Hoje perdi a noção das horas e dos minutos. Fechei-me no meu mundo. E o meu mundo está de pernas para o ar.
O meu post de hoje não traz a alegria que me é conhecida, apesar de ser uma receita de festa. Estamos a celebrar a Páscoa. Mas eu não tenho motivos para celebrar.
Em Novembro perdi um tio que foi como se fosse o meu avô (o meu verdadeiro avô faleceu tinha eu 4 anos do qual apenas recordo uma imagem).
Ontem perdi um amigo. Num curto espaço de tempo senti que nada podemos fazer para evitar o que está traçado. Ficam as memórias destes dois grandes homens que fizeram parte da minha vida.
Esta publicação é em memória deles. Dois transmontanos de gema, cuja vida terminou sem que eu me pudesse despedir de ambos.
Em memória de António J. M. e Manuel S. P.
Ingredientes (para 1 folar de carne e 1 folar doce)
1 kg de farinha
6 ovos inteiros
1/2 chávena almoçadeira de azeite morno
20 gr de sal refinado
1 chávena almoçadeira de leite morno
42 gr de fermento de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
Para o folar doce acrescentar: raspa de limão q.b., 35 gr de açúcar e canela em pó q.b
Para o folar de carne acrescentar: carnes fumadas q.b. (chouriço, salpicão, bacon)
Desfazer o fermento num pouco de água morna.
Numa taça grande e funda, coloque a farinha, abra uma cavidade ao centro e coloque o fermento já desfeito. Amasse a farinha com o fermento. Coloque o azeite, o leite, o sal e os ovos um a um e continue a amassar com as mãos muito bem.
Depois de estar bem amassado, divida a massa em 2 partes.
Para o folar de carne a massa junte a carne partida em pedacinhos pequenos fechando as cavidades onde está a carne para que não saiam durante a cozedura.
Para o folar doce junte a uma parte da massa a raspa de limão, o restante açúcar e a canela em pó misturando bem para agregar tudo. Polvilhar com açúcar o topo se desejar.
Forme duas bolas, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha e deixe levedar em lugar morno até dobrar de volume (cerca de 2 horas).
Levar ao forno pré-aquecido a 180º - 200º cerca de 30 minutos. Fazer o teste do palito.
Bom apetite!