terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bacalhau gratinado com cogumelos e bacon



Desde sempre gostei de bacalhau de todas as maneiras e feitios.




Mas desde que estou emigrada que este petisco começou a ter outro sabor para mim: sabor a saudades de casa.
Há muitos outros ingredientes e produtos da nossa cozinha, no qual o bacalhau se insere, que sempre que vou a Portugal vêm comigo na mala.
Em quase 6 anos de Suíça arrisquei sempre a passar o que trago, na fronteira e até à data nunca me fizeram paragem.
Sim, que nós emigrantes gostamos de trazer um pouco "de casa" sempre connosco!
Na zona onde resido há muitos portugueses, e às vezes dou por mim a sentir o cheiro da nossa comida e penso para com os meus botões: "Alguém está a matar saudades de Portugal..."



Por isso mesmo, e tentando fazer jus ao que a Ana do Cozinha em Sarilhos pedia, bacalhau é não apenas o prato mas também o ingrediente com o qual eu não vivo sem! E por isso mesmo é com esta receita que participo no seu passatempo "Um ano e com ele, um desafio!".
Porque este prato/ingrediente é muitas vezes o que me faz lembrar que sou uma portuguesa a viver num país estrangeiro que me acolheu e deu oportunidades que infelizmente talvez nunca as viesse a ter no meu país.

Em relação aos pratos/ingredientes do Reino Unido dos quais tenho curiosidade gostava de provar o Fish n' Chips :)



Sem mais demoras cá vai a receita:

Ingredientes:

600 gr de batatas novas
sal q.b.
3 postas d bacalhau demolhadas
1 folha de louro
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
100 gr de bacon em cubinhos
1 ramo de salsa
1 lata de cogumelos laminados
pimenta q.b.
1 pacote (250 ml ) de molho béchamel de compra




Preparação:

Coza as batatas com a pele em água temperada cerca de 10 minutos (conte o tempo após levantar fervura).
Coza separadamente o bacalhau por 5 minutos em água fervente na qual colocou a folha de louro.
Pele as batatas e reduza-as a puré. Reserve.
Elimine a pele e as espinhas do bacalhau e separe às lascas.
Refogue a cebola em rodelas e os alhos picados no azeite. Junte a salsa picada e o bacon e deixe refogar bem sem queimar.
Envolva metade do preparado no puré e transfira para uma travessa de ir ao forno.
Ao restante refogado junte os cogumelos e o bacalhau e deixe alourar um pouco mexendo para não pegar ao tacho. Tempere com sal e pimenta.
Transfira para a travessa onde já está o puré e cubra com o béchamel. Leve ao forno s 220º durante cerca de 30 minutos. Sirva de imediato.

Bom apetite!




Fonte: Nova Cozinha Tradicional Especial Bacalhau Ano 2009

38 comentários:

  1. Esse bacalhau está super apetitoso :)

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Kinhas,

    Gostei da parte de sentir o cheirinho e "alguém está a sentir saudades de casa"....é tão bom imaginar esses momentos!
    Gosto muito de bacalhau em pratos cremosos, suculentos e com diferentes texturas, como bacalhau com natas, com broa, arroz de bacalhau..
    Este gratinado é prato para juntar à lista, pois que cumpre todos os requisitos para ser um favorito. É cremoso e com diferentes texturas, além de ser cheio de sabores e ter óptimo aspecto!
    As fotografias estão estrondosas :D

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Catarina, que delicioso prato de bacalhau, é uma das formas que gosto também de o saborear.

    Imagino as vossas saudades, da nossa/vossa terra, mas se consegues levar um pedaço dos sabores de Portugal, é uma otima forma de minimizar a tristeza de estar longe.

    Beijocas, uma otima participação no desafio.

    Paula

    ResponderEliminar
  4. O nosso querido bacalhau!! Se há coisa que me faz falta é realmente o bacalhau, até hoje nunca trouxe na mala, mas já esta agendado para a próxima visita :)

    Adorei o pratinho...tudo tão português! Obrigada pela participação, que se percebe bem que veio de coração :)

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Kinhas,
    Como te entendo e como entendo a tua bagagem, pois com a minha acontece o mesmo.
    Em Londres há montes de lojas de produtos portugueses, mas como aqui não há, a solução é mesmo vir com a mala carregada do que cá não consigo arranjar e o bacalhau é sempre o primeiro da lista!!!
    E tens toda a razão, cozinhar bacalhau é matar saudades de casa e por aqui, como não tenho portugueses à volta, sou só eu a matar as saudades de Portugal, enquanto outros matarão saudades de outros Países.
    Quanto ao teu prato, vi-o esta manhã e nem comentei, pois nem tive tempo... (vai ao teu e-mail que percebes o porquê...).
    Está lindo, apetitoso e recheado de ingredientes que adoro. 5***** mesmo!!
    No que respeita à tua curiosidade pela cozinha britânica e pelo fish and chips, no dia que experimentares, primeiro pergunta qual é a melhor figh and chip loja do local e depois vai experimentar, porque se experimentares numa loja manhosa, vais odiar e ficar com uma ideia totalmente errada.
    Beijinhos querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Olá Kinhas
    Também gosto muito de bacalhau e de todas as maneiras.
    O teu está com um aspecto fantástico, cremeso..... ai..ai... que já estou com fome :-D

    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Minha querida,
    eu adoro bacalhau de todas as maneiras, tal como tu!
    Esta tua está com um aspecto delicioso :)
    Adoro gratinados!
    Abriste-me o apetite querida!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Um bom prato de bacalhau sabe sempre bem e este que tem ingredientes de que eu gosto tanto deve ser uma pequena grande delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de bacalhau Catarina! :D

    Mesmo, acho que os sentimentos entre as pessoas e a manifestação de qualquer, é através da comida...deve ser difícil estar longe de casa...mas a comida aconchega e alimenta a alma...
    Ia comer um pratinho aí à Suiça! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Estar longe da família e amigos deve ser muito complicado, mas acredito que também não seja fácil de repente vermo-nos privados de ingredientes e pratos que tanto se gosta!
    Este bacalhau ficou com óptimo aspecto, que delícia! O bacalhau é um peixe tão versátil e os portugueses são mestres em cozinha-lo de 1001 maneiras :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Hmmmmmmmmmm que delicia esse bacalhau!
    Amei essa receita =)
    Que belo aspecto!
    Beijãooo

    ResponderEliminar
  12. Pois eu junto-me a essas saudades de Portugal, qd como bacalhau... Ou outra coisa qualquer!!
    Há muita coisa que tem um toque muito nosso, e o bacalhau é um deles! Mas ja o podes fazer da maneira que faças que no meio, tem o nome do nosso país no meio.
    Fiquei aqui a salivar... Acho que o bacalhau e o bechamel fazem um casamento perfeito!!!
    Deixa-me regressar à Sibéria e a gente ja conversa!!!
    Um beijinho minha schatzli!
    Mena

    ResponderEliminar
  13. Olá, Catarina!
    Adorei a tua sugestão ;).... Também sou apreciadora de bacalhau de todas as maneiras e feitios.... Gostei muito do aspecto do teu pratinho.... nham nham :D....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Querida Catarina,
    amo bacalhau e feito dessa forma fica com gostinho de
    quero mais!
    Seu prato ficou irresistível, fotos lindas!

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  15. Eu também adoro bacalhau e achei o teu uma delicia.
    Já jantei mas ainda tenho espaço para provar essa maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Kinhas: penso que não há ingrediente que melhor traduza o que é ser português do que o nosso velho e fiel amigo.Não sei o que é viver fora do país,mas imagino as saudades. Há pouco tempo a nossa Mena postava uma canção do Carlos Paião,onde ele cantava "... e doi muito partir sem voltar". Gosto muito desta canção,mas foi só naquele momento que me "toquei" que o poema representava aquilo que os emigrantes realmente sentem.
    Quanto ao teu bacalhau, está excelente, as fotos estão lindas e a apresentação também.Gostei do gratinado nestas formas tão tipicamente portuguesas. Tudo pensado ao pormenor, com a qualidade que emprestas a tudo. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. Yo estoy de acuerdo contigo en lo del bacalao...me gusta de cualquier forma, y no cabe duda que disfrutaría enormemente con tu plato, su aspecto es inmejorable.
    Un beso querida Kinhas

    ResponderEliminar
  18. Kinhas que excelente sugestão...está lindo e deve estar maravilhoso!!!!
    Adorei....
    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  19. Está com um aspecto tao apetitoso.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  20. Oi Catarina, todos ja devem estar cansado de saber que amo bacalhau.Sempre que vejo fico com vontade.sua receita ficou linda, parabéns.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Catarina minha querida amiga


    Eu so sei o que é sentir saudades do nosso país como referi no meu post por uns dias quando vou de ferias para outro destino qualquer, e quando regresso as saudades ja sao muitas... Nao consigo nunca (pelo menos por enquanto, o dia de amanha nao o sei) traduzir por palavras o que vcs devem sentir... e levar convosco ingredientes tao nossos deve ser quase como levar um pouco do nosso pais e da nossa gente na mala!!!

    Adorei o teu bacalhau, está deveras delicioso e com uma apresentaçao fantastica!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  22. Mas não é que este prato podia ser o meu almoço? Ele ficou a chamar por mim e eu por ele :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
  23. Ah..como te entendo Catarina, estando aqui na Alemanha, sinto falta de tantas comidinhas gostosas do meu amado país !! Bacalhau certamente está entre elas, até porque no Brasil também apreciamos muito bacalhau e aqui só encontro bacalhau fresco, que também é bom, mas em algumas receitas realmente não fica a mesma coisa. Sempre trago coisas do Brasil, mas certas coisas como carne seca e bacalhau nunca tive coragem.
    Seu bacalhau está maravilhoso e com certeza super saboroso e as fotos lindas !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Catarina:)

    Também adoro de todas as maneiras e feitios - desde que seja bacalhau combina com tudo.
    Adorei a tua sugestão que tão bonita fica nessa loiça tipicamente portuguesa - tal e qual o bacalhau:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Querida Catarina,
    bacalhau é um dos pratos que eu também gosto muito de qualquer maneira e não me canso de fazer, o seu bacalhau esta perfeito, gratinado assim hummm... fica delicioso!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Oi Kinhas!
    O mais difícil de emigrar são as saudades da família e do país! Imagino que não será nada fácil!
    Este teu bacalhau tem ótimo aspecto e eu adoro bacalhau. Já apontei esta receita para experimentar.
    Beijinhos

    Paula
    www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Ai que belo gratinado, bela Catarina!!! Também é um peixe que preparo constantemente (tenho uma para postar de bacalhau...)!
    Beijinhos, boa quinta!

    ResponderEliminar
  28. Querida,

    Esse bacalhau está com um asepcto divinal e compreendo-te bem... ao cozinharmos ingredientes tão lusos, parece que de certa forma minimizamos as saudades e trazemos Portugal e os nossos para junto de nós ! :)
    Força aí, amiga ! :)

    Adorei o gratinado querida, adorei as lindíssimas fotos que estão a cada dia mais e mais bonitas, a loiça de barro na qual tanto adoro comer e também adoro o fiel amigo que nunca nos falha ! :)

    Uma grande beijoca para Ti ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  29. Ai que delicia Catarina! O que fui eu fazer. Visitar-te com a "larica" que estou...ai ai...
    Agora fiquei pior. Quero!
    Ficou excelente. Adorei o conjunto de ingredientes. Perfeito.

    Beijinhos doces e levo um pratinho sim Srª. =D

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  30. Catarina, que maravilha de bacalhau, amei demais...
    fiquei imaginando o sabor.
    bjos

    ResponderEliminar
  31. Quase todos os emigrantes que conheço se queixam da falta do bacalhau! Será que não exportam, temos cá tanto!
    É só dizeres que mando-te umas caixas :-)
    Não podes deixar de fazer estes pratinhos deliciosos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Oh bacalhau ajuda sempre a matar saudades.. sempre que posso também trago comigo na mala. Por vezes trago mais comida que outra coisa qualquer na mala e sabe tão bem :)

    Ah e o gratinado tem muito bom aspecto! :)

    ResponderEliminar
  33. Catarina olha o que foste fazer com este poste?
    Toda a gente ficou a salivar pelo teu prato de bacalhau...também pudera com a apresentação que ele tem!!
    Sabes que adoro todas as tuas receitas!
    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  34. Eu adoro bacalhau, e está mesmo super esse teu gratinado :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Mais uma receita estupenda, Kinhas. Nisto dos blogues também acontece como nas "conversas que são como as cerejas"... Tinha de te vir dar os parabéns, depois de encontrar esta tua receita lá na Escócia, na Salsa Verde da Lia. Honras vos sejam feitas! Este prato que não é difícil, pode tornar-se uma refeição bem requintada. Parabéns. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas