sábado, 24 de agosto de 2013

Risotto de cenoura



O prato que hoje trago é apenas mais uma das muitas versões de risotto que tenho feito desde que aprendi a gostar deste prato tão tipicamente italiano.
Uma conjugação de entre o adocicado da cenoura e a cremosidade que o queijo dá ao arroz fez as delícias de nós os dois num jantar desta semana e é com este prato que participo na 5ª edição da escolha do ingrediente, ideia original do blogue a Tertúlia da Susy e que este mês está "hospedado" no cantinho da doce Mafalda - Fornadas de Miminhos.
Segue a receita...




Ingredientes:

350 gr de arroz arbóreo (para risotto)
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
6 cenouras trituradas (usei o processador)
1 cebola
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
queijo ralado q.b.




Preparação:

Num tacho coloque o azeite e a cebola picada até que esta fique macia. Junte o arroz e a cenoura e mexa bem para fritar e envolver.
Adicione de o vinho. Reduza o calor e deixe evaporar quase na totalidade o vinho. Aos poucos vá juntando o caldo de legumes, deixando evaporar entre cada adição.
Quando o risotto estiver a ficar pronto (cerca de 20 minutos) tempere com sal e pimenta e polvilhe com queijo ralado. Envolva para ficar cremoso. Sirva de imediato.

Bom apetite!

31 comentários:

  1. Que lindo risotto, deve ter ficado tão bom!!
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Querida Kinhas: mais uma delícia que sai desta cozinha. Ficou com um aspeto tão cremoso e apetitoso!Com cenoura é uma excelente ideia,pois fica saudável e colorido.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Minha linda amiga...

    Risotto é daquelas refeiçoes que faz os meus filhos abrirem um enorme sorriso quando coloco os pratos na mesa... Adoram... O teu de cenoura deixou-me a babar pela cremosidade pela cor linda e pelo sabor que so pode ser delicioso!!! Boa participaçao!!!

    Mega beijocas

    margarida

    ResponderEliminar
  4. Que risoto delicioso! Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Passando para desejar um ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  6. Hummm... que bom aspeto, querida.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Delicioso risotto Kinhas, a mi el arroz me encanta y el tuyo está para meter el tenedor y no dejar ni un grano.
    Un beso y buen fin de semana

    ResponderEliminar
  8. Ficou tão tentador Catarina! E com a tua descrição dos sabores, fiquei literalmente a salivar... :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro um pratinho de arroz então uma pratinho de risotto não consigo resistir...que aspecto delicioso!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  10. Que magnífico aspecto. Adorei. Recomendas algum vinho branco em particular?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pecola,

      Pessoalmente uso um vinho suíço da região demarcada do Valais, cujo nome é La Côte. A casta com que este vinho é feito é a chasselas. Na falta deste vinho recomendo um vinho branco seco ou então espumante que também já usei e faz um risotto perfeito.
      Espero ter respondido á tua dúvida.

      beijinhos

      Eliminar
  11. Óptima participação - e apresentação.

    ResponderEliminar
  12. Olá querida!
    Simples, prático e tentador, a cor ficou linda!

    Bjs, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  13. Catarina também sou grande apreciadora de risoto, embora os esquisitinhos aqui de casa não apreciarem muito.Em especial de cenoura, pois além de ficar uma cor linda, ficou delicioso certamente. Bela participação. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  14. Querida Catarina, muito obrigada por esta participação tão "aconchegante" :D
    Adoro o aspecto e a cor! Uma óptima escolha!!

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  15. Catarina,
    Esse risotto ficou bem cremoso e de certeza bem gostoso.
    Obrigada pela participação,
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  16. Que bonito risotto e que saborosa participação!!!
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  17. Gosto tanto de risotto, deve ficar delicioso

    ResponderEliminar
  18. Hola Catalina!!! Lo primero agredecer tu visita por mi blog y lo segundo decirte que me encanta la receta que de risotto que has preparado, no la conocía con tan pocos ingredientes pero es que seguro que está deliciosa. Me quedo como seguidora y dando una vuelta por tu cocina, bssss.

    ResponderEliminar
  19. Oi Cat, saudades menina...
    Tb sumi um pouquinho kkkk
    Teu risoto ficou com um colorido maravilhoso, só de olhar a foto a gente já fica com água na boca
    Hummmmmm!
    Bjssssssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  20. Delícia de risoto Catarina e ficou com uma cor linda !! Eu também adoro o adocicado da cenoura.

    Beijinhos e uma ótima semana!!

    ResponderEliminar
  21. Ando para experimentar fazer risoto. Gostei tanto do aspecto do teu, que vou guardar esta delicia.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  22. Olá amiga!!

    Amei a nova cara do blog..ficou um show!!

    Quantas saudades de vc...e suas delícias...hummmm são d+++

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  23. Esse risoto a acompanhar uns bifes de frango grelhados hummmm vinha mesmo a calhar :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Adoro risotto! tão cremoso, uma delicia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Se há pratos que me encantam o risotto é um deles!
    Adoro, adoro :)
    Risotto de cenoura parece-me uma ideia fantástica!
    O prato ficou com um aspecto encantador Catarina!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Querida Kinhas,
    Que delícia de risotto. Adoro risottos e esta tua sugestão é fantástica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  27. Minha querida Caty,

    Excelente participação no desafio da Susy! :)

    O teu risotto está belo, na sua simplicidde e apresentação perfeitas, adorei a receita e envergonho-me de nunca ter experimentado fazer, ainda por cima vim de Itália onde é tão comum prepará-lo ! :)
    Sei lá, nunca calhou, ou então tenho receio de que não me calhe ! ;)
    Vamos ver, um dia há-de acontecer, sem dúvida, só espero que fique assim, lindo como o teu !

    Beijinho grande para ti ! :)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  28. :) Olha eu dou-te o beneficio da dúvida!!
    Eu e a cenoura nao somos muito amigas, mas tenho que admitir que o risotto e eu somos amigos intimos!!
    A cor é simplesmente fantástica e ja tenho um bom motivo para os pequenos, assim como eu comer-mos cenourinha sem ser passada!!!
    Afinal de contas, os olhos ficam mais bonitos não é?
    A Mafalda estará contente com esta participaçao! Mas avisa da proxima que eu passo para o jantar, sim?
    Beijinhos minha edelweiss!
    Mena

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas