terça-feira, 17 de setembro de 2013

Foccacia de tomate e azeitonas (MFP)



Desde que comecei a sentir verdadeira paixão pela cozinha, que a minha biblioteca cresce todos os meses, ou mesmo todas as semanas, com novas aquisições.
Fascinam-me os livros específicos, como por exemplo aqueles que trazem só receitas de pão, ou bolos, ou refeições leves em 30 minutos para vos dar alguns exemplos.
Gosto de me sentar na minha poltrona, de óculos postos a folhear os livros vezes sem fim pois de cada vez que os vejo descubro uma nova receita que não vi anteriormente.
Foi numa dessas horas de leitura que vi a foccacia que hoje vos trago e que marquei com um daqueles famosos papelinhos amarelos para não me esquecer.
Fi-la numa noite depois de ir colher tomates à horta frescos e sumarentos como eu gosto, com azeitonas e azeite dos olivais dos meu pais e tios que trouxe comigo quando vim de férias. Sabores caseiros conjugados em harmonia.




Ingredientes (para 2 pães)

275 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 saqueta de fermipan (fermento biológico seco)
3 colheres de sopa de azeite
475 gr de farinha


Para finalizar:

200 gr de tomates cereja
2 a 3 pés de alecrim
1 mão cheia de azeitonas
1 colher de chá de sal grosso
3 colheres de sopa de azeite




Preparação:

Coloque os ingredientes seguindo a ordem indicada até à farinha na cuba da mfp. Escolha o programa Massa e feche a tampa.
Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e divida ao meio. Espalme cada metade num formato oval um pouco maior que a palma da mão.
Coloque os pães num tabuleiro forrado com papel vegetal e com a ajuda de uma colher de pau faça depressões em toda a superfície.
Distribua pelos buracos os tomates, o alecrim e as azeitonas. Polvilhe com o sal e deixe repousar destapado durante 20 minutos.
Regue os pães com um pouco de azeite e coza em forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos.
Regue com o restante azeite e sirva morno ou frio.

Bom apetite!


Fonte: 200 receitas de pão - Joanna Farrow

37 comentários:

  1. Amo de verdade focaccia. Gostei tanto desta tua...
    Com ingredientes caseiros, até lhe sinto o sabor.
    Ah, e tu usas óculos ? :)
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Maria,

      uso apenas para ler, computador e televisão devido a ter a vista cansada :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Tu nao me fales em livros, porque eu se pudesse, a minha casa era pior que a FNAC!
    E tb sou assim, gosto de ter livros sobre um assunto especifico! Ainda nao tenho tudo o que quero, mas pouco a pouco!! Enquanto isso eu vou estando aqui à espera de mais receitas como esta!! Posso ter queda para muitas coisas, mas para a massa de pão, ainda nao tenho o jeito que quero! E depois babo-me aqui com estas tuas receitas e tenho uma para publicar!
    E esta será mais uma na lista!!! Olha mas sabes o que queria mesmo, era ser tua vizinha!! estás a imaginar? Pois ia ser um descalabro!! :)
    A minha fatia onde está?? Humm?
    Nem preciso de dizer que gostei, pois nao?
    beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. Adoro focaccia e essa ficou linda.
    Já me servia e olha que quando começo a comer vai meia...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha querida e ainda por cima com ingredientes tão especiais.
    Que delícia ficou esta focaccia e linda, linda amiga!!
    Adoro!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina:)

    Ando ansiosa por provar! Gostei muito da tua foccacia e comia já um bocadinho...

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que buena tiene que estar¡¡¡ quien pillara un trozo para merendar, besos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha! Já fiz foccacia mas não me lembrei de adicionar os tomates, e essa tua com tomates acabados de apanhar deve ter ficado deliciosa :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei esse aspecto bem rústico e apetitoso, maravilha!

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto maravilhoso!! Adorei a sugestão e a apresentação!! :)

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Ando há que tempos para fazer uma foccacia mas ainda não me aventurei.

    A tua ficou linda, Catarina, com um ar fofo.

    ResponderEliminar
  11. Olá....
    Que aspecto magnifico e deliciosa..... Adorei a tua sugestão..... 5 ***** .....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. eu só fiz focaccia uma vez e fiquei fã! a tua ficou mt bonita e com um aspecto delicioso!

    já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
  13. Querida Catarina, adorei a tua focaccia, nunca fiz, mas deixaste-me curiosa. Na minha mini horta de janela, não tenho tomates fresquinhos, mas não me impedirá de experimentar esta delicia. A massa ficou com um aspeto delicioso.
    Por aqui também, sempre que me ponho a desfolhar revistas de culinária, há sempre alguma que me surpreende, embora já as tenha visto, mas as revistas já são tantas, que nos vamos esqueçendo.

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  14. Olá Catarina,
    como eu te entendo em relação aos livros todos os meses é uma nova aquisição e quando não são duas, costumo procurar tudo que é sites de venda de livros, esta semana virá mais um, mas só de sobremesas:)
    Adoro foccacia, já fiz mais que uma vez e todos gostaram, mas tenho que confessar que a tua com este aspecto rústico está muito apetecível e com uma bonita apresentação, deliciosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Querida Catarina: pães e afins são mesmo a minha perdição. Esta tua foccacia ,com produtos frescos e caseiros, está divinal. Só é pena não a poder provar imediatamente,pois com a fominha que tenho, ela já ia TODA!!!!!!
    Bjns
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Oi Catarina, também adoro livros de receitas.coleciono a 30 anos então imagina meu arsenal, mas nunca achamos que temos o suficiente.Foccacia é uma das receitas que ainda não fiz mas que tenho imensa vontade.A sua ficou linda.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  17. Recentemente fiz a minha primeira focaccia e adorei a experiência :) em relação à colecção dos livros sou uma viciada, não consigo resistir a comprar novos livros :)
    A tua focaccia ficou com um aspecto maravilhoso!!! Adorei :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Minha querida,
    que inspiração maravilhosas, bela foccacia!
    Eu tenho uma mfp uso de vez em quando, prefiro sentir a massa
    mas a mfp é uma bela ajudante principalmente nos dias corridos!
    As fotos estão lindas, amo seu capricho!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  19. Catarina querida, adoro focaccia em especial com esses tomatinhos que são uma delicia. A sua massa ficou linda, com uma textura muito macia. Adorei. Bela focaccia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Estou a imaginar-te a por os óculos e a admirar as belas receitas :) e ainda bem que o fizeste de óculos senão não vias esta maravilhosa receita de Foccacia :) Está linda e apetitosa e ainda por cima com tomatinho biológico nham nham...

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. ai Catarina... ainda bem que tens esse ritual de procurar novas receitas, para depois partilhares estas maravilhas connosco!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que delicia!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Catarina querida , o que eu adoro folhear livros de culinária :) também prefiro os que escrevem sobre determinado tema específico.
    Agora, essa focaccia ficou tão apetitosa!!! Fiquei verdadeiramente fã desde que a minha irmã fez para mim :) e a tua ficou igualmente apelativa.
    Beijinho bem doce e um dia muito feliz!

    ResponderEliminar
  24. Eu tb adoro folhear os livros, e tb tenho essa sensação, cada vez que os vejo encontro novas receitas para testar!!!
    Ficou fabulosa essa foccacia!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Catarina, que linda foccacia... eu imagino o sabor que ficou
    com os tomates frescos da horta hummmmm!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Quando os ingredientes são de qualidade e oferecidos com amor, o resultado só pode ser bom!

    ResponderEliminar
  27. Querida, temos pontos em comum:

    Adoro comprar livros de culinária, quantos mais melhor...
    Já não sei onde os colocar...
    Adoro folheá-los vezes sem conta...
    E também os marco com os famosos "post-its" !
    lol

    Ou seja, são rituais comuns a quem gosta de ler e depois coloca em prática.
    E tu fizeste-o de forma fantástica, a tua focaccia ficou fabulosa, já cortava aí um bocadinho para trincar ! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. Cat querida, as fotos conseguiram mostrar que essa massa é maravilhosa...
    Adorei!
    Cat, o que realmente usaram foi a foto de uma receita que eu fiz, mas as minhas amigas entraram logo em ação kkkkkk e tiraram rapidinho a foto do post.
    Como é bom a gente ter amigas a nos proteger né?

    Bjssssssssssss querida e obrigada pelo apoio

    ResponderEliminar
  29. Catarina,
    nem sabes há quanto tempo ando para fazer uma foccacia e agora fiquei com uma inveja (boa) desta tua, que me apetece ir já fazer uma :)
    Está linda e muito apetitosa, apetece-me tirar um pedacinho.
    Também sou doida por livros e revistas de culinária, coleciono há imensos anos e tenho tantos que nem sei onde os colocar, aqui em casa já reclamam :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  30. Também ando para fazer foccacia, mas sempre a adiar. Mas agora tenho ainda mais vontade :)

    muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  31. Nunca fiz focaccia mas adorei a tua, parece bem fofinha.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  32. Adoro foccacia, em casa só fiz uma vez. Esta está com um aspecto maravilhoso, com tomates da horta ainda melhor ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Nem te passa pela cabeca a verdadeira tara que tenho por ficaccia. Chega a ser doença! Ja pedi ao cozinheiro para fazer esta! Vamos ver como se sai :-)

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas