia tenho que experimentar, ficou fofa e com um interior delicioso, que bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que bolo mais guloso querida Catarina, te roubaria uma bela fatia hehe, beijinhos !!!

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de bola de carne, a tua tem um aspeto muito apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que pinta mas buena¡¡¡, me apunto tu receta, un beso

    ResponderEliminar
  10. Eu aprecio bolá de carne, mas há muito tempo que não faço. Esta ficou com um aspecto mesmo apetitoso!
    bjs

    ResponderEliminar
  11. tb gosto mt mas a tua ela esta com um aspecto tao bom assim como uma cor mt bonita gostei mt da tua sugestao bjs bs

    ResponderEliminar
  12. Querida Kinhas,
    Adoro bola de carne. A minha mãe é perita nessa arte e a minha avó também já o era e então é coisa que eu não ouso fazer, pois a concorrência é desleal, eheheh!!
    Ficou com um aspecto fabuloso esta tua.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de bola de carne, mas nunca fiz! Até parece mentira :)
    A bola ficou com um aspecto delicioso, tão boa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro bolas!!
    É daquelas coisas que não consigo mesmo parar de comer... só de me lembrar já estou com água na boca!
    Excelente ideia!

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, catarina! Gosto muito de bolas de carne e esta parece bem deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. E eu que gosto tanto de comer e raramente faço... Ficou com um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  17. Qué rico!!!! Tiene una pinta estupenda! Biquiñossss

    ResponderEliminar
  18. Catarina querida, gosto muito dessas tortas práticas, fáceis de fazer e que resultam em verdadeiras delicias. São excelentes para um jantar mais leve, ou mesmo para um chá da tarde. Ficou mesmo muito linda, e sem dúvidas nenhuma, muito saborosa. Gostei muito da massa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Há anos que nao como uma bôla de carne!!! E trás-me sempre tantas saudades!!!
    So faltava mesmo uma malguinha de caldo verde! As coisas de que tu te lembras e ainda bem!!
    Esta já vou apontar, porque tenho que matar saudadinhas!!!!!
    Beijinhos minha flor!

    ResponderEliminar
  20. Olá Catarina: gosto muito de bola de carne ( a minha mãe fazia muitas vezes) e esta tua trouxe gratas recordações. Ficou linda!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. Adorei a sugestão! Ideal para estes dias frios...
    Bjs.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas