terça-feira, 13 de agosto de 2013

Risotto al pommodoro e funghi para o regresso...

Estou de regresso!

15 dias de férias bem gozadas, onde recuperei energias e aproveitei ao máximo a companhia da família e dos amigos.
Desde que vivo nos Alpes, desta vez foi a única altura em que não me senti tão triste com a partida... Quem está longe como eu, percebe perfeitamente o que é estarmos longe de quem gostamos um ano inteiro. Acho que cinco anos e meio depois finalmente me acostumei à ideia de que a Suiça é decididamente o meu lugar no Mundo... As saudades ficam sempre e vivo com elas todos os dias, mas quem sabe um dia não regressarei ás origens?

Por isso, hoje trago para o meu regresso ao meu cantinho um risotto. Já várias vezes mencionei aqui o quanto gosto deste prato! Sempre que olho para o pacote uma ideia nova surge para o fazer... Eu nem preciso de mais nada, um prato de risotto para mim serve como refeição completa!

Há uns tempos vi num anúncio no folheto do supermercado um risotto daqueles pré-cozinhados de tomate e fiquei com aquela ideia na cabeça a matutar até hoje! Então decidi ir para a cozinha por mãos há obra! O resultado foi este! Delicioso e a repetir muitaaaaas vezes :)






Ingredientes:

350 gr de arroz arbóreo (para risotto)
2 dl de vinho branco
8 dl de caldo de legumes
4 a 5 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
1 lata de cogumelos inteiros (se forem frescos é o ideal)
1 cebola
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
queijo ralado q.b.




Preparação:

Num tacho coloque o azeite e a cebola picada até que esta fique macia. Junte o arroz e mexa bem para fritar e envolver.
Adicione de seguida a polpa de tomate e o vinho. Reduza o calor e deixe evaporar quase na totalidade o vinho. Aos poucos vá juntando o caldo de legumes, deixando evaporar entre cada adição e numa dessas adições junte também os cogumelos.
Quando o risotto estiver a ficar pronto (cerca de 20 minutos) tempere com sal e pimenta e polvilhe com queijo ralado. Envolva para ficar cremoso.
Se gostar, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.





Bom apetite!

Ah! Quase me esquecia :) que acham do novo aspecto do blogue? Tenho a agradecer à minha querida Mena do Aventuras de uma Mama pois foi ela quem concebeu o novo layout do meu cantinho!

36 comentários:

  1. Ai como eu te entendo por falares de ferias!! E depois aproveitamos tudinho até à exaustao!
    Olha este risotto é que me deixou aqui exausta!! De tanto olhar para ele! Ultimamente tenho feito e adivinha de quê? De cogumelos! Sem o tomate, mas ja fiquei a matutar como tu!!
    Olha eu nem sei quem é essa que tu falas no fim do post, mas este teu cantinho tem a tua cara!!
    Um beijinho minha schatz!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina! O que tu foste para aqui meter, mulher! Eu adoro risotto, é o meu arroz preferido e gosto de quase todas as formas e mais algumas. Está com um aspecto e apresentação fantásticos, parabéns. ;)
    E olha, gosto da "cara lavada" do blog, tá mais "clean". A Mena tem olho para a coisa. ;)
    Espero que as férias te tenham inspirado para nos surpreenderes com muitas e boas receitas.
    Beijinho.

    Célio.

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina... eu também adoro risotto e o teu ficou bem ao meu gosto :)

    BemVinda :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Adorei o novo visual esta lindo.
    O risotto uma verdadeira delicia,há muito que não faço.
    Bj

    ResponderEliminar
  5. minha amiga este novo visu esta linnndoo amei o layout parabens amei minha amiga que saudades de voce viu sua linda amei a receita bjus grandes e doces

    ResponderEliminar
  6. Adorei o risotto, tem um aspecto cremoso e super delicioso! Com queijo ralado por cima deve ser mesmo um conforto!
    Caía mesmo bem agora no escritório...onde ainda estou!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  7. Olá....
    5 ***** :D...............
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Catarina, com as energias renovadas bem que nos trouxeste mais um areceita deliciosa!! Ficou com um aspecto lindo! Que vontade de tirar uma garfada! :D
    O blog tem uma cara nova bem colorida e docinha! :)

    Se puderes participa no passatempo a decorrer no meu blog! Gostava muito, deixo-te aqui o link: http://fornadasdemiminhos.blogspot.pt/2013/08/torta-de-cenoura-escolha-do-ingrediente.html

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto maravilhoso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Catarina ainda bem que já voltaste e que tiveste uma ótimas férias...olha ótimo também deve deve de estar este teu pratinho!!!
    Adoro um bom risotto de cogumelos e queijo...não vou muito com o tomate porque o meu estomago não o aceita lá muito bem!!! Mas o ficou com um aspecto bem convidativo. :D

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  11. Catarina, adorei a nova versão da tua cozinha, está mesmo muito bonita.

    Quanto ao risotto, está bem apetecível, uma delicia, bom recomeço e muitas delicias, vindas dai da Suiça e da tua cozinha maravilha.

    Uma beijoca
    Paula

    ResponderEliminar
  12. O Risotto está com aspeto tão bom :) hummmmmm

    As saudades ficam sempre, mas a pessoa acaba por aprender a viver com isso não é?

    O novo Layout está muito giro, afinal ela sabe fazer mais que bundt :P

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Amei o novo visual do blog!! E que delícia é essa aí em cima?
    Abraços,
    Sandra

    ResponderEliminar
  14. Olá Catarina,
    felizmente não sei o que é estar longe de quem gostamos tanto tempo e tão longe, e por estes motivos todos tenho uma enorme admiração por todos que saem deste nosso Portugal.
    Gosto tanto e risottos o que mais gosto neles é a sua cremosidade e costumo colocar sempre queijo da Ilha o que acho que ainda ficam melhores, este está mesmo ao meu gosto com cogumelos não podia ser melhor, ficou fantástico.
    O blog ficou mais "limpo" com esta nova imagem, eu gosto bastante.

    beijinhos e bom regresso

    ResponderEliminar
  15. Un arroz sencillo pero con muy buena presencia, gracias por compartir.Besoss

    ResponderEliminar
  16. Olá querida , senti sua falta, que bom que está de volta, uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Querida Kinhas,
    Como te entendo, pois vivendo eu na Escócia há 7 anos, agora é aqui que chamo "casa" e quando vou de férias, já sinto saudades de "casa", mas é sempre com muita alegria que anseio pelas férias e por ver os amigos e família.
    Que belo retorno o teu, com um risotto que tanto adoro. Ficou um espectáculo. Ainda ontem fiz, mas de cevada em vez de arroz. Experimenta se puderes, pois vais adorar.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. Catarina, adorei o risoto! Os sabores são perfeitos e está cremosos... como eu gosto.
    Gostei muito também da nova cara do blog... a nossa Mena é uma mesmo uma artista, na cozinha e não só! :)
    Beijinhos e bom regresso ao trabalho e aos Alpes!

    ResponderEliminar
  19. Oi Catarina, quantas novidades para comentar.Primeiro seja bem vinda de volta, fico muito feliz em saber que aproveitou bem sua estada com a familia.É sempre bom regressar às origens, mas nossa casa é sempre nosso lugar de apoio.Ficou lindo o novo visual do blog, mais leve e bem a sua cara, adorei.E quanto ao seu risoto ficou com um aspecto tentador.Eu acho que também repetiria muitas vezes.Beijos querida, que Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
  20. Olá Catarina,bem vinda de volta!O layout ficou muito lindo,a Mena fez um belo trabalho.Eu não sou grande apreciadora de arroz mas assim cremoso e com cogumelos deve ser delicioso.O teu ficou muito tentador.Vou ter que experimentar.
    bjns

    ResponderEliminar
  21. Catarina,
    o blog ficou bem leve e bonito. Gostei. Risoto é sempre bom, né?
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Pensei que fosses estar todo o mês! :)
    Todos me dizem que ao fim de uns anos, tomamos o pais para o qual fomos como nosso e que as saudades vão doendo menos! Espero por esse dia também :)

    Adorei o novo visual, bem mais leve! :)

    ResponderEliminar
  23. O risotto tem um aspecto delicioso
    O blog está girissimo, parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Olá Catarina! :)

    Que bom que as férias serviram para descansar e matar as saudades...
    E a tua volta à Suíça foi muito boa..porque trouxe este risotto maravilhoso! :D

    E o novo aspecto do blogue está muito melhor, foi uma bela ajuda a da Mena...ficou simples e lindo!*

    ResponderEliminar
  25. Que regresso maravilhoso Catarina, com uma receita deliciosa e com o blog de visual novo e lindo, amei !!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Ainda bem que regressaste cheia de energia e que não vieste tão triste! Quando se está fora é complicado deixar os amigos e família ficar...
    Mas que belo risotto nos trouxeste! Ficou com um aspecto fantástico :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Seja bem vinda minha amiga, saudades de vc!
    Bom aproveitar a família e amigos, mas a vida é assim mesmo
    todos nós temos que seguir em frente.
    Vc chegou arrasando com esse risoto lindo e tentador!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  28. Que regresso maravilhoso Catarina a começar pela nova casa, ficou lindo seu blog. Adorei o risoto, é um prato que gosto mesmo, para mim, um prato completo. Ficou lindo o seu, apetitoso e cremoso, bem ao meu gosto. Seja muito bem vinda amiga. Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Que belo regresso, e cara nova, o blog está com um ar bem leve e fresco lindo!
    Catarina, as férias são sempre boas, mas o regressar às origens, a famnília, são sempre doces momentos!
    Eu adoro risotto, e sim, serve de refeição completa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  30. O blog está com aspecto fantástico!

    Bom regresso. :)

    ResponderEliminar
  31. Que belo risotto de regresso :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  32. Teria que trocar os cogumelos por outra coisa, mas de resto gosto de tudo, e mais ainda do aspecto :)

    ResponderEliminar
  33. Bem vinda! Ja tive a oportunidade de estar 3 semanas na Suíça, perto de Zurique, e estou certa que a Suíça é um dos melhores países do mundo para se viver! O que me chateia é mesmo o tempo, de resto.....
    Quanto ao risotto, adoro! Estou como tu, nao ha nada que nao ligue bem com ele!

    ResponderEliminar
  34. Olá Catarina. Ainda bem que as férias foram boas. Eu também regressei a semana passada, custou mas é verdade que uma pessoa vai-se habituando, criando laços e as coisas vão sendo mais fáceis. Mas sabe tão bem voltar às raízes ;)
    O risotto está fantástico, a consistência está perfeito e os ingredientes bem ao meu gosto. O novo visual está muito giro, mais leve, tenho que fazer o mesmo ao meu. beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Adoro risotto, e este teu ficou com um aspecto fantástico e bem delicioso :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas