quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Queques de bagas goji e sementes de papoila



Há já algum tempo que não publicava bolinhos no blogue, não porque não tenha feito, mas porque têm sido apenas para as encomendas.

Por isso mesmo, hoje com parte da tarde livre e sem nada de urgente para fazer, fui para a cozinha ver o que precisava ser gasto.
Um iogurte grego natural e meio pacote de bagas goji foram o mote necessário para ligar o forno e fazer estes queques que são do mais simples que há.

Em pouco tempo estavam prontos e ainda estavam mornos quando comi o primeiro acompanhado de uma boa chávena de café quente pois as previsões meteorológicas para cá não são animadoras: o Outono chegou cedo, trouxe o frio e nas montanhas mais altas há previsão de neve...



Ingredientes (rende 16 unidades)

1 iogurte grego natural
2 copos de iogurte de açúcar
2 copos de iogurte de farinha peneirada
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 copo de iogurte de óleo de girassol
1 colher de sobremesa de essência de limão
2 colheres de sopa bem cheias de sementes de papoila
3 ovos
40 gr de bagas goji

Obs: O copo de iogurte é a medida de referência


Preparação:

Numa taça, bata muito bem o iogurte, o açúcar, o óleo, a essência de limão e os ovos até formar bolhas de ar.
Envolva a farinha peneirada e misturada com o fermento, seguida das sementes e das bagas.
Distribua pelas forminhas forradas com papel frisado e leve ao forno cerca de 20 minutos.


Bom apetite!

34 comentários:

  1. Que bolinhos deliciosos :)
    Ficaram lindos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Catarina: não é que ficaram mesmo lindos??? Adorei o interior, com as sementinhas de papoila e as bagas. Ideais para acompanhar um café ou chá nas tardes frias.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Ficaram muito lindos e com um ar super saboroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, catarina!
    Ficaram tão apetitosos estes queques! às vezes aproveitando algumas coisas criamos delicias, não é?!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos e deliciosos
    Bjinhos
    Selene

    ResponderEliminar
  6. Hummmmmmm...que cheirinho bom minha amiga...hummmmmm!
    Estão lindos e tentadores, estas sementinhas os deixaram
    mais irresistíveis!

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  7. Estão com ar de apetitosos agora com um cházinho saia bem.

    Bjs,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  8. Estão com um aspecto delicioso! Essas bagas são bem saborosas, só pode ter resultado muito bem :)

    Já tenho as malas feitas! :D

    Até breve!! :)

    ResponderEliminar
  9. Hum estes bolinhos estão a me tentar..... levo a receita e faço com outra fruta, acho que ficarão bons com a substituiçao...!!! Amiga aos poucos Jesus está me recuperando. Beijos

    ResponderEliminar
  10. Hummm, querida Catarina ... Parecem-me tão bem! Gosto muito de utilizar as sementes de papoila ! As bagas de goji ainda não coloquei em bolos , consumímos nas saladas ou coloco mesmo nos pratos quentes. Mas ficou com uma textura tão aveludada que vou ter de experimentar!
    Bejinho doce :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina!
    Gosto muito de usar sementes de papoila nos bolos porque ficam com uma textura maravilhosa, mas tu quiseste complicar e ainda lhe juntaste bagas goji. Devem ter ficado mesmo bons!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro bolinhos com as sementes! E estes têm um ar mesmo fofo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Em boa hora, fostes para a cozinha Catarina, pois estes bolinhos estão mesmo apetitosos.

    O sabor promete, e o aspeto também com tantas sementinhas, que eu adoro.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  14. Kinhas,
    De repente esta receita é tão mas tão simples e deliciosa que pensei que iria ler que ias levá-la ao aniversário da Maria!
    Bolinhos simples e saborosos que dão outro ambiente à casa ao ligar o forno e que nos enchem de conforto mesmo quando precisamos!
    Era um bolinho destes que eu precisava agora!!

    Um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  15. gostei muito da receita e da mistura de sabores ;)
    beijinhos
    Tanocas
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Ficaram lindos e parecem tão fofinhos, dá vontade roubar uns quantos!

    ResponderEliminar
  17. Eu quando me ponho a inventar, não me sai tao bem como os teus queques!!!
    Ainda bem que fazes estas invençoes, porque fiquei aqui maravilhada!!!
    As bajas de goji ainda nao entraram pela minha cozinha, apesar de as vender na farmacia!! É na farmacia vendemos de tudo!
    E esse toque das sementes de papoila deixa-os ainda mais requintados!!!
    O chá podes ir fazendo para a minha filha, mas para mim se nao te importa, um cafezinho, sim??
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  18. Catarina, eu gosto muito de fazer queques pela praticidade, em questão de poucos minutos podemos saborear um bolinho delicioso, lindos queques!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Que delícia para acompanhar um chãzinho. Ai o frio aqui também chegou e sem avisar :) restam estas receitinhas boas para nos aquecer. beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Buenas noches, Catalina! Pero qué delicia de receta! Me ha gustado muchísimo! Qué bien me vendría un par para el desayuno de mañana :) Biquiñossss

    ResponderEliminar
  21. bem que eu tambem comia um ou talvez uns dois pois eles dao agua na boca estao 5* beijinhos bs

    ResponderEliminar
  22. Cat querida, que vc tenha sempre as tardes livres e que venham sempre delícias assim dessa cozinha maravilhosa, afinal é a cozinha da Kinhas né? kkkk
    Bjssssssssss amiga

    ResponderEliminar
  23. Amiga!!!

    Vejo muito amor nas suas delícias...hummm

    Feliz final de semana. Fica com Deus

    ResponderEliminar
  24. Oi Catarina, nuca provei estes ingredientes tão exoticos.Mas fiquei curiosa.Ficaram lindos seus queques.Beijos e boa sexta.

    ResponderEliminar
  25. Que delicía, passando para desejar um ´timo final de semana!

    ResponderEliminar
  26. Eu imagino que os doces se tenham andado a fazer!
    Aliás a vontade dos docinhos nunca acaba, não é verdade?
    Quanto aos queques ficaram lindos :) Uma mistura de ingredientes diferente mas imagino que deliciosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. humm..que maravilha Catarina!! Uma tarde livre, uma ótima ideia e nasce uma criação perfeita, bolinhos deliciosos e fofinhos, amei !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Minha querida Kinhas,
    Pois por cá acontece o mesmo. O frio já se faz sentir e já apetecem collants e chás quentinhos e com uns queques lindos e deliciosos como estes a acompanhar, melhor saberiam!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  29. Posso ir até aí, só para me refrescar um pouco e comer um bolinho?
    Estão lindos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Aquele abraço amiga!!!

    Boa sorte pra vocês.

    ResponderEliminar
  31. Hummmmm só tem uma palavra para descrever essa maravilha.
    "Delicioso"
    Menina, que lindeza.. e com certeza super saboroso né?
    Adorei..

    Beijinhos e um final de semana super especial viu?

    ResponderEliminar
  32. Ficaram uns queques bem bonitos, adoro bagas goji :)
    kiss, Susana

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas