terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cogumelos Portobello recheados acompanhados de esparguete com um pouco de tudo!




Apesar de ter uma boa colecção de livros e revistas de cozinha, é muitas vezes nos improvisos que vou buscar deliciosas refeições para satisfazer as duas barriguinhas cá de casa.
A sugestão de hoje foi isso mesmo: os cogumelos inspirei-me em algumas cozinhas que já os tinham feito deste modo, pois só agora consegui arranjar estes cogumelos cá e os esparguete foi feito com o que ia aparecendo caído da estante ou saído do frigorífico ;-)
Para nós ficou muito saboroso e satisfez plenamente a nossa fome! Sirvam-se...




Ingredientes:

Para o esparguete

250 gr de esparguete cozido al dente
1 cebola
6 cogumelos frescos médios
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de alcaparras
50 gr de bagas goji
3 colheres de sopa de amêndoa laminada
1 pitada de gengibre, pimenta branca e alho em pó
1 colher de sobremesa de molho de soja
1 pitada de sal rosa dos Himalayas
1 colher de sopa de Knorr granulado para legumes
1 dl de vinho branco



Para os cogumelos

4 cogumelos Portobello
200 gr de carne picada (vaca e porco)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola pequena
1 fio de azeite
sal e alho em pó q.b.
1 dl de vinho branco
1 dl de água (talvez nem tanta)
1 pitada de oregãos e/ou mangericão
queijo ralado q.b.




Preparação:

Comece por preparar a carne. Faça um refogado com a cebola picada no azeite. Quando a cebola estiver mole, junte a carne, a polpa de tomate, o vinho, a água, o sal, o alho em pó e os oregãos ou o mangericão.
Mexa tudo e deixe cozer cerca de 20 minutos em lume brando.
Entretanto coza o esparguete al dente em água temperada de sal e com um fio de azeite.
Num wok, corte a cebola em rodelas e deixe fritar ligeiramente no azeite.
Adicione os cogumelos laminados finamente, as alcaparras, as bagas goji, o gengibre, a pimenta, o alho em pó, o sal, o knorr granulado e o vinho. Mexa bem para tomar gosto e deixe cozinhar 2-3 minutos. Após este tempo, adicione a amêndoa, o esparguete escorrido e o molho de soja. Misture tudo e deixe tomar gosto por alguns minutos, sempre em lume brando.
Entretanto, num pirex, coloque um fio de azeite,  disponha os cogumelos bem lavado e sem o pé do meio. Recheie-os com a carne picada (sem molho) e cubra generosamente com o queijo ralado. Leve ao forno a 220º até o queijo derreter e dourar.
Sirva de imediato.





Bom apetite!

28 comentários:

  1. Muy rica receta Catarina ,la dejo pendiente para preparar un día . Abrazos

    ResponderEliminar
  2. Esse esparguete deve estar uma delicia, com essa combinação de sabores magnifica. Os cogumelos também estão bem apelativos, nunca fiz mas um dia destes experimento.

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Catarina,
    Juntas alguns dos meus favoritos: massa, cogumelos recheados, carne picada e queijo e fazes a melhor das refeições. Aquela que eu podia comer todos os dias sem me cansar, mas que como apenas de vez em quando, com muita pena, e que me enche, enche as medidas.
    Improviso com massas é do melhor, junta o que há e fica delicioso!

    Sal rosa dos himalayas nunca tinha visto, engraçado! A gente aprende cada coisa.

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Esses cogumelos estão uma tentação! Adorei o recheio :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Adoro cogumelos Portobello recheados e estes teus prometem! ;9
    Deve ter sido uma refeição maravilhosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. que bela proposta. adoro cogumelos portobello! bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Se são só duas barriguinhas a culpa é tua! Tinhas avisado e tinhas mais três!! jajaj... :) Não me importava mesmo nada, de ter estado aí e compartir esta maravilha contigo!!
    E agora os Portobello! Como gostas de me complicar a vidinha!! Amanha qd for às compras tenho que arranjar os ditos!! Têm-me perseguido e eu ainda nao lhe pude deitar a mão!! A diferença com os outros nao deve ser muita, e como eu ja provei os outros, imagino o sabor destes!!!
    Ah e as bagas de goji?? Uma excelente ideia na massa! Sabias que é anti oxidante?? Agora ja sei porque nao tens ruguinhas!!! :D
    Um beijinho minha schatzli!!!
    Mena.

    ResponderEliminar
  8. Mas que óptima sugestão!!! Eu adoro portobellos recheados, aliás, me confesso, adoro cogumelos de todas as formas e feitios!!!
    E os teus estão perfeitos!
    Cá por casa sai imensas vezes esparguete com tudo... lol :) somos terríveis!!!
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  9. Adoro cogumelos, esses recheados ficam uma tentação

    ResponderEliminar
  10. Que bela refeição!!! Confesso que não aprecio muito esses cogumelos... o esparguete chegava-me! :)
    Está estrondoso :)
    As refeições de improviso são quase sempre as melhores :)

    ResponderEliminar
  11. Catarina querida,
    adoro cogumelos e acompanhados dessa massa não dá
    pra resistir, delícia total!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  12. Ficou um prato tão guloso, me serviria bem de uma bela porção amiga, beijinhos !!!

    ResponderEliminar
  13. Catarina minha querida, que improviso maravilhoso !! O cogumelo ficou um espetáculo, depois de ver essa delícia vou correndo procurar, pois fiquei cheia de vontade de experimentar!! E uma massinha gostosa assim é sempre muito bem-vinda!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ficou com um excelente aspecto!
    Eu adoro cogumelos.

    ResponderEliminar
  15. Uma refeiçaõ bem apetitosa.
    Tem tudo para me agradar
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá catarina!
    Isso cehira bem, cheira a petisco dos bons.
    Massinha é sempre delicioso e cogumelos portobello recheados eu adoro :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá Catarina,
    cogumelos e massa, adoro estes dois alimentos, e quando são frescos muito mais.
    Ficou tudo com tão bom aspecto, e uma cor tão apetitosa, e depois ainda colocas queijo ralado, é mesmo para me tentares, que pena não ter sido convidada:)

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. tem tudo de que gosto para mim esta perfeito humm ja comia hehe bjs bs

    ResponderEliminar
  19. Querida Kinhas,
    Esta refeição é confort food ao mais alto nível e o aspecto é divino!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Eu adoro cogumelos portobello, adoro! Por isso é uma refeição que perfeita para mim :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Ai que bela inspiração, dá para 4 barriguitas?? O comer do Tomás levo na marmita :) Esses cogumelos estão com um aspeto fantástico.

    Beijos

    P.S. Estrondoso :P

    ResponderEliminar
  22. Amiga querida,

    Uma deliciosa e tentadora refeição, devo até dizer-te...
    Mas não te digo nada que já não saibas, não é verdade ?
    Sabes que os portobello andam a meter-se comigo nos supermercados !
    Tenho-os ignorado, mas a verdade é que ver refeições assim tão fantásticas em nada me ajuda ! lololo
    Lá vou ter de comprar e fazer !
    Adorei querida, adoro massa, carne picada, queijinho e cogumelos... estaria feliz à tua mesa ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Querida Catarina: estes improvisos são,muitas vezes, a melhor solução para uma refeição prática, rápida e de conforto.Os cogumelos estão tão gulosos: adoro-os assim gratinados e o esparguete ficou o acompanhamento perfeito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  24. Uma refeição maravilhosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Generalmente los platos más ricos, son las improvisaciones Kinhas, supongo porque le ponemos todas las cosas que nos gustan y acabamos haciendo platos a nuestra medida...yo disfruto muchísimo improvisando en la cocina y tengo la impresión que disfrutaría mucho con la tuya también...tiene muy buena pinta.
    Un besito

    ResponderEliminar
  26. Ola Catarina!
    Deliciosas receitas! Os cogumelos estão no ponto e o esparguete está divino.
    Parabéns, gostei muito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Já tenho pensado muitas vezes em fazer este tipo de receita (cogumelos portobellos recheados), agora que vi a tua receita, vou de certeza experimentar :-)

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas