sábado, 17 de agosto de 2013

Pão de iogurte


                          


Se há coisa que me sabe bem é ter pão fresco todos os dias para o pequeno almoço.
Com a MFP tornei isso possível cá em casa e desde que a comecei a usar todo o tipo de pães têm saído de lá.
O que vos trago hoje foi uma agradável surpresa pois pão de iogurte intrigava-me um pouco de como seria o paladar dele. Fiquei rendida! Fica a sugestão para o pequeno-almoço de domingo :))





Ingredientes:
Fonte: Panflor

700 gr de farinha 
250 gr de iogurte natural
3 dl de leite
30 gr de fermento de padeiro
3 colheres de chá de açúcar
20 gr de sal




Preparação:

Método tradicional

Dilua o fermento juntamente com o açúcar em metade do leite que deverá estar à temperatura ambiente ou morno.
Bata todos os ingredientes com a batedeira (varas de amassar) até obter uma massa compacta. Deixe descansar por cerca de 1 hora tapado com um pano húmido.
Findo este tempo , forme 1 a 2 pães e coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado de farinha. 
Levar a cozer em forno NÃO pré-aquecido a 240º-250º até ficar com a cor desejada (cerca de 50 minutos para um pão de 500 gr a 600 gr).




MFP

Colocar os ingredientes líquidos primeiro e depois os sólidos (desfazer o fermento no leite juntamente com o açúcar).
Escolher o programa "Pão Doce" (750gr, cor média) e deixar a máquina fazer o ciclo normalmente.
Depois de pronto, retirar a cuba, vira-la ao contrário para desenformar o pão.

Bom apetite! 

33 comentários:

  1. Não conhecia pão de iogurte mas deve de ser uma maravilha realmente, e ficou lindo, com uma cor maravilhosa e está com um aspecto mesmo fofo e fresco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo, já comia uma fatia. Tá mesmo a pedir algo para passar por cima e fazer delicias.

    Bjocas e um otimo domingo.

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante da textura interior, que bom deve ser!

    ResponderEliminar
  4. minha amiga este pão esta maravilhoso bjus grandes

    ResponderEliminar
  5. É um pão delicioso e esqueço-me de o fazer com mais frequência.
    O teu pão está lindo, com uma textura perfeita! Apetece mesmo comer umas quantas fatias.

    Fiz este pão na Bimby: http://telitanacozinha.blogspot.pt/2013/04/pao-de-iogurte.html mas ficou tão feio (e as fotos estão péssimas).

    ResponderEliminar
  6. Olá, olá!!!!
    Bem que maravilha......gostei tanto que vim visitar o seu cantinho e é uma delicia....
    Já estou a seguir...e o meu último post também é um pão delicioso mas ainda não coloquei receita!!!!
    Beijinhos
    http://www.anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina! Não há nada que chegue a ter o pão quentinho de manhã cedo ^_^
    O teu ficou muito bonito e não duvido que seja delicioso!! :)

    Beijinhos e bom domingo,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  8. Catarina, está muito bonito esse pão!!!
    A minha MFP tem estado de férias, confesso!
    Beijinhos, bom domingo ;)

    ResponderEliminar
  9. Esse pão ficou lindo, barrado com manteiga já ia...
    Bom domingo
    bj

    ResponderEliminar
  10. Olha que bela padeira, me saíste :D onde guardas a manteiga? Que bom aspeto :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá Catarina!
    Antes demais parabéns pelo teu novo design. Está com um ar mais clean.
    O pão de iogurte tem um aspecto tão fofinho e deve ser tão saboroso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que delícia ;) Essa MFP está na lista das próximas aquisições, deve ser tão bom ter sempre pão caseiro e poder variar conforme o gosto e vontade. beijinhos

    ResponderEliminar
  13. hummm... que textura deliciosa tem este pão!
    Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Catarina,
    eu tbm amo fazer pães, e a mfp é uma bela ajudante, os pães ficam
    mais fofinhos.
    O seu ficou lindo e tentador!

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Hummmm!! Desconhecia pão de iogurte, mas deve ser uma delicia!
    Vou anotar a receita :)

    Obrigada pela ajuda Catarina!!
    Beijinho, espero a tua participação :)

    ResponderEliminar
  16. Já fiz o pão de iogurte e realmente uma agradável surpresa.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  17. Que aspeto tão fofinho!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  18. Hola amiga Kinhas, bienvenida de nuevo...me gusta mucho tu receta de regreso, yo como tu, soy una admiradora del pan casero, y el tuyo tiene una pinta fantástica.
    Un beso y buena semana

    ResponderEliminar
  19. Catarina,
    a máquina do pão é mesmo uma aliada!!
    Eu adoro um pão com iogurte, adoro a textura fofa.
    Que lindo. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Eu gosto de bolo de iogurte, por isso se fizer pão tb vou gostar né??
    Ainda nao apareceu a bendita maquina aqui em casa, mas há-de aparecer e vou poder fazer como tu!!
    Pãezinhos assim maravilhosos e sentir o cheirinho assim que me levanto!!!
    Já sei que ha a versao normal, mas tu ja sabes que eu nao atino com o pão!
    Enquanto isso, espero por umas fatias pro pequeno almoço!!! :))
    Beijinhos minha schatz!

    ResponderEliminar
  21. Querida,
    infelizmente não tenho a maquineta! Mas nem por isso deixo de adorar fazer pão :)
    O teu está lindo, com uma textura maravilhosa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Cat minha querida, não some não menina, você faz muita falta quando some assim...
    Eu tb sumo de vez em quando por causa da minha querida internet, mas volto com saudade das amigas.
    Agora descobri que o motivo do teu sumiço é por conta de estar se preparando p/abrir uma padaria, acertei?
    KKKKKKK
    Bjssssss amiga e que a tua semana seja de muito sucesso e abençoada.

    ResponderEliminar
  23. Me encanta elpan y éste que nos has preparado de yogur tiene una pinta exquisita! Biquiñossss :)

    ResponderEliminar
  24. Catarina, este pão deve estar uma delícia, rico e fofo :), já parece a publicidade, mas a verdade é que parece mesmo assim, rico em sabor e muito fofo! Nem preciso de manteiga ou doce, venha de lá essa fatia!!

    Um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  25. Querida Kinhas,
    Sim, o teu comentário ficou gravado. Obrigada. És um doce de pessoa!!!
    Este pão está magnífico, não só ela cor, mas pela textura, pois parece tão fofo!!
    Eu adoro a MFP mas uso praticamente só para amassar e levedar e depois cozo os pães no forno.
    Beijinhos querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  26. Olha so quem esta de volta... Moi!! Ich!!!! eheheheheheh

    Fiquei... como dizer... a babar e ja guardei a receita pois esse menino pao vai ser experimentado aqui em casa... que delicia!!! Ficou com uma textura fabulosa!!!

    Beijocas minha querida e obrigado pelo carinho e amizade!!!!

    Margarida

    ResponderEliminar
  27. que lindo pão, fiquei babando aqui com a sua maciez.
    beijos querida!

    ResponderEliminar
  28. Uma combinação que nunca imaginei. Deve ser bom.
    Obrigada pelo comentário no Papas e Doces.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  29. este pão ficava lindo na minha mfp. vou experimentar e prometo trazer a minha opinião!

    ResponderEliminar
  30. Oi Catarina, lindo seu pão.Ainda não provei pão com iogurte.Levo a receita para experimentar.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  31. Esse teu pão está tão divino que vai estar na minha lista de preferências no sábado tá?
    Não consegui salvar sua foto, dai dei um print. Se você não quiser eu posso tirar, mas é que achei tão delicia e tá com um cara fofíssima que to louca pra experimentar. Quem sabe no findi já preparo, afinal nunca fiz pão ainda...kkkkk
    Beijãooooo

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas