terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia 1... Na Cozinha! Outubro traz... Fritattas!



Eis que chega o dia 1! O dia em que vários food bloggers reunidos num grupo do Facebook se juntam para mostrar o tema escolhido. Este mês as organizadoras do evento seleccionaram Fritattas como tema.


Tal como no mês anterior para mim foi uma estreia a fazer fritattas. E o que são fritattas? Para quem não sabe, são a congénere italiana das tortillas espanholas.



Desde o dia que foi anunciado o tema que andei a procurar a melhor receita para participar mas nunca nenhuma me parecia a ideal. Pensei mesmo não entrar este mês no evento!
Mas um dia em que cheguei cedo a casa e com o jantar bem adiantado, lá decidi tentar inventar e se saísse alguma coisa de jeito publicava. Caso contrário, punha-me como espectadora atenta da passerelle que vai ser hoje.


                     

O mês de Outubro marca a chegada do Outono, dos cogumelos campestres e da fruta típica da época. Por isso mesmo, a fritatta de cogumelos campestres que hoje apresento tem sabores da estação da queda da folha e dos ensinamentos que o meu pai me foi passando ao longo da vida sobre cogumelos.


                           

Ingredientes:

400 gr de cogumelos campestres
1 fio de azeite
4 ovos
125 ml de natas
4 -5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
cebolinho fresco q.b.
sal e pimenta branca q.b.
1 folha de louro


                                 

Preparação:

Numa frigideira funda coloque o azeite.
Adicione os cogumelos, tempere com sal, pimenta e a folha de louro e deixe saltear.
Entretanto bata os ovos juntamente com as natas, o queijo, o cebolinho picado, um pouco de sal e pimenta.
Junte aos cogumelos e deixe fritar em lume brando até dourar e começar a cozer. Com a ajuda de um prato, vire-a para repetir o processo do outro lado.
Sirva morna ou fria.



Bom apetite!

36 comentários:

  1. Bom dia Catarina!
    Adorei! Ficou perfeita! Cogumelos silvestres? Ai que saudades! Quero! Ficou perfeita. Excelente escolha mesmo. Levo um pedacinho comigo. :)

    Beijinhos doces. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda! E esse interior está bem convidativo!
    Beijinhos

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro cogumelos, deve ter ficado deliciosa

    ResponderEliminar
  4. Pois fizestes uma excelente escolha amiga, a sua frittata esta linda e muito apetitosa, bjs !!!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que te conseguiste juntar ao desfile, querida! Sem ti não seria a mesma coisa. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que bom que você não ficou apenas como espectadora Catarina, seria uma pena não podermos ver essa linda e deliciosa frittata que você preparou, adorei, ficou uma maravilha !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Caty amiga linda


    Eu sei que tenho andado eu falha com as visitas mas por aqui a coisa nao tem andafo muito bem e o temo foge me das maos... vr se s coisas se organizam!

    Adorei tua frittata e ainda ben que participaste pous eu adoro cogumelos selvagens sao uma autentica delicia!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina,

    que tentação esta que nos trazes, parece uma tortilha que eu tanto gosto, o formato tão perfeito é um mimo, a combinação de ingredientes é deliciosa, ficou mesmo bonita, hum adorei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que participou, não podíamos ficar sem babar para esta delicia ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adoro cogumelos e adoro a tua frittata Catarina. Que delícia!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Filipa!
    Cá nos encontramos novamente para as nossas fritattas. Gostei muita da tua fritatta com cogumelos e então se forem campestres fica uma
    delicia. Uma boa semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. super a tua sugestao ela esta mt bonita bjs bs

    ResponderEliminar
  13. Pues menos mal que te decidiste...si no fijate lo que se perdía, te salió genial, ya quisiera yo una así para la cena.
    Un beso Kinhas

    ResponderEliminar
  14. Adorei! Gosto muito de cogumelos e esta frittata encheu-me mesmo as medidas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Querida Catarina que coisa boa!!! Adorei a tua fritatta. Simples e cheia de sabor :)
    Beijinho bem doce amiga :)

    ResponderEliminar
  16. Adorei a tua frittata, Catarina! Está mesmo a meu gosto :) Não me lembrei de fazer uma frittata de cogumelos, senão também tinha participado:)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Catarina minha querida,
    parabéns pela escolha dos ingredientes e participação, está perfeita!

    Bjs, feliz semana!

    ResponderEliminar
  18. Uma delícia de frittata, participação excelente!

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Perfeito passando para desejar um outubro abençoado!

    ResponderEliminar
  21. Pois minha amiga,
    A escolha não podia ser melhor!! Adoro cogumelos de todos os géneros e os campestres são os favoritos e e esta tua fritatta é super deliciosa e magnífica!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  22. Minha linda,

    Os tons tão outonais e tão lindos da tua fritatta provocam o desejo de a provar e comprovar, repetindo uma e outra vez ! :)
    Fico tão feliz de teres decidido participar e fazer-nos companhia no projecto !
    Brilhaste, ao lado de todas as outras ! :)
    Obrigada amiga, por teres Estado e teres enriquecido o desfile ! :)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  23. Eu adorei o desfile de fritattas este mês... Todas espectaculares!!!
    Esta tua encanta-me bastante, pois adoro cogumelos, e adoro misturar cogumelos!! Só pode estar perfeita :)
    beijinho querida

    ResponderEliminar
  24. Querida Catarina: cogumelos silvestres nunca provei. Cá na ilha não se dão, de modo que só conheço os de lata. Imagino a diferença no sabor.Adorei a tua frittata,está bem simples e deliciosa, como gosto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  25. Deliciosas fatias, Catarina, ficou bem saborosa.

    Beijoca

    Paula

    ResponderEliminar
  26. Catarina afinal não fui só eu :) vi várias e também nenhuma enchia o olho e fiz a minha mesmo no limite :D

    Olha gostei muito da tua está com um cor fantástica e um linda textura :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Olá Catarina! Ficou tão linda a tua frittata, aliás as imagens belas que publicaste falam por si. Acho que foi uma excelente participação da tua parte no desafio. Eu adorei. ;)
    Beijinho.

    Célio

    ResponderEliminar
  28. Catarina que maravilha!
    Adorei
    Beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
  29. truz, truz... É sou eu!! A despistada e acelarada mor ca do sitio!
    Sempre atrasada e sem tempo para nada! Mas tu ja sabes o que a casa gasta né? Mas nesta eu nao tenho perdão e nós as duas sabemos porquê! Mas foi um dia de louco e uma semana igual! Olha mas o importante é que venho né?? :) Ja sei que nao te chateias, mas apetece-me dizer isto!
    Ora bem, falemos tu e eu desta fritatta!
    Acho que muita gente foi primeiriça nestas andanças, incluida eu! Pessoalmente prefiro as tortilhas, mas para ser mais saudavel esta maneira de a cozinhar é perfeita!
    E a tua assim o está! O toque dos cogumelos campestres é de mestre! Aportam aquele sabor puro do Outono, que é qd aparecem!!
    Da proxima venho mais cedo e como contigo!
    Beijinhos minha schatzli!
    Mena.

    ResponderEliminar
  30. Huuummmm!!!
    Linda, deve ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Oiiiiii
    A Mena diz que anda atrasada mas eu ainda estou mais atrasada nas visitas, que vergonha :-(
    Mas mas vale tarde que nunca não é!!! A tua frittata está linda e com ingredientes muito ao meu gosto, adoro cogumelos e já tenho usado nas frittatas, fica delicioso

    Beijokas

    ResponderEliminar
  32. Querida,
    só agora ando na ronda dos blogues, porque como sabes tenho estado doente, mas já tinha visto a tua linda frittata no face.
    Fiquei muito feliz pela tua participação esperando que sempre que possas nos faças companhia
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  33. Eu adoro cogumelos, deve ter ficado maravilhosa.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas