segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Iscas de fígado com batata cozida

Hoje trago uma sugestão que nem todos gostamos e eu contra mim falo pois é um prato que não aprecio de todo... Quando faço, apenas como as batatas e a cebolada. Como em tudo na vida não se pode agradar a gregos e troianos, mas tenta-se sempre equilibrar a balança.
Deste modo, as iscas cá em casa são apenas para o mais que tudo pois é um prato que aprecia muito e raríssimo eu fazer. Como ainda não tinha nada do género no blogue, achei por bem partilhar pois apesar de ser um prato muito simples de fazer, com certeza cada um de nós lhe há-de por o seu toque pessoal. Eu deixo aqui como faço.


Ingredientes (a olho)

Fígado de vitela cortado em fatias finas (iscas)
sal, pimenta branca e alho em pó para temperar
cebola ás rodelas finas
azeite
vinagre
1 folha de louro
batatas cozidas com ou ou sem pele


Preparação:

Lave as batatas muito bem e coloque-as a cozer em água temperada com sal. Quando estiverem prontas, escorra a água e reserve.
Entretanto, numa frigideira coloque o azeite e quando este estiver quente coloque as iscas previamente temperadas com sal, pimenta e alho em pó a fritar. Deixe cozinhar em lume brando, virando algumas vezes para que não queimem. Estão prontas quando no interior não estiver vermelho do sangue.
Retire-as para um prato fundo e no mesmo azeite coloque de seguida a cebola e a folha de louro deixando fritar até ficar macia. Tempere então com o vinagre a gosto e rectifique os temperos.
Coloque a cebolada por cima das iscas e sirva de imediato.

Bom apetite!

Nota: as iscas é um petisco que também se pode comer frio no pão no dia seguinte e fica igualmente saboroso (segundo a opinião de quem gosta)

28 comentários:

  1. Fico-me pelas batatas pois não gosto de figado.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina, eu quando era miúda gostava muito de figado e coração, agora não sou capaz de comer!
    Mas aqui por casa apesar de eu o não comer há mais gente que gosta e adora as iscas de figado...até gostam ainda mais dele passado uns dois ou três dias!
    Mas o teu pratinho tem muito bom aspecto.

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  3. Iscas eu gosto, muito de longe a longe, mas gosto.
    Já não faço há imenso tempo.
    Gostei do teu pratinho, com a batata e o molho, fica delicioso.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Uma bela refeição :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estas iscas estão mesmo a pedir um copinho de tinto. Gosto tanto de iscas e é uma excelente fonte de ferro. Acho que daqui a dias vai cheirar as iscas na minha cozinha.
    É curioso pois apesar de vivermos em sítios tão diferentes temos uma receita tão parecida. Eu apenas gosto de deixar o fígado de um dia para o outro no tempero e uso alho fresco e um pouco de massa de malagueta.
    Que petisco nos trouxeste!
    beijos grandes!
    patrícia

    ResponderEliminar
  6. Apesar do aspecto bem gostoso, eu também não aprecio muito fígado Catarina.
    Meu marido gosta, quem sabe faço pra ele qualquer dia, ele fica com o fígado e eu fico com as batatas…hehe !!

    Beijinhos e uma ótima semana!!

    ResponderEliminar
  7. Olá....
    Eu também não aprecio figado ;)...... Mas as batatinhas não dispenso :)..... Mas de qualquer foto e apresentação 5 ***** :D....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Pois, é mesmo isso, Catarina! Não se pode agradar a gregos e troianos e de facto eu não aprecio iscas! Por isso fico-me pelas batatas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Catarina querida,
    eu tbm não aprecio bife de fígado, mas sempre faço p/ o meu
    esposo e meu filho, eles amam.
    Fico tbm com as batatas e as rodelas de cebola que amooooooo!

    Bjs, feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  10. Querida Catarina: eu gosto de iscas,mas já não faço há imenso tempo,pois tal como te disse no FB, a minha filha não gosta.Por aqui costumamos acompanhar com batata frita.
    Nota: fiz ontem ( domingo) a tua tarte de atum antes de ir para a praia. Foi um sucesso. Todos adoraram cá em casa e é bem rápida e fácil de se fazer.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Cat querida, adivinha o que foi meu almoço hj...
    Exatamente iscas de fígado, embora eu seja super enjoada p/comer, adoro essas iscas kkkk
    Tuas iscas ficaram bem apetitosas acompanhadas dessas batatinhas.
    Bjssssssss amiga e uma noite abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  12. Catarina, aqui eu e o marido gostamos de figado, mas os filhos não podem sentir o cheiro rsrs, o seu com cebolas e batatas fica muito saboroso!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  13. Oi Catarina aqui em casa o marido é quem aprecia este prato.Ele também gosta assim feito em iscas e com cebola.Sua receita deve ficar muito saborosa.Sua torta de atum ficou linda amiga, realmente um arraso. Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelo convite Catarina, ainda não conheço a Suíça!!
    E caso venha passear pela Alemanha, minhas portas também estarão sempre abertas!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu não como carne há vários anos, mas, quando comia, gostava bastante de iscas de cebolada ;)
    Ficou muito bem apresentado!
    Beijinhos e bom dia!

    ResponderEliminar
  16. Pois olha, querida... cá em casa só eu é que gosto, o que significa que raramente faço. Esse pratinho está tão tentador! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Kinhas,
    Iscas, acho que é um gosto adquirido com a idade, ou é simplesmente a forma como se cozinha, passo a explicar:
    Quando era miúda, odiava fígado, a minha mãe fazia-o sempre assim, com a cebolada e eu odiava e claro, assim que comecei a poder optar, não comia de todo.
    Um dia, na Bélgica, apresentaram-me umas iscas de fígado bem fritas, mas sem estarem secas e enroladas em bacon. Bem amiga, não podendo recusar por ser falta de educação, comi, lambuzei-me, e comecei também a fazer e a adorar, mas só desta maneia, pois o bacon em conjugação com o fígado, transforma-o completamente.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. É daquelas coisas que ou se ama ou se odeia, eu por acaso gosto bastante :)

    ResponderEliminar
  19. Amiga, eu amei o sabor da rosti, a proxima vez colocarei bacon e cebola conforme sua sugestão, acredito que gostarei ainda mais.
    Eu gosto de fígado, bem temperado, se sentir muito o gosto original não como...rsrsrs
    Mas é uma refeição com muitas vitaminas.
    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Eu cá adoro iscas de fígado! :D

    E tenho lá no blog uma receita também...de vez em quando sabe muito bem*

    ResponderEliminar
  21. Olá Catarina! Eu gosto muito de iscas, acabadas de fazer ou frias no meio de um pão! :)
    Aqui em casa, coloco a cebola ao mesmo tempo que o fígado e apenas tempero os bifes com sal. Estes bifes têm muito ferro, como eu tanto preciso, e por isso mesmo, de vez enquando está presente na nossa mesa, ainda esta semana que passou, comi :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  22. Eu não gosto de iscas! Eheh!
    Mas o meu pai adora. Tenho a certeza que ia gostar muito da tua sugestão.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. bem ja eu adoro eu chamo iscas com todos hehe adorei o teu pratinho mt bom a meu gosto bravo bjs bs

    ResponderEliminar
  24. Raramente faço, os meus filhos não gostam!!!Mas porque não fazer só para mim??
    Hummmm brevemente....
    Bjkas

    ResponderEliminar
  25. Catarina,não sou grande apreciadora de fígado mas gostei de como tu o fizeste.Gostei muito do aspecto! ..
    Vou ter que experimentar.
    bjns

    ResponderEliminar
  26. Olá Catarina:)

    Eu gosto de iscas de fígado de porco de vitela já não aprecio. Por acaso já não faço à bastante tempo...
    Gostei do aspecto:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. ótima e nutritiva, um dia abençoado para ti!

    ResponderEliminar
  28. Já vi que não gostas, mas da proxima que fizeres avisa, que eu vou ter aí e tb como!!!
    Foi a ultima coisa que pedi à minha mãe que me fizesse antes de regressar! Desde pequena que gosto de iscas... Assim com a cebolinha e a batatinha!!! Para mim, é melhor que caviar!! :)
    Agora vou lanchar ali mais acima!
    :)
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas