sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia 1.. Na Cozinha! Novembro traz... Crumble de fruta!

Hoje tinha programado uma publicação com um texto completamente do que vou aqui escrever, tudo por força das circunstâncias.
Quando me iniciei no mundo dos blogues, fui alertada que poderia encontrar gente boa e gente má tal e qual no mundo real. 
Durante 18 meses, nunca fui alvo de críticas maldosas, nem faltas de educação, vi e calei muito, mas a gota que fez transbordar o copo (e acreditem que sou uma pessoa extremamente paciente) foi ver pessoas virem aqui mentir-me descaradamente com quantos dentes têm na boca dizer-me que não têm tempo para visitas e quando eu própria visito os blogues as vejo lá sempre presentes. Fiquei magoada, revoltada e em fúria pois se à coisa que não tolero são mentiras e ainda para mais descaradas. A juntar a essa fúria, deparei-me que há pessoas que nem sequer lêem as receitas que publico, fazem copiar-colar só para marcar presença. Acredito que algumas pessoas sejam menos expansivas nos comentários pois isso fará parte da sua personalidade, mas um comentário curto não significa passar sem sequer olhar só para "picar o ponto". 
E por estas duas razões, para mim muito válidas, não permitirei mais comentários aqui no blogue. Quem o quiser fazer terá duas opções: na página do FB ou na do Google+.
E agora quero AGRADECER, do fundo do meu coração, a todas as pessoas e sem mencionar nomes para não correr o risco de me esquecer de alguém, o apoio incondicional que me deram quando pensei em fechar este cantinho para sempre, as palavras amigas que me dirigiram e os pedidos constantes que me fizeram para que regressasse em breve. 
Pois aqui estou eu, pronta para uma nova etapa nesta cozinha que a muitos agrada, mas a outros tantos faz inveja!


E agora sim, eis que chega o dia 1! O dia em que vários food bloggers reunidos num grupo do Facebook se juntam para mostrar o tema escolhido. Este mês as organizadoras do evento seleccionaram Crumble de fruta como tema.



Desde que participo neste evento (do qual apenas falhei a edição de Agosto) que esta é a terceira estreia para mim.
Crumble nunca tinha feito se bem que tinha já anotadas algumas receitas, mas a falta de tempo ou inspiração faziam sempre que adiasse o dia D.



Este serviu para a sobremesa de um almoço em família onde foi largamente elogiado mas sinceramente a mim não me convenceu pelo simples facto de levar canela, especiaria que não aprecio em sobremesas e apenas gosto em alguns bolos.
A receita fui buscar aqui mas fiz um pouco a olho e o resultado é o que se vê.



Crumble de maça reineta

Ingredientes:

5 maçãs reinetas
2 colheres sopa de açúcar
3 colheres sopa de água
1 colher sobremesa de canela
2 colheres sopa de mel
150 gr de manteiga
100 gr de açúcar
200 gr de farinha (+/-)



Preparação:

Descasque as maçãs e parta-as em pedaços para dentro de um tacho juntamente com as 2 colheres de açúcar, a água, a canela e o mel. Leve ao lume e deixe ferver mexendo sempre até que as maçãs fiquem cozidas. Coloque num prato refractário e reserve.
Num recipiente misture a manteiga, o açúcar e a farinha e misture com a mão até que se formem grãos, se achar necessário vá adicionando mais farinha, se achar que é demais, não a coloque toda. Assim que começar a sentir grãos, tipo grãos grandes de areia está bom. Coloque este preparado por cima das maçãs, sem calcar, espalhe apenas até tapar a parte de cima.
Leve ao forno a 180º até que fique bem tostadinho por cima. Pode servir morno ou frio.




Bom apetite!

12 comentários:

  1. Este crumble está tão bonito que deve ter sido um sucesso.
    Excelente sugestão. Maçãs nunca deixam ficar mal :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida, querida...
    Não te acontece só a ti o que contas aí mais acima...
    Tantas e tantas vezes eu vejo por aí pessoas a comentar noutros lados e depois vêm dizer "... ah e tal, não tenho tempo..." !
    Não ligues, cada pessoa é como cada qual, tudo serve para vermos com quem lidamos e aí fazemos as nossas escolhas, também já tive a minha dose de desilusões ao longo do tempo em que ando por cá (quase 2 anos) !
    À parte disso, amiga, o teu crumble está divinal, adoro as fotos, adoro os sabores que usaste, adoro os tons e adoraria certtamente os sabores !
    Muito obrigada por te juntares a nós !
    Um grande beijinho **

    Comentário de Isabel Fernandes (Blog do Chocolate e Brisa Marítima) enviado por mensagem

    ResponderEliminar
  3. Ai Catarina o que mais há são mesmo pessoas que nos querem menos bem ... Temos de passar sobre isso com a cabeça erguida.
    Gostei muito do teu crumble! O mel aí deve ficar tão bem.... :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana !


    --


    Cristina Fonseca
    www.salpicosdoces.com (enviado por email)

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina! Estou completamente perplexa com o que acabei de ler!
    Não ando por aqui há muito tempo, mas já me tinha apercebido de muitas dessas coisas, nomeadamente "picar o ponto" é muito mais comum do que pensava!
    De facto, dá trabalho e precisamos de tempo para ler, observar o que os outros fazem...nomeadamente só estão interessados no seu próprio umbigo. Na minha óptica, o que se deve fazer é ignorar...não valorizes, não dês importância!
    Tenho a maior das certezas que os que admiram o teu trabalho, o teu esforço e dedicação são muito mais do que os que te invejam! :)


    Espero do fundo do coração que não desistas deste blog, de nos mostrares as tuas receitas fantásticas que trazem sempre um bocadinho de ti! :)


    Quanto à receita, nunca fiz crumble, mas gosto imenso... e tal como tu dispenso a canela neste caso! Mas que está com muito bom aspecto, garanto que está!! :)


    Um grande beijinho e muita força!!!!

    Comentário enviado por Cozinha em Sarilhos (via email)

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Kinhas,
    Que bom que ponderaste a tua decisão. Fico mesmo muito feliz que tenhas voltado a pôr o blogue aberto e, se me permites, vou deixar-te aqui uma sugestão.
    Entendo perfeitamente a tua mágoa e como dizia a minha avó, "quem não se dói não é filho de boa gente..."...
    Porque é que ao invés de retirares os comentários do blogue não pões moderação de comentários?
    Assim, as pessoas que achas que só vão "marcar o ponto", nem sequer publicas os comentários delas e as pessoas que não têm tempo para te visitar mas andam de casa em casa, essas, só tens de as ignorar e desprezar, pois há muitas mais pessoas que essas na blogosfera que adoram o teu cantinho e te visitam porque gostam mesmo e essas, que acredito serem a maioria, não podem ser lesadas pelas invejas de uma minoria maldosa, certo?
    Pensa nisso e assim, matas 2 coelhos com uma só paulada.
    Bom, comentando agora o teu crumble que, para esteia está absolutamente lindo e para mim estaria perfeito, pois adoro canela em sobremesas, ficou lindo e mesmo com uma textura de crumble perfeita!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    Enviado por Lia (Salsa Verde) por email

    ResponderEliminar
  6. Catarina,
    Fiquei muito feliz por ver que abriste os comentários :)
    Amiga, há muita gente que só passa para picar o ponto como tu dizes, mas não podem ser elas a comandar a tua vida, percebes? Deste a volta por cima e muito bem.
    Li os comentários acima e concordo plenamente com o que dizem, aliás já te tinha deixado um comentário na tua participação na página do fb nesse sentido.
    Quanto ao teu crumble, é um clássico sempre muito apreciado, fizeste uma escolha excepcional. Ao contrário de ti, adoro canela e às vezes até exagero :)
    Parabéns pela tua participação
    Espero que fiques bem
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Só agora ando a passear na net e vi este post :( Espero que estejas bem e cheia de força!
    Infelizmente concordo contigo, mas não ligo, pois se vamos ligar a essas coisas quem sofre somos nós e quem as faz cumpre o objectivo. O melhor a fazer é mesmo ignorar essas pessoas e ser superior a elas.
    bjo grande

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina...adorei a tua atitude! Parabéns pela força e por votares!!!
    Tenho-te a dizer que este teu Crumble...está excelente...e sem a tua participação o desfile não ficaria completo. Porque iria sempre faltar esta tua contribuição!
    Gostei muito da conjugação dos ingredientes, a maçã reineta para mim é uma das melhores para se fazer uma sobremesa...depois com o tok de mel, deve de estar perfeito!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  9. Uma verdadeira delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de crumble e quando o grupo lançou o desafio, fiquei contente com a escolha.
    Gosto muito da tua sugestão. Maçã é sempre uma escolha acertada e o mel e a canela ainda dão mais sabor a esta sobremesa.
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina,
    Assunto encerrado, já dissemos o que havia por dizer sobre isso :(
    Agora vamos ao teu crumble que deve ter ficado delicioso, gostei da ideia do mel, sem dúvida a experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Adoro crumble de maça, e o teu ficou magnifico, bem guloso.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas