sábado, 19 de outubro de 2013

Cupcakes de limão com cobertura de creme de nutella (s/ glúten)



Desde que comecei a trabalhar como governanta no meu actual emprego que aprendi a lidar com alergias e intolerâncias alimentares, nomeadamente ao glúten. Os filhos do casal são ambos celíacos o que obriga a uma série de manobras e restrições na alimentação deles.
Outro dia a minha melhor amiga recebeu a notícia que também ela sofre de intolerâncias alimentares e pediu-me conselhos sobre como poder comer de tudo mas sem arruinar a sua saúde.


Por isso mesmo, a partir de agora neste cantinho, irão encontrar cada vez mais ideias, receitas e sugestões que podem ser adaptadas a quem não pode ingerir lactose ou glúten bastando usar os produtos sem glúten ou sem lactose em vez dos ditos normais.
Foi o caso destes cupcakes que foram adaptados, neste caso apenas, na farinha.


Ingredientes (12 unidades)

1 ovo
100 gr de açúcar em pó
1 frasquinho de essência de limão (cerca de 1 +1/2 colher de sobremesa)
1 pitada de sal
1 pacote de açúcar baunilhado
150 gr de farinha (neste caso sem glúten)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 dl de óleo
150 gr de iogurte natural

Cobertura:

400 gr de Nutella
250 ml de natas para bater


Preparação:

Numa taça bata com a batedeira eléctrica, o ovo, os açúcares, a essência de limão e o sal até obter uma massa clara e com bolhas de ar.
Misture a farinha com o fermento e alterne com o óleo e o iogurte envolvendo tudo muito bem.
Distribua pelas formas e leve a forno pré-aquecido a 180º cerca de 25 minutos (teste do palito).
Depois de prontos desenforme e deixe arrefecer.
Enquanto isso prepare a cobertura - bata as natas até ficarem sólidas e misture suavemente a nutella. Com a ajuda do saco de pasteleiro e o bico de estrela distribua pelos cupcakes e leve ao frio para solidificar o creme.



Bom apetite!

Fontes: CoopZeitung nº 11 de Março 2013 e Tudo Receita

31 comentários:

  1. Cada vez mais, existem mais alergias! Umas mais fáceis de lidar e outras menos.
    Os meninos da tua chefe devem ser os meninos mais felizes, por te terem por perto e por os mimares desta maneira!!
    É sempre uma mais valia estar dentro de um assunto, que infelizmente se vê mais!
    E a tua amiga, escolheu a pessoa certa para a ajudar!!
    Olha, como gluten ou sem, eu só sei que estão aí estes queques pecaminosos!!
    La fico a olhar enquanto tomo o café!!
    Beijinhos minha schatzli!

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina, esses cupcakes estão lindos. Nunca fiz nem nunca comi, tenho de experimentar um dia destes :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. minha amiga querida sou apaixonada por cupcakes e estes seus estão maravilhosos demais .parabens bjokas doces e fofas

    ResponderEliminar
  4. Huumm.. que delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que lindos e apetitosos!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  6. Minha querida, estou em divida contigo em muitas receitas, mas o tempo anda tão escasso e o cansaço é muito que o blogue e tudo o que roda a sua volta acaba por ficar em segundo plano. Este meu comentário tem duas missões: 1ª agradecer-te o carinho constante no meu blogue apesar da minha ausência; 2º que estes teus cupcakes ficaram um mimo e uma tentação daquelas bem grandes e caso vivesses mais perto, no dia em que os fizeste tinha-te "assaltado" a casa :) O teu blogue está cada vez melhor, muitos parabéns pela tua dedicação que acaba por ser um prenda para tdos nós, pois dá gosto passar por aqui :)

    Beijinhos Grandes
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Maravilhosos estes cupcakes! Os filhos desse casal consolam-se, sortudos!!!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  8. Kinhas,

    Uma grande diferença na saúde, mas acredito que diferença nenhuma no sabor e no aspecto dos cupcakes.
    Com nutella também só podia dar nisto, vontade e mais vontade de prová-los!! Serei eu ou serão eles? Sinto-me uma criança só a pensar em lambuzar-me!
    Ainda bem que a tua amiga tem com quem contar, não é fácil, numa fase inicial, adaptarmo-nos a um tipo de alimentação diferente. Beijo para ela!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  9. Querida Catarina: és mesmo um doce de pessoa. Não contente por teres feito estes cupcakes tão bonitos e sem glúten, ainda vais postar receitas para quem é intolerante a esse alimento. Esses meninos são uns felizardos por te terem nas suas vidas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. O importante é saber lidar com as diferenças e minorar ao máximo a consequências das mesmas! Contigo por perto, estão todos "seguros" e bem alimentados :)
    Acredito que muitos mais vão beneficiar destas tuas partilhas :)

    Obrigada pelos elogios do blog, está simples, foi o que consegui e não desgostei!
    Respondi quanto à sopa, recebeste no mail?

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. hummmm deu agua na boca...

    Um lindo FDS pra vc...

    bjks

    Blog da Biane

    ResponderEliminar
  12. Catarina o que se passa hoje, que toda a gente faz sobremesas de chocolate???
    Estes teus queques ficaram uns Sr sedutores...será que ainda há algum? Hummmm com este aspecto tenho as minhas duvidas!!!

    Beijinhos e um bom fim de semana;

    ResponderEliminar
  13. Alergias, intolerâncias, cada vez vemos mais pessoas, eu por exemplo que à pouco tempo descobri que era intolerante à lactose. Estas receitinhas são um mimo :) estou como a Mena os putos tem sorte ter-te :p

    Venha dai uns para eu provar e efetuar um controlo de qualidade :) só por isso mesmo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Catarina,
    estes cupcakes são um miminho delicioso, estão lindos e bem gulosos como eu gosto.
    Minha querida, tenho andado com o tempo contado e com as visitas atrasadas aos meus cantinhos preferidos, por isso peço-te que me perdoes a minha ausência, tendo no entanto a certeza que venho aqui mais cedo ou mais tarde ver as tuas maravilhas.
    Tenho notado que estás a ficar uma chef 5* e fico muito orgulhosa por ti :)
    Vou levar talvez 2 ou 3 para o serão :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. parabens estao mesmo mt bonitos bravo bjs bd

    ResponderEliminar
  16. As intolerâncias alimentares não são fáceis de ferir no início! Mas cada vez há mais produtos que contornam esses problemas...
    Estes cupcakes ficaram com um aspecto delicioso!!! Adorei :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Estão simplesmente com aparência maravilhosa e é bom saber que temos receitas para pessoas com intolerâncias almentares.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  18. Ai que maravilha! Agora ia um com cafézinho :D (Estou a babar-me!!!)

    ResponderEliminar
  19. Olá Kinhas!
    Vou ficar atenta às tuas sugestões para as intolerâncias.
    Estes cupcakes têm um ótimo aspecto e ficaram muito gulosos.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  20. Olá Catarina,
    Excelente sugestão e ideal para as intolerâncias, obrigada pelas dicas.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  21. Muito lindo, ótima sugestão , passando para desejar uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  22. Cada vez mais há intolerâncias alimentares! Nada que não seja ultrapassado, como aqui demonstras :)
    Que lindos cupcakes minha querida!
    SAbes que adoro estes bolinhos :)
    E a cobertura? Irresistível!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Ficaram mesmo lindos :)... E que bons deviam estar!!!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  24. Olá amiga!

    Parabéns pela iniciativa da questão intolerância alimentar, pois é uma questão muito evidente na vida de muitas pessoas. E os lindinhos estão uma delícia!!!!!!!!
    Passei pra desejar uma ótima semana para vocês.

    Felicidades mil !!!

    ResponderEliminar
  25. Viver com a doença celíaca não é pera doce. Tenho uma amiga que sofre de intolerância ao glúten e teve de fazer uma re-educação dos seus hábitos alimentares. Vou dar-lhe esta tua receita e o link do teu blogue para ela se inspirar e não desanimar. beijinhos.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  26. Querida,

    De louvar essa tua iniciativa de começares a trazer receitas que possam adequar-se às pessoas que têm certas intolerânica, pois ao que parece cada vez mais se ouve falar dessas situações ! :)
    Os meninos da casa onde trabalhas têm a sorte de te ter por perto, decerto que os acarinhas como tão bem sabes fazer, tal como a essa tua grande amiga.

    Ficaram maravilhosos esses cupcakes, uma tentação irresistivel para quem, como eu, fou amante de Nutella ! :)
    Fabulosos !

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  27. Querida Kinhas,
    Estes cupcakes têm um aspecto tão tentador e lindo que, acho que mesmo quem não sofre esse tipo de intolerância será tentada a experimentá-los!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  28. Que bonitos que ficaram estes cupcakes!  mais uma receita a adicionar à minha ‘to-do-list’!  obrigada!

    ResponderEliminar
  29. Estupenda iniciativa amiga Kinhas, cada vez hay más personas con trastornos alimentarios y hay que pensar en ellas también y además has conseguido que se vean espléndidos.
    Un besitto

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas