terça-feira, 22 de outubro de 2013

Raclette tradicional suíço


Na minha cozinha gosto de variar! Nem sempre é possível mas tenta-se.
E quando me dá desejos de raclette , aí vou eu até ao supermercado comprar o que faz falta para satisfazer a minha vontade.



Para quem não sabe, este prato típico daqui dos Alpes, é servido tradicionalmente assim como eu hoje o apresento. Claro que na era moderna já há variações que podem incluir carne, camarão e outros ingredientes ao gosto de cada um.
Eu pessoalmente prefiro deste modo e fico satisfeita!
Uma recomendação que faço é se puderem e conseguirem, tentem fazer com queijo especial raclette suíço e não de outro país ou qualidade qualquer. Influencia em muito o sabor final!


Ingredientes (a olho)

Batatas cozidas com pele
Bacon fumado
Queijo para raclette em fatias de 1 cm
Pickles de conserva (uso espigas de milho, cebolinhas e pepino)



Preparação:

Coza as batatas em água fervente com sal. Deixe cozer o suficiente para que fiquem bem cozinhadas mas não se desfaçam. Escorra a água.
Entretanto ligue o aparelho próprio para raclette (em Portugal costuma aparecer no Lidl) e coloque nas espátulas o queijo com o bacon por cima.
Deixe derreter e sirva no prato por cima das batatas .
Acompanhe com os pickles escorridos.
Repita o processo até acabarem os ingredientes ou estiverem saciados!

Bom apetite!

33 comentários:

  1. Quanta coisa boa,dá uma excelente refeição.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!!!
    Delicioso queijinho....
    bj

    ResponderEliminar
  3. Sim...uma boa raclette para o inverno! Delicia!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Hola Catalina!!! Gracias por tu felicitación. No tenía el gusto de conocer este plato, pero seguro que la mezcla de sabores quedan estupendos en la boca y además yo soy adicta al queso de todo tipo, bsss.

    ResponderEliminar
  5. Adoro este tipo de pratos! para além de deliciosos apelam a uma boa conversa e agradável convívio com os amigos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. adoro este prato faço mt no inverno com amigos é sempre um sosseso bem o teu esta miam miam bjs bs

    ResponderEliminar
  7. A minha sogra tb está aí, e a 1ª vez que experimentei raclete foi justamente na casa dela, numa das visitas a casa!!
    É mesmo mto bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Há anos que não como e nunca fiz em casa, mas ao ver essa mesa o meu apetite despertou!

    ResponderEliminar
  9. Que bela sugestão
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Há uns anos que o meu irmão comprou uma raclette e ao inicio, cada jantar lá em casa dava em raclette!
    Estranhamente eu não consigo gostar... enjoa-me, para mim são sabores demasiado fortes! Prefiro um fondue :D
    No entanto, chamou-me a atenção o que dizes em relação aos queijos utilizados, se calhar é por isso que eu não sou fã!! Vou ter que experimentar como manda a tradição e ai sim, posso dizer se gosto de uma verdadeira raclette! :)

    A apresentação está fantástica!! :)

    ResponderEliminar
  11. Uma vez fui jantar a casa de uns amigos e serviram-me exactamente assim! E mais umas rodelinhas de chouriço hehe tugas!
    Eu adoro raclette, e é um petisco delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Olá catarina,
    já estou aprender mais um pouco não conhecia esta sugestão, mas quando vi aqueles mini pickles que eu tanto gosto ficquei com tanta vontade de experimentar mas acho que não consigo comer as batatas, mas de resto ia tudo, adorei e está aqui uma boa sugestão para eu colocar em prática em breve:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de raclette!! Adoro :)
    Uma sugestão maravilhosa! Já tenho saudades :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Adoro raclette e o seu ficou especial, Catarina,
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  15. Adorei! Eu gosto tanto de queijo e destas refeições de petisco... tenho de procurar estes aparelhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Sabe que faz anos que não como raclette Catarina, a sua ficou bem completa e especial, uma delícia!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Oi Cat, eu não conhecia, mas adorei a sugestão...
    O difícil é esse queijo suíço, mas vou tentar kkkkk
    Bjsssssss amiga

    ResponderEliminar
  18. Maravilhoso para receber os amigos!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  19. queria mesmo comprar um aparelho desses, porque já comi raclette e adorei (tem queijo, como não gostar?!). porém, já não sabia onde o colocar aqui na minha minúscula cozinha... :/

    já viste os dois passatempos a decorrer no meu blogue:

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/giveaway-frozz-e-limited-edition.html

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/passatempo-herdade-do-gamoal-e-limited.html

    ResponderEliminar
  20. Ai que delicia!
    pra mim é novidade, mas amei essa dica.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Amiga aqui na França a raclette é muito apreciada, mas pelo fato dos meninos aqui não gostarem de queijo, eu nunca tive a oportunidade de provar, adorei os ingredientes e tenho certeza que iria gostar, bjs !!!

    ResponderEliminar
  22. Olá Catarina.

    Respondendo à tua pergunta,existem vários tipos de produtos jello. A foto que coloquei refere gelatinas, mas esta sobremesa é feita com jello pudim instantâneo. Vou alterar a foto para veres o que é. Poderás substituir por pudins tipo boca doce. É uma receita americana. Beijinhos.

    P.S Como eu comia agora este raclette. Adoro lanches ajantarados assim. Só falta o vinho para completar. bjs

    ResponderEliminar
  23. Minha querida Caty,

    A primeira vez que comi Raclete foi na Alemanha, em casa dos nossos amigos há 13 anos atrás !
    Fiquei profundamente fã, adorei e de facto é como o Fondue, uma refeição óptima para fazer com amigos (ou mesmo a sós) e bem divertida ! :)
    Adorei as fotos, tens aí belas sugestões e fico já aqui com água na boca só de imaginar o sabor maravilhoso do queijinho derretido ! :))

    Beijinhos grandes **

    ResponderEliminar
  24. Sabes que por aqui ha mto restaurante que faz raclette! Mas olha nunca fui comer nenhuma!
    Acho que ja sei o que te vou pedir qd te for visitar!! E acho muito bem que satisfaças os teus desejos, de vez em quando!!
    É que depois ainda nos sabe melhor!
    Beijinhos minha schatzli!

    ResponderEliminar
  25. olá....
    Nunca tinha ouvido falar de queijo raclette..... Como é de sabor? O teu prato tem um aspecto delicioso..... Adoro queijos ;)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Querida Catarina,
    nem sabes há quanto tempo não como raclette!!! eu adoro, é prático e a mistura dos ingredientes no queijo é de subir aos céus :)
    A última vez que a como foi em casa do meu irmão e claro que também tinha a bela da chouriça :)
    Fizeste-me recordar bons tempos com esta excelente refeição.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Olá Catarina
    Nunca comi raclete mas sei que ia gostar bastante porque adoro queijo

    Beijokas
    Ver passatempo até 31 de outubro em http://saboresleveslena.blogspot.pt/2013/10/2-aniversario-do-blog-e-1-passatempo.html

    ResponderEliminar
  28. Kinhas,

    As duas únicas vezes que comi raclette, adorei. Foi com variações, claro, pois nem estava na Suíça, estava no Luxemburgo (fizemos com salsichas típicas também), mas o queijo era verdadeiro :D e adorei mesmo. Gosto por duas coisas: porque tem queijo derretido (perco-me por queijo derretido) e porque é uma refeição que se faz à mesa e que é óptima para partilhar! E não é tão bom partilhar?

    De sobremesa, qualquer coisa com caramelo :D

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  29. Querida Kinhas,
    Eu adoro raclete e adoro-a assim também, pois foi aí na Suiça (em Crans Montana, onde estive uma semana), que a comi há muitos anos atrás pela primeira vez e nunca mais esqueci o sabor magnífico dessa maravilhosa combinação!!
    No outro dia vi ali numa loja queijo próprio para raclette e agora, com esta tua publicação, acho que não lhe vou resistir!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  30. Hum...adoro queijo e ia adorar esta refeição. Que maravilha!

    ResponderEliminar
  31. Eu sou louca por queijo :)
    Que rica mesa! É de perder a cabeça!
    É tão bom experimentar coisas novas :)
    Um grande beijinho minha querida

    ResponderEliminar
  32. Nunca experimentei mas, de certeza que ia adorar!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  33. Se ve todo muy apetecible Kinhas, y lleva queso...con eso para mi ya es síntoma de éxito.
    Un besito

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas