segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bundtcake de avelãs e xarope de acér


Quando a Mena (Aventuras de uma Mama) e a Lia (Salsa Verde) se uniram e lançaram a Bundtmania que nesta sua primeira edição tem como tema o Outono, criaram um corropio na blogoesfera.
Eu, pois está claro, não podia deixar de participar. 
Só que com tanto trabalho que tenho tido, fui deixando passar o tempo... até que ontem o bundt lá saiu para acompanhar o café depois do almoço em família.
Escolhi uma receita do livro "Cake Simple by Christie Matheson", que me pareceu propícia ao tema e que alterei quase na totalidade, onde as avelãs e o xarope de acér têm a chave do sucesso deste bolo.


Ingredientes:

140 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
360 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de sal
240 ml de xarope de acér (maple sirup)
1 chávena (medida cup) de açúcar
4 ovos
300 ml de leite
100 gr de avelãs moídas


Preparação:

Numa taça, bata a manteiga com o xarope e o açúcar até obter um creme fofo.
Adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição.
Mexendo sempre, junte alternadamente a farinha com o fermento e o leite e por fim as avelãs.
Coloque na forma untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido a 180º. (esqueci-me de verificar o tempo de cozedura).
Depois de pronto, deixe arrefecer 10 minutos na forma e só então desenforme. Envolva em película aderente e deixe arrefecer totalmente.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.



Bom apetite!

31 comentários:

  1. Bom dia Catarina,
    ai eu estou mesmo como tu, é tudo para o fim mas espero ainda hoje publicar.
    Ficou tão bonito, oh e tens uma forma ainda mais bonita assim não vale:) Pois avelãs é mesmo de Outono até já deixam adivinhar o Natal.
    Um Bundt mais que perfeito a textura está fantástica e a combinação de todos estes ingredientes agrada-me.

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Em boa hora o fizeste Catarina, pois na verdade a tua presença era essencial neste desafio e, além disso, ninguém tinha trazido ainda (pelo menos que eu visse) um bundt de avelãs, fruto seco que tanto aprecio e que, como qualquer fruto seco, tão bem combina com o Outono!

    E não posso deixar de dizer, fica lindo nesse formato perfeito! :)

    Beijos,
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolos com avelã e o teu ficou lindo..
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Minha querida kinhas,
    ADORO a combinação e o aspecto e textura estão mesmo divinos e convidativos!!
    Obrigada por tirares um tempinho para nós querida e quanto às visitas, não te preocupes, vais quando podes.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Menina Kinhas, o que é isto?????
    Eu sabia que tu ias arranjar um bocadinho de tempo! Sim, porque além da Lia, tu tb tens uma quota parte de culpa nesta mania!!
    O meu unico livro de Bundts foi uma prenda tua, que guardo como uma verdadeira reliquia! Nao o empresto e anda sempre atras de mim!
    E tu também já tens esse bichinho porque além de os fazeres, tb os alteras e o resultado é perfeito!!
    Sem duvida um Bundt digno do Outono e os sabores que escolheste, levam-nos nessa viagem!!!
    Obrigado por te teres juntado a nós e por teres a paciência de Jó por aturar esta maluca!!
    Ah... E a minha fatia? Levo o Earl grey sim?
    Um beijinho minha Edelweiss!
    Mena

    ResponderEliminar
  6. adoro avelãs por isso esse bundt é perfeito para mim!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou com um aspecto fantástico, e só de imaginar o sabor fico a salivar!
    Tenho passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-metalurgica.html

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto de bolos com frutos secos! E esse teu com um aspecto desses deixou-me aqui a babar...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Que bundt cake mais lindo e precioso!!!! Vocês andam a picar-me, ai andam! Também vou fazer um ;)
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Catarina, ficou lindo! E com avelãs...deve ser mesmo bom!
    beijinhos
    Lena
    Cooking

    ResponderEliminar
  11. Agora uma fatia com um cházinho! ai ai

    ResponderEliminar
  12. Bundt perfeito. Ficou tão lindo e apetitoso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  13. Que lindo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Oh Catarina, tu estas imparável!!! :)
    Eu adoro avelãs, aliás adoro tudo o que seja fruto seco!
    Com o xarope deve ficar um bolo bem guloso!

    E a apresentação está fantástica! Mais uma vez, parabéns!!

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    não conhecia o seu blogue e gostei muito.
    Este bundt tem um aspecto divinal!
    Gostaria de lhe perguntar onde comprou o xarope de ácer. Não consigo arranjar por estas bandas :(

    Beijinho
    Sofia
    http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo o bolinho Catarina!
    Adoro esse formato nos bolos e adoro as meninas bundettes :)
    Este mês naõ vou conseguir levar o meu, ando sem tempo, mas espero por mais desafios.
    Adoro maple e avelãs, bela combinação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Adorei o bolo, a combinação de sabores parece-me perfeita!
    e as fotos estão mesmo bonitas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que bolo lindo, Catarina! Lindo, lindo!
    Gosto muito de maple syrup, agora não tenho cá em casa... Mas hei-de comprar e faço este bundt fantástico!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Querida Catarina: está lindo,lindo o teu bundt e com avelãs eu adoro. O maple syrup já vi na loja americana,mas achei-o para o carote :(
    No entanto, ao ver esta receita lá terei de o comprar,pois está mesmo tentador!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. Este bundtmania está a dar cabo de mim! Querida Catarina, essa fatia está irresistível, só é pena não estar aqui ao pé de mim!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  21. Que participação deliciosa, catarina!
    Mais um bundt irresistível!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Estou embevecida com tantas participações lindas Catarina. Esse seu com avelãs que delicia, e que lindo ficou. O visual é tão requintado não é? Adorei. Bela participação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Está mesmo super guloso este bolinho!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Uau Catarina,
    Que espetáculo bonito e saboroso :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  25. Ficou tao giro com o acucar em po a decorar...optimo para acompanhar com uma bela chavena de cha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. nao sei se passou mas bom faço de novo bem ficou mt bonito gostei mt da tua sugestao mt boa bjs bs

    ResponderEliminar
  27. Esta receita vem mesmo a calhar! Que bom! Tenho andado mesmo à procura de receitas onde possa utilizar o xarope de ácer que tenho asui em casa. Vou de certeza experimentar este bolo. OBRIGADA ;-)

    ResponderEliminar
  28. Pero Kinhas, chiquilla...esto es una maravilla, solo verlo ya me convence, leyendo los ingredientes me seduce y ese corte me fascina...realmente impresionante, para el otoño y para cualquier época del año.
    Un beso enorme

    ResponderEliminar
  29. Cat querida, teu bundtcake deve ter ficado delicioso, pena a gente morar tão longe né?
    Amei!
    Bjsssss amiga

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas