domingo, 15 de setembro de 2013

Risotto de bacon, ervilhas e cenoura para uma festa!


A minha doce Maria há umas semanas atrás fez-me um convite irrecusável: participar na festa do segundo aniversário da sua Oficina das Papitas.
Como presente pediu receitas simples que os seus fifis pudessem fazer sem se atrapalharem muito nas lides culinárias.
Confesso que a grandeza de tal convite me deixou a cabeça a fervilhar e muitas mas mesmo muitas ideias passaram à velocidade da luz cá dentro. Todas elas simples, mas a questão que se punha era: e se os rapazes não gostam?? Fiz mais uma receita que em breve estará  publicada noutro contexto mas a eleita para a festa é a que hoje vos trago.
Apenas e só mais um risotto para a já enorme colecção que o blogue tem, mas rico em sabores e que faz perfeitamente de prato único dado os ingredientes que leva. A ideia do bacon trouxe da minha querida Lia do seu Salsa Verde, o restante foi o senso comum a trabalhar.
Para a Maria e seus fifis com amizade <3



Ingredientes:

350 gr de arroz arbóreo (preferencialmente carnaroli)
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
1 cebola
1 fio de azeite
100 gr de bacon em cubinhos
200 gr de ervilhas + cenoura às rodelas
sal e pimenta q.b.
queijo parmesão ralado q.b.




Preparação:

Num tacho coloque o azeite e a cebola picada até que esta fique macia. Junte o bacon, as ervilhas e as cenouras e mexa bem. Adicione o arroz e envolva bem.
Adicione de o vinho. Reduza o calor e deixe evaporar quase na totalidade o vinho. Aos poucos vá juntando o caldo de legumes, deixando evaporar entre cada adição.
Quando o risotto estiver a ficar pronto (cerca de 20 minutos) tempere com sal e pimenta e polvilhe com queijo ralado. Envolva para ficar cremoso. Sirva de imediato.




Bom apetite!

27 comentários:

  1. Una presentación de lujo y rico rico. Gracias y buenas tardes

    ResponderEliminar
  2. Adoro risotto!! Está com um aspecto bem cremoso :)
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Adoro risotto e este tem um aspecto maravilhoso!! Gostei imenso, até fiquei com fome :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. esta 5* tem um aspceto tao bom que da agua na boca humm adorei bjs bd

    ResponderEliminar
  5. Que cremoso! ficou mesmo no ponto, este teu risoto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Catarina,
    o teu risoto ficou com um aspecto delicioso, e o melhor
    é simples de fazer, adorei!

    Beijos, feliz semana!

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho a certeza que a rapaziada da Maria vai adorar este risotto!!
    E os risottos podem abundar por aqui, que eu nao me importo nadinha!! Aquilo que eu gosto deles!
    Tu fazes risottos por mim e por ti! Os meus, nunca chegam é a fotos!! Jaja... Um dia prometo fazer e publicar para tu veres!!
    E qual é a outra receita, humm??? Está descansada que a mim tb me aconteceu o mesmo! Tive que me por no lugar deles e imaginar o que comeriam!!
    Acho que está perfeito e a ideia do bacon para dar aquele toque foi de mestre! Olarila!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  8. Catarina, que risotto mais apetitoso... super cremoso, amo esta combinação de bacon com vegetais... sempre faço aqui, lindas fotos!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina
    Que risoto deliciso, adoro risoto por isso tenho a certeza que iria gostar muito desse e a Maria e os fifis dela também vão gostar com toda a certeza

    Beijokas

    ResponderEliminar
  10. Esse risotto ficou uma delicia,esta cremoso como eu gosto
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Oi Catarina, ficou lindo e parece delicioso.A Maria deve ter adorado sua participação.Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Catarina querida, adoro risotos, é um prato pratico, facil de fazer,e completo. Adoro a variedade de criações que podemos fazer com ele. Seu risoto ficou tentador, cremoso do jeito que gosto, uma combinação de ingredientes perfeita. Beijinhos, ótima semana.

    ResponderEliminar
  13. Ficou com um belo e delicioso aspecto seu risoto Catarina!! Gosto muito de risoto, é um prato prático e elegante.
    A apresentação está linda, bem como as fotos !!

    Me desculpe por não ter respondido antes minha amiga, mas em tempo, esclarecendo sua dúvida; damasco é o mesmo que alperce.
    É engraçado que os nomes para a mesma fruta sejam tão diferentes no Brasil e em Portugal, mas é uma delícia, não é mesmo, eu adoro !!

    Beijinhos e uma ótima semana!!

    ResponderEliminar
  14. Olá Catarina!
    Devo dizer que a apresentação chamou-me a atenção,ficou mesmo tentador o teu risotto.Muito cremoso e suculento.Uma excelente escolha para participar,simples e delicioso!
    bjns

    ResponderEliminar
  15. Um risotto delicioso com uma apresentação linda

    ResponderEliminar
  16. olá, Catarina! Vai, certamente fazer um sucesso na festa da Maria! Adoro risotto e este ficou mesmo cremoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Penso que a festa ficou muito mais agradável com esse risotto!
    Ainda não coloquei bacon, preciso experimentar assim...
    Um bejim e boa semana!

    ResponderEliminar
  18. Querida Catarina: para além de estar muito bonito ( as tuas apresentações estão cada vez mais bonitas e "caprichadas"),deve estar delicioso,ainda por cima com aquele aspeto cremoso, irresistível. Adorei e já sei que a Maria também.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  19. Ficou lindo e aposto que delicioso :)
    Tenho evitado os hidratos de carbono pelo que esse prato cairia agora muito bem :)

    Bjks

    ResponderEliminar
  20. Este risotto está muito bonito e deve ter ficado delicioso!
    A Maria deve ter adorado!
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  21. Minha amiga querida,

    Receita da queridíssima Lia reproduzida por ti só podia resultar em sucesso absoluto !
    É que não tenho qualquer dúvida !
    A cremosidade e a cor desse lindo risotto não deixa margem para dúvidas, é um prato fantástico que tanto a Maria como seus filhotinhos irão adorar ! :)

    Grande beijinho **

    ResponderEliminar
  22. Minha querida,
    Que coisa mais deliciosa este teu risotto!!
    Adoro todos os ingredientes usados e querida, obrigada por teres gostado do meu barloto, eheheh!!
    Beijinhos amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Que lindo ficou esse risotto, Catarina, uma prenda deliciosa.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  24. Catarina,
    Este risotto está mesmo a pedir um garfinho para ser comido :)
    Tenho a certeza que os fifis da Maria irão adorar, eu gosto imenso deste arroz rebolodinho e cremoso como o teu
    Adorei os teus queques de goji e papoila, estão muito convidativos... posso roubar um?
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas