sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tarte de atum



Mesmo continuando com a minha dieta, há dias em que fujo à rotina e faço pratos simples, mas mais calóricos pois nem só de pão vive o Homem.
E quando tenho um bocadinho mais de tempo para pensar no que vou fazer para o jantar desse dia é quando me dá mais preguiça de ir para a cozinha e por mãos à obra.
As tartes que faço são muitas vezes resultado da minha pouca vontade de estar de frente ao fogão e quanto mais rápidas de elaborar melhor.
Mas isso não significa que não fiquem plenas de sabor e saciem barriguinhas mais esfomeadas como é o caso do mais que tudo que comeu a tarte quase toda sozinho :)


Ingredientes:

1 palca de massa folhada redonda estendida de compra
2 latas de atum
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 lata de milho
250 ml de natas
5 ovos
2 cebolas
queijo ralado q.b.
sal, pimenta noz-moscada e ervas aromáticas q.b.


Preparação:

Ligue o forno a 220º e disponha a massa numa tarteira e pique o fundo com um garfo.
Distribua pelo fundo da massa o milho, os cogumelos, o atum desfeito e escorrido e por cima as cebolas em rodelas. Reserve.
Bata as natas com os ovos, sal, pimenta, noz-moscada e ervas aromáticas. Vá juntando a pouco e pouco o queijo ralado até obter um creme um pouco grosso.
Coloque por cima dos ingredientes na tarte e espalhe bem.
Leve ao forno por cerca de 35-40 minutos ou até dourar e cozinhar.

Bom apetite!



34 comentários:

  1. Que bela refeição!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Essa tarte está com um aspecto bem apetitoso!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina desculpa ter vindo tão poucas vezes ao teu cantinho deliciosos...Só que não ando muito bem, e nem me apetece visitar nem comentar!
    Bem mas agora que vi esta tua tarte olha...que te digo que não ficava satisfeita só com, uma fatia tinhas que partilhar duas!!! Tem cá um aspecto nham nham!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  4. Catarina, a tua tarte tem todos os ingredientes para ser bem boa. Para além disso ficou perfeita. Uma ideia bem rápida, dias não são dias, dá-se uma facadinha na dieta, mas sabe bem, enche-nos o ego.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  5. A tarte esta com um aspecto super delicioso. Tambem gosto muito de fazer destas tartes quando nao me apetece estar a cozinhar... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro fazer tartes e quiches porque dão uma óptima refeição e faz-se muito rapidamente! São perfeitas para aqueles dias preguiçosos ou de pouca inspiração :)
    A tua ficou com óptimo aspecto, um jantar delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Adoro quiches! Toda a gente gosta quase!

    Ficou com muito bom aspecto...que se lixe a dieta! :D*

    ResponderEliminar
  8. Que ricura de tarta¡¡¡ me encanta, besos

    ResponderEliminar
  9. Ficou linda e com recheio delicioso.
    Aqui em casa só eu é que gosto, por isso nunca faço
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Querida Kinhas,
    Eu e o atum enlatado não somos lá grandes amigos. Ele não gosta muito de mim e eu também não vou muito à bola com ele, vá-se lá perceber o porquê, mas enfim...:)))!!
    Bom, tirando o atum amiga, até que esta tua tarte já marchava e lá ia o teu mais que tudo ter de sobreviver sem menos uma ou duas fatias, pois está com um aspecto excelente!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. que bem que me sabia uma fatia agora :)

    ResponderEliminar
  12. Sabe bem as vezes fugir da dieta e fugir daqueles pratos tao elaborados.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  13. Essa tarte está qualquer coisa de muito, mas mesmo muito bom!
    Percebo perfeitamente porque é que foi aprovadissima :)
    Mesmo em dieta, temos sempre direito a dias de "pecado".

    Já passaste no meu blog? Já saiu o vencedor do desafio. Envia-me email :)

    ResponderEliminar
  14. OLá Catarina,
    uma tarte plena de sabores sem dúvida e ficou muito linda
    assim não poderia sobrar quase nada, claro :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Oi Catarina, uma refeição prática e saborosa assim é perfeita para o fim de semana, linda tarte!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  16. Os olhos também comem... ficou linda.
    Bjs
    Selene

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Também gosto muito de fazer estas tartes, simples e extremamente reconfortantes! Percebo bem porque desaparece num instante!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Querida,

    Adoro tartes, adoro quiches e toda esta familia de pastelada que como sem parar e sem contento ! :)
    Faço por vezes de atum, é tão boa e a tua está tão linda, tão apetecível que... olha... era comer e repetir ! :)

    Beijinho grande minha linda ! *

    ResponderEliminar
  19. Querida Catarina: sabes que tinha guardada o que sobrou de uma lata grande de atum e não sabia o que havia de fazer com ela. Problema resolvido,amiga. As tartes são muito versáteis, agradam a todos cá em casa e esta em particular, é super fácil, fica linda e deve ser deliciosa. Vou por mãos à obra. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. Hola Kinhas, me encantan las tartas saladas y así doraditas resultan de lo más apetecibles...te ha quedado espléndida.
    Y en cuanto al queso de cabra...ya he visto que hay mucha gente que no le gusta, pero cualquier otro queso fresco quedará perfecto.
    Un beso preciosa

    ResponderEliminar
  21. Oi Cat querida, torta de atum é mesmo uma delícia e feita com carinho fica melhor ainda.

    Bjsssssssssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  22. Querida Catarina,
    sou amante de massas folhadas e de atum tbm, imagino
    o sabor que ficou essa tarte, a receita é maravilhosa
    e as fotos estão irresistíveis!

    Bjs, feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  23. Catarina querida, já estou de volta e com saudades das amigas, é muito bom poder voltar e desfrutar das receitas deliciosas que as amigas prepararam na minha ausência. A começar por sua linda Gallete, tenho visto muitas galletes deliciosas pelas participações das meninas, uma mais linda e gostosa que outra e a sua não poderia ser diferente. Deliciosa. E o bacalhau gratinado, que maravilhoso!!! Amo bacalhau, e seu gratinado ficou tão apetitoso, gostei muito da receita. Levo comigo. E por fim essa linda tarte de atum.Sou super fã de peixes e frutos do mar, e essa tarte ficou muito linda, douradinha como gosto e ótima para acompanhar uma salada. Muito obrigada pelo carinho em meu cantinho, uma linda semana para ti. Beijinhos, até amanha

    ResponderEliminar
  24. Catarina linda, está muito douradinha e apetitosa essa tarte!
    Realmente, também trabalho melhor sob pressão e com menos tempo ;)
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  25. Adoro quiches, esta está perfeita para mim!

    ResponderEliminar
  26. Que delícia amiga, passando para desejar uma semana abençoada!

    ResponderEliminar
  27. Alô
    A tua tarte está linda e muito apetitosa
    Cá em casa também gostamos muito e como tu dizes são muito praticas :-) mas sabes o que eu faço para não serem tão calóricas? não uso massa nenhuma e acredita que nem sentes falta, e em vez de natas uso um pouco de leite, por exemplo em 5 ovos ponho cerca de 2 dl de leite, ficam sempre muito boas e descolam bem da tarteira

    Beijokas

    ResponderEliminar
  28. Oh minha querida!
    Eu adoro quiches e as suas irmãs pasteladas...são uma tentação e muito práticas! Dá para aproveitar restos de comida...
    A de atum é uma das minhas preferidas e tua ficou com ótimo aspecto.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  29. Olha eu nao sei o que será hoje o jantar, mas la na dispensa nao ha massa folhada!!!
    E a mim nao me estranha que o namorido tenha comido toda, porque bom aspeto tem e certamente um sabor maravilhoso!!
    Eu sou suspeita porque adoro atum e tu sabes!! Por isso ja podes fazer uma, que desta ja nao há!!!
    Já estou de volta e ja sabes que o unico que faço é reclamar! Jaja
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  30. O aspecto está mesmo divino!! Adorei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. E passando por aqui não posso deixar de comentar esta lindíssima tarte de atum!
    Fez-me crescer água na boca da primeira vez que a vi, mas não tive tempo de comentá-la! Faz-me crescer ainda mais água na boca agora, perto da hora de almoço!
    Está mesmo perfeita, Kinhas! Estás de parabéns!
    Sem dúvida que vou guardar a receita :)

    Mais um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  32. Ai que belo aspecto que tem esta tarte!! Muito bonita e apetitosa. Vou experimentar num dia destes... obrigada pela partilha ;-)

    ResponderEliminar
  33. Acho que fazes muito bem e fugir às regras de vez em quando.
    Adorei esta tarte :)
    Kiss

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas