segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bundt de abóbora e especiarias


Na segunda edição da Bundtmania, a minha querida Lia do Salsa Verde escolheu como tema o Halloween.
Não tendo conseguir participar na data desta festa, venho um pouco fora de horas mostrar-vos o resultado de uma tarde bem animada em que se fez o bundt e as abóboras de pasta de açúcar. Valeu a boa disposição, porque ainda tenho muito que aprender nesta arte!


Retirei mais uma vez a receita do livro "Cake simple by Christie Matheson" (que adaptei) e foi um sucesso! Um bolo pouco doce onde as especiarias têm lugar de destaque e a cobertura final dá o toque para a perfeição!

E como depois da tempestade vem a bonança, reabri a possibilidade de comentarem, porque quem me acarinha não pode padecer por quem vem cá picar o ponto. Activei a moderação de comentários para que me seja mais fácil filtrar quem por cá passa. Por isso, estejam à vontade quem vem por bem, este espaço é vosso!


Ingredientes:

Bundt

115 gr de manteiga sem sal e à temperatura ambiente
180 gr de farinha
1+1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
1/4 colher de chá de cravinho
1/4 de colher de chá de noz-moscada moída
1 pitada de sal
180 ml de abóbora cozida e reduzida a puré
120 ml de leite
1 colher de chá de extracto de baunilha
160 gr de açúcar
2 ovos


Glacé

93 gr de açúcar em pó
1 a 2 colheres de sopa de leite
1/4 de colher de chá de canela
1/8 de colher de chá de gengibre


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º , unte e enfarinhe um forma de bundt (ou na falta dela, uma com cano).
Numa taça misture bem a farinha, o fermento, bicarbonato de sódio, canela, gengibre, cravinho, noz-moscada e o sal. Reserve.
Noutra taça misture bem o puré de abóbora, o leite e a baunilha. Reserve.
Numa taça bata com a batedeira a manteiga com o açúcar na velocidade média por 2-3 minutos, até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
Com a batedeira na velocidade mais baixa (ou com um batedor de varas), adicione a mistura da farinha, alternando com a mistura do puré, batendo bem até que fique tudo agregado.
Coloque a mistura na forma, e leve ao forno a cozer (verifique com um palito).
Depois de pronto, retire do forno, deixe repousas cerca de 10-15 minutos dentro da forma e só então desenforme.
Envolva em película aderente e deixe arrefecer totalmente antes de cobrir.
Para a cobertura, coloque todos os ingredientes desta numa taça e bata até obter uma mistura cremosa. Cubra o bolo e sirva.
Decorei com abóboras de pasta de açúcar.


Bom apetite!

32 comentários:

  1. Ficou uma graças, amiga você esta cada vez mais fera no manuseio desta pasta de açucar hein, eu fiz uns cupcakes de abobora e sei que o sabor ficou delicioso, mas este bundt com todas estas especiarias deve ter um sabor divino, boa semana querida bjs !!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a expressão "quem me acarinha não pode padecer por quem vem cá picar o ponto"!

    Posto isto, bom dia!! :)

    Bundt de halloween é bundt de abobóra, sem dúvida. Por isso a escolha foi perfeita, sem precisar de grandes decorações, apenas as simples e lindas filhotas de abrobrinhas que fizeste a pasta de açúcar dão uma cor muito especial a este bundt! Mas o meu pormenor favorito é a cobertura, também ela simples, mas cheia de sabor, pois vem aromatizada de canela e gengibre e deve ser uma delícia!

    Gostei muito!
    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Esse bundt deve ser delicioso, cheio de sabor! E essas abobrinhas estão lindas :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina,
    espreitei este bundt e o crumble :)
    Este bundt é perfeito, mesmo não sendo muito doce, a cobertura acrescenta~lhe o que falta, por isso fica bem harmonioso. As especiarias são mesmo uma perdição, eu adoro bolinhhos com esse toque. O que ainda gosto menos e reduzo sempre, é o cravinho (tal como tu na canela)
    Nunca fiz nenhum crumble, acreditas? mas acho que é desta vez que me atrevo :)
    As aboborinhas estão lindas, não vejo defeito nenhum, mas ainda bem que és perfecionista , só assim aprendemos sempre mais.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina!
    Que bom podermos comentar novamente as delícias que nos apresentas....
    Esse bolinho ficou mesmo aromático com as especiarias utilizadas...nham...nham... E ficou lindo com essas abóboras!
    um grande beijinho e muita força

    ResponderEliminar
  6. Ficou um bolo lindo,das especiarias que usas-te só não aprecio muito o cravinho.
    Mas acho que ia adorar esse bundt.
    Achei as aboboras tão lindas
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. Querida Kinhas,
    Fico tão feliz que tenhas reconsiderado!!
    Tomaste a decisão acertada amiga. Parabéns e parabéns também pelo magnífico bundt halloweenesco com que nos presenteias, pois é lindo, lindo e deve ser tão delicioso com a abóbora e todas as especiarias e a cobertura, com o toque do gengibre e da canela... um MUST amiga.
    Quanto às abóborinhas, se tens muito a aprender, eu então, estou a quilómetros de distância, pois não conseguiria abóboras tão perfeitas como as que nos trazes, nem nada que se parecesse com abóboras!!
    OBRIGADA!!!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Adorei este bundt! As abóbrinhas dão-lhe um toque divertido e fazem com que apeteça deliciar-nos com uma bela fatia :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Deve ser uma perdição!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Querida,
    Tens de me mandar uma foto do bolo para o mail, pois não consigo "roubar-te"uma para o desfile... e não te esqueças de pôr o link lá no post para eu não me perder no fim...
    Beijinhos e obrigada amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Fico mesmo muito contente pela tua decisão! :)
    É sempre um prazer poder ler e observar o que tão cuidadosamente fazes e partilhas! :)
    Amei as abobrinhas, estão perfeitas!!!
    Quanto ao bundt, essas especiarias devem lhe dar um toque mesmo bom!

    Passas no meu canto, quando assim o desejares, não gosto de obrigações!
    Por aqui aproxima-se o Natal, logo muito mais trabalho... :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  12. Olá Catarina,

    que maravilhosa noticia esta, é que eu não sou muito dada ao face e assim é tão mais fácil, e sabes que mais não deves ir a baixo por causa destas situações, tens muita mais garra e força que essa gente e assim deixas me a mim e muitos mais felizes, acredita que fiquei muito feliz, às vezes tenho a sensação que conheço as pessoas que estão por o lado de lá nos blogs e a Catarina é uma elas e volto a dizer que esta situação só a torna mais forte.
    Pois eu também tenho que participar e já não vai ser para data mas nem sempre é possível espero esta semana conseguir o fazer.
    Se há combinação que eu adoro é as especiarias nos bolos de abóbora e a noz moscada para mim é das que mais sobressai conferindo um sabor fantástico, e fantástico é este teu bundt delicioso e bonito, está mesmo tentador e aquelas abóboras estão mesmo fofas e tão bonitas, gostei muito Catarina uma fantástica participação.

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  13. Muito lindo! passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  14. Ficou sum "susto" este bolo com as abobrinhas, hi... hi...

    ResponderEliminar
  15. Adoro bolos com especiarias. No mês passado também fiz um bundt (o meu 1º bundt) de abóbora com especiarias e adorei. Gostei do pormenor do glacé com a canela e gengibre. E essas abóboras de pasta de açúcar estão tão fofas.
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Catarina fiquei muito feliz que vc liberou os comentários, que bom! Vc sabe que nunca fiz bundt, estou vendo pelos blogs afora tantos lindos e deliciosos bundts que estou tentada a fazer o meu em breve. O seu ficou espetacular, adoro abóbora e a apresentação ficou lindíssima, adorei a mini abóboras, muito delicadas e fofinhas, tornando assim o que já era bonito, cheio de beleza. Amei. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  17. Olá Catarina!
    Que deliciosa visão, de originalidade e perfeição. Boas ligações de especiarias fazem maravilhas e as que usaste devem ter deixado um aroma especial, assim como especial é o teu bundt e que termina com um suave glace com toque de gengibre (que eu adoro).
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina!
    Mais um bundt lindo para a festa das meninas Lia e Mena :)
    Adoro abóbora e especiarias, é mesmo o cheiro da estação. Ficou perfeito com a calda de açúcar, canela e gengibre, que perfume!
    Um beijinho.
    (as abóboras são um mimo!)

    ResponderEliminar
  19. Olá querida Catarina!
    Com esses ingredientes esse bolo só pode ter ficado uma delícia e cada fatia pede bis!
    Os docinhos ficaram perfeitos, parabéns!

    Beijos e feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem que voltaste, fico mesmo feliz por teres aberto a caixa de comentários :)
    Há algumas pessoas que de facto andam aqui para "picar o ponto", mas evito pensar nisso e prefiro pensar nas pessoas que realmente prestam atenção ao que escrevo e que visitam porque realmente gostam :)
    Também não consegui participar, foram umas semanitas complicadas! Adorei as tuas abóboras, ficaram mesmo giras!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Deve estar delicioso! Já comia uma fatia.

    Beijitos. Uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  22. Que lindo, Catarina! Ficaram um miminho as abóboras neste bundt que me parece tãaaaaao bom! :)
    Ainda bem que ativaste os comentários.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Querida,

    Saíste sem dúvida mais forte neste "guerra" e fiquei bem feliz por ver que o carinho dos teus leitores, aqueles que realmente te interessam, foi mais forte do que a inveja alheia que só merece desprezo ! :)
    Que bom que estás connosco de novo e a todo o vapor com este magnifico Bundt que decerto brilhará na festa dos Bundts ! :)
    Está lindo, está aromático, está simples mas vibrante nos tons e nos sabores que satisfazem quando olhamos e, certamente, se provássemos ! :)

    Um grande, grande beijinho para ti e força nas canetas ! :) :) :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  24. Bom dia! Uma participação excelente, Catarina! Um bolo bem apetitoso e cheio de especiarias... adoro! E que abobrinhas mais mimosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá mina querida, é tão bom poder comentar o teu blogue :) O bundt ficou bem bonito e os sabores escolhidos são mesmo ao meu gosto, adoro nesta estação bolinhos destes :) As abóboras ficaram tão fofas, da vontade de tirar uma e guardar eehehehehhe!!!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  26. Está espectacular :) até dá pena de comer de tão giro

    ResponderEliminar
  27. Olá Catarina,
    Esse bundt ficou maravilhoso mas, adorei as tuas obras de arte das abóboras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Fiquei feliz, com a tua decisão, minha querida Catarina. E o teu bolinho deve estar uma delicia, adorei as aboborinhas todas jeitosas.
    Bela participação.

    Um beijinho linda

    Paula

    ResponderEliminar
  29. Que coisa linda amigaaaaaa.... sei que ficou muito do gostoso! Já estava com saudades do seu cantinho, das delícias. Olha se deu por minha falta no face, saiba que exclui, pois esta clonada. Nina

    ResponderEliminar
  30. Já o tinha visto, mas ainda nao o tinha vindo comentar!!!
    Shame on me!!! Pronto, que queres? Já sabes que ando atrasada e tenho andado meia ausente!
    Agora qd li o round up da Lia, fartei-me de rir por causa das abobora reguilas e traquinas! E foram estas que me inspiraram para os meus!! Por isso de assustadoras nada!!! :))
    Ja experimentei bundts de abobora e sei o quão fantasticos sao! Da proxima que fizeres, avisa, que eu tb vou lanchar e fazer aboboras, sim??
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  31. Está simplesmente espetacular...de susto não tem mesmo nada. Assusta sim a quem não pode comer uma deliciosa fatia!
    Adorei a combinação das especiarias, devia de ter ficado todo cheio de sabor...e a tua cozinha toda perfumada!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas