segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Pão escuro - Ruchbrot (MFP)

Tenho a MFP desde Dezembro mas só em Março passado é que a comecei a usar... Um pouco por medo nunca a tinha testado, até que houve o dia em que me esqueci de comprar pão e como tinha umas farinhas semi-prontas (basta juntar água) na despensa, pensei cá para mim: Tentar não custa e se não resultar é um dia que não se come pão!

A primeira experiência correu muito bem e as seguintes ainda melhor mas tudo com as ditas farinhas.
Também queria aprimorar a minha habilidade na arte de moldar pão o melhor possível se bem que algumas receitas dão para fazer todo o processo dentro da máquina.

O pão que hoje vos trago é sempre a minha primeira escolha na hora de o fazer pois adoro pão escuro. Na falta de paciência para moldar a Butterzopf para o mais que tudo, este é também sem dúvida o seu pão seguinte preferido. Acompanha bem com manteiga, compotas de fruta e charcutaria.




Ingredientes: (2 pães médios)

750 gr de mistura de farinhas (trigo, espelta e centeio)
40 gr de fermento de padeiro
2 dl de água
3 dl de leite
18 gr de sal fino


 

Preparação:

Coloque dentro da cuba da máquina a água,  o leite no qual desfez o fermento, a farinha e o sal.
Escolha o programa pão básico (na minha é o nº 4 que demora 3h15m) e inicie o programa com a tampa fechada.
Findo o tempo, retire a cuba e vire-a ao contrário numa rede deixando arrefecer para o pão soltar-se.
Agora é só saborear um pão caseiro acabado de fazer... :)


Bom apetite!

27 comentários:

  1. Ficou um pão lindo,adoro pão de mistura.
    Já levava umas fatias para o pequeno almoço.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Hum..adoro pão feito em casa! Desde que tenho a minha máquina nunca mais parei de fazer e raramente compro...
    É maravilhoso!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Ficou um pão lindo, Catarina! Adoro pão caseiro, acabado de fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que deixaste de ter medo à maquina de fazer pão!!
    Ela nao morde ninguém e além do mais faz-te paozinho assim! Que mais queres?? Teimosa como uma m.... E mais nao digo!
    O que digo é que tb gosto mais de paozinho mais escuro que dele branquinho! E se esta recem feito melhor!!
    Para o meu pequeno almoço já não, mas podes mandar umas fatias pro lanche que o almoço foi mto fraco!!
    Beijinhos minha schatzli,
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Uma mfp dá imenso jeito! O teu pãozinho tem optimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  6. minha amiga que pão divino heinnn parabens bjokas doces e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  8. Olá Catarina,
    ai ai, tanto tempo para experimentar, podia ter faltado o pão há mais tempo:)
    Ficou bastante fofo, bonito e o melhor e tudo é que leva ingredientes bastantes simples e sempre disponíveis em casa, adorei.
    É sempre um prazer vir a este cantinho, tantas coisas boas e nada complicadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Hola!!! Pues te ha quedado divino, cuanto más recetas de pan hagas mejor saldrán, a mi también me encanta amasar y luego zamparmelo, bssssssss.

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz pão em casa...deve ser tão bom...o teu ficou bem bonito!

    ResponderEliminar
  11. Há muito que não faço pão aqui em casa. Tenho a MFP mas tenho optado por amassá-lo na Bimby. Depois gosto de moldá-lo e cozê-lo no forno. Gostei muito do teu. Acho que vou já para a cozinha. Deste-me ânimo com esta receita.
    Beijos grandes e obrigada pelo teu comentário tão querido no blogue. Temos mesmo professores que nos marcam para a vida.
    Tudo de bom.~
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Oi Catarina, sabe que também tenho maquina de fazer pão e nunca usei.Adoro colocar a mão na massa e sentir a textura do pão entre os dedos.Sua receita ficou linda e parece delicioso.Ainda vou experimentar a minha maquina.Tenho vontade como você de aprender novos formatos para os pães porque ficam parecendo a mesma receita por causa dos formatos.Quem sabe aprenderemos juntas uma com a outra.Beijos minha querida, tenha uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  13. Hola Kinhas, ya estoy de vuelta y también con un pan, aunque bien diferente del tuyo, pero lo cierto es que me dan igual planos que abultados, me gusta hacer pan en cualquier formato.
    Este tuyo me vendría de perlas para el desayuno, tengo por ahí alguna mermelada casera que con un quesito fresco casarían de maravilla...como disfrutamos haciendo pan, somos como niños.
    Un beso enorme amiga mía

    ResponderEliminar
  14. Catarina,
    também gosto muito de fazer pão em casa seja na MFP ou à mão, torna-se viciante e sabem sempre melhor :)
    Gosto muito de pães escuros e adorei as farinhas que usaste. Nunca experimentei espelta, fica para a próxima.
    Amiga, tenho aqui um queijinho delicioso que ficaria tão bem nesse pãozinho :) vou roubar uma fatia ou duas :) porque está cá com um aspeto!!!
    Também como tu, gosto de ler as receitas, os textos e ver as fotos com muita atenção, gosto de saborear cada cantinho por onde passo.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Holaaaa, me encanta este pan con esa mezcla de harinas. Yo también estoy empezando en eso de preparar el pan y realmente donde haya un pan casero que se quite lo demás :) Qué mejor desayuno que unas rebanadas de este pan! Biquiñossss

    ResponderEliminar
  16. Que pão tão bonito! Fofo por dentro e crocante por fora, como eu gosto!
    Não tenho MFP, talvez fique na lista das próximas aquisições :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Hunnnn que pão delicioso
    Eu gosto muito de fazer pão e também tenho a MFP á alguns meses que a minha mãe me deu a dela (comprou-a mas raramente a usava por isso ofereceu-ma ehehe) e eu tenho tirado bom proveito
    Li algures (já não me lembro onde) que 1 colher de sobremesa de açúcar junto á farinha deixa a côdea mais estaladiça, não sei se é verdade ou não mas eu coloco sempre :-)

    Beijokas e cá espero mais receitas de pão

    ResponderEliminar
  19. Querida Kinhas,
    eu já estive para comprar a máquina mas nunca comprei! Faço sempre à mão! Mas gosto de ficar com as mãos a colar com a massa! Todo o processo de fazer pão, do cheiro que fica pela casa me encanta :)
    Eu adoro pão caseiro! Infelizmente não tenho tempo para o fazer tantas vezes qto gostava! Mas pronto!
    Que maravilha que ficou o teu! Está lindo!
    E com um doce aí em cima uma verdadeira maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Minha amiga querida,

    Quem mandou esperar tanto tempo para experimentar a MFP ?
    Hum ?
    Querias que ganhasse teias de aranha ? Não achas que já tens trabalho suficiente lá na tua hortinha, com as tuas plantinhas ? Agora querias tratar de aranhinhas, era ? lololol
    Ai miúda, miúda... olha lá que pão lindo, lindo nos trouxeste...
    Eu adoro a minha MFp e vou já roubar esta tua receita para a experimentar, vou, vou !
    Ficou fantástico querida, adorei !

    Uma grande beijoquinha ! *

    ResponderEliminar
  21. ficou um pao mt fofinho e o miolo esta 5* adorei bjs bs

    ResponderEliminar
  22. Catarina,
    eu tbm tenho um mfp, só utilizo quando estou com pressa e quando o meu esmalte está
    novo, rsrs, é uma bela ajudante.
    Os pães ficam maravilhosos, o seu ficou lindo, imagino o sabor, d+!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  23. Confesso que ainda não me convenci a comprar uma...mas depois vejo estes exemplos e fico a pensar!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  24. Que belezura de pão! A minha tem estado parada, mas agora, com o frio a aproximar-se... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Um pão simples mas com um aspecto rústico e super delicioso, mesmo como gosto deles!!
    Beijocas querida,
    Lia.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas