quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lulas ao vinho tinto em cama de torradas e batatas do Jamie com molho de iogurte da V.



Outro dia descobri que tinha acesso ao 24Kitchen na televisão por cabo e se já devorava programas de culinária, agora só perco algum se o meu trabalho não me permitir estar em casa.
A semana passada depois de ver um dos episódios do Em 30 minutos com o Jamie, em que ele fazia umas batatas cozidas no micro-ondas e que depois levava ao grill, achei por bem experimentar a ver como corria...
Ora, o nosso Jamie nunca desilude e a nós cá em casa também não.

O prato que hoje vos trago idealizei-o na minha cabeça no dia em que o fiz e por uma vez na vida consegui passar para a prática aquilo que tinha imaginado como apresentação do prato.
Ao fim de um ano e meio de blogue sensivelmente, finalmente posso dar os parabéns a mim mesma pelo meu esforço mas acima de tudo devo agradecer a quem me foi deixando críticas construtivas sobre como melhorar este meu espaço e me ensinou técnicas de fotografia e empratamento que eu desconhecia. Não sou chef nem ambiciono ser no entanto acho que a blogoesfera deveria ser um lugar de partilha e entreajuda e não de críticas destrutivas como eu tenho visto por aí... Desculpem o desabafo!

Deixo-vos então uma refeição simples, mas cheia de sentimento, pois foi o jantar de aniversário do mais que tudo pelos seus 29 anos.




Ingredientes:

Para as batatas (inspiradas nas do Jamie Olivier)

5 batatas novas grandes
1 pitada de sal, pimenta branca e rosmaninho
1 fio de azeite



Para o molho de iogurte da V.

1 iogurte natural
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de salsa finamente picada
sal e especiarias a gosto q.b. (usei uma mistura que há por cá e se chama Aromat)



Para as lulas

400 gr de lulas limpas
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 fio de azeite
1 cebola em rodelas
2 dl de vinho tinto
1 pitada de sal rosa dos Himalayas, alho em pó e pimenta branca
1 folha de louro
4 fatias de pão de forma torradas




Preparação:

Para as batatas, leve-as a cozer num prato que possa ir ao micro-ondas por 14 minutos, ligeiramente golpeadas com uma faca e o recipiente tapado com película aderente. No fim do tempo verifique comum garfo se estão cozidas. Caso não, coloque mais 1 ou 2 minutos.
Após a cozedura, faça um golpe em cruz em cada uma delas e aperte ligeiramente. Tempere com sal, pimenta e rosmaninho e regue com um fio de azeite. Leve à função grill do forno por cerca de 6 minutos.
Sirva com o molho de iogurte que é preparado do seguinte modo - numa taça, disponha o iogurte, a maionese, a salsa e os temperos. Mexa bem e está pronto.
Para as lulas, num tacho coloque a cebola em rodelas juntamente com o azeite. Deixe amaciar um  pouco e junte as lulas. Mexa bem e regue com o vinho tinto, coloque a polpa de tomate, tempere com o sal, alho em pó, a pimenta e a folha de louro. Deixe cozinhar em lume muito brando até as lulas estarem cozidas.
Entretanto torre o pão e no prato disponha as fatias cortadas em triângulo e coloque por cima as lulas com um pouco de molho e ao lado as batatas cobertas com o molho de iogurte. Decorei com cebolinho e coentros frescos.




Bom apetite!

37 comentários:

  1. Quem te ensinou a tirar fotografias?? Também quero :) é que a tua foto mostra os ingredientes todos e até o prato, imagina lá bem :)

    Realmente o Jamie Oliver é 5***** e faz tudo com um simplicidade enorme. Ficou um prato amoroso, que podia bem vir para o meu jantar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Amiga, que delicia, tudo lindo e delicioso... beijos! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Querida Catarina: este molho,tão simples de se confecionar, chamou-me logo a atenção. Bastava olhar para as fotos ,para percebermos que vinha aí qualquer coisa de delicioso. Não me enganei. Gosto muito das receitas do Jamie Oliver e conseguiste criar a tua própria versão, com esta receita sofisticada, muito bem apresentada e que,de certeza , foi um sucesso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Minha querida amiga, parabéns por esta receita deliciosa que foi lindamente idealizada e colocada em pratica, a apresentação esta um espetaculo, tenho percebido mutas boas mudanças neste teu cantinho e espero que aprenda sempre mais e mais, o aprendizado, não importa em qual area, nos enriquece muito, bjs !!!

    ResponderEliminar
  5. Querida amiguinha este teu prato está fabuloso. Continua a idealizar coisas assim que a gente agradece. As batatinhas estão estupendas e adorei o molho de iogurte. As lulas estão um must. Tudo perfeito.
    Parab´nes, parabéns e mais parabéns.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  6. perco-me com os programas de culinaria, nem dou pelo tempo passar!
    Tem tudo um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  7. Catarina minha querida

    Infelizmente encontramos de tudo nesta aldeia virtual... e levamos com cada balde de agua fria, o que vale é que o verao foi quente e nao nos constipamos!!! :D Fizeste bem em desabafar eu deveria ter sido a primeira a faze-lo!!! Bem mas passemos ao teu maravilhoso prato, as batatinhas estao qualquer coisa de maravilhosas, esse molho... hummm fiquei aqui a babar, adorei!!! E quanto ás lulas estao perfeitas, alias o prato esta numa sintonia mais que perfeita.. Parabens!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Como compreendo as tuas palavras Catarina! E não me esqueço que me ofereceste ajuda, e tens sempre palavras sinceras e tão boas, para mim! :)
    A apresentação está magnifica, mas a receita não lhe fica atrás :)
    Aposto que o mais que tudo adorou!

    Um beijinho e parabéns pela conquista! :)

    ResponderEliminar
  9. Querida Kinhas,
    Em primeiro lugar, muitos parabéns ao teu querido e que celebre muitos mais e na tua companhia, claro :))!
    Quanto ao que escreves sobre a blogosfera, concordo plenamente e sempre que me pedem ajuda, dentro do que sei, pois não sou nenhum génio da informática, ajudo sempre e com prazer.
    Claro que não me ponho a dar dicas sem mas pedirem pois não estou aqui para ferir susceptibilidades ou gostos pessoais e acho que sim, este devia ser um espaço de partilha, já que ninguém ganha nada com isto, a não ser algumas amizades e momentos de descontracção (pelo menos para mim é o que é e não um negócio ou forma de negociar) e por isso, a inveja e sentimentos menos próprios nem sequer aqui deviam ter lugar por isso, sempre que precisares de mim, cá estarei para ajudar ok? A ti e a toda a gente que mo solicitar, claro.
    Quanto ao teu jantar, não podia estar mais lindamente empratado, fotografado e, imagino eu, super delicioso e aposto que o teu mais que tudo adorou o seu jantar de aniversário.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de refeição ;) Estas batatinhas com o molho de iogurte têm um aspecto maravilhoso. beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de sugestão!! Concordo contigo era tão mais fácil se todos se ajudassem mutuamente! Eu criei o blog com o intuito de partilhar as minhas experiências procurar inspiração e no findo criar um pequeno livro de receitas! :)Tens muitos motivos para ficar orgulhosa! O teu blog é fantástico!

    Beijos

    http://dicasedoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Catarina, minha querida, eu não fazia ideia que neste mundo de blogues, houvesse tanta má formação pois quando comecei a participar nestas andanças da culinária, foi num forum e lá respirava-se ar puro, adorei e como sou um pouco ingénua, pensei que por este mundo as coisas também funcionassem assim, mas já vi que não. As pessoas tem duas caras, como o feijão frade, por um lado, na frente é tudo querido, adoro lindo e por trás, pensando até que ninguém vê, só não dizem mais mal, se não puderem, enfim!
    Vou dizer bem, muito bem, de ti pois conheci-te pessoalmente e és assim mesmo, franca, amiga como eu já imaginava e eu gosto.
    E da tua receita também vou dizer que gostei, adoro lulinhas, já sabes o que alterava na receita, mas ficou com uma apresentação deliciosa. Um delicioso prato, para uma comemoração muito feliz.

    Uma beijoca amiga

    Paula

    ResponderEliminar
  13. Catarina esse prato ficou tão tentador,gostei de tudo.
    bj

    ResponderEliminar
  14. Catarina, aqui está a prova que o amor é o ingrediente mais importante! Que refeição maravilhosa, querida! Linda e devia estar deliciosa. Quanto ao resto, também já me cruzei (recentemente) com pessoas menos agradáveis, mas faço um esforço por me concentrar nas pessoas boas, que, felizmente, são em maior número (e certamente, maior importância).
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  15. As fotos estão de facto lindas e deixo desde já a aberta para me deixares umas dicas (se quiseres) sobre fotos ;)
    Essa comidinha parece-me maravilhosa!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Foram muitas as pessoas a contribuir para este prato, já vejo! O Jamie e a V. com receitas e a tua imaginação e talento para tudo combinar e fazer esta apresentação de chef.
    Pois que bem te digo que parece apresentação de chef! :) E mesmo que não o queiras ser, o que importa é que te tens aprendido (assim como eu e todos nós) com a amizade e o espírito de partilha. E por isso mesmo também eu fico muito contente e orgulhosa de te ver evoluir!

    Adoro o prato logo à primeira vista, mas lendo a receita adoro-o ainda mais. Na verdade, o molho não precisa de ser de alho e ervas, o iogurte da-lhe cremosidade, as especiarias intensidade e as batatas não serão apenas batatas, serão algo mais além. Assim como as lulas se tornam algo mais com esse q.b. de vinho tinto! :)

    Parabéns amiga,
    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  17. O prato de facto está com uma apresentação fantástica!! E logo a começar pelas lulas, que adoro, estou com um aspecto muito bom. De comer e chorar por mais :)
    E para além de ter gostado imenso do aspecto das batatas, gostei ainda mais da facilidade da sua preparação :)
    Resultado: uma refeição maravilhosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Olá Catarina!!!
    Em primeiro lugar parabéns, um brinde ao amor porque é ele que nos move....
    Quanto ao que se passa no mundo da blogoesfera desconheço grande parte....tenho o meu cantinho há pouco mais de 3 meses e é para mim um hobbie que adoro, tenho uma profissão!!!...contudo já achei algumas coisas estranhas....
    Adorei tudo, a receita, a apresentação, as fotos.....continua assim e mostra do que és capaz...
    Beijinhos
    Nel

    ResponderEliminar
  19. Está tudo com aspecto delicioso que já ceava ;)

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  20. Oi Catarina, nunca fiz lulas em casa.Mas estas batatas ficaram espetaculares.Também ando precisando de umas dicas que decoração de pratos e de fotografias.É sempre bom termos ajuda naquilo que não sabemos, mas sem a necessidade de ofensas.Parabéns esta ficando profissional.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  21. Kinhas, está perfeito! Adorei a foto e a refeição! Deve ser uma maravilha!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Querida Cataria,
    estou de boca aberta com estas fotos que ficaram maravilhosas,
    tudo feito com carinho e bom gosto só poderia ter dado esse
    belíssimo resultado, parabéns!

    Beijinhos, sucessos sempre em sua vida ♥

    ResponderEliminar
  23. Olá Catarina!

    Primeiro que tudo os parabéns ao teu namorado, ele deve ter adorado a refeição! :)

    A receita está fantástica, as receitas do Jamie são sempre super simples, o que a mim me agrada muito!

    No que diz respeito à má formação das pessoas, isso nada podemos fazer...sabes que quando as pessoas estão de mal com a vida, descarregam sempre nos outros, e a amizade que é notória em muitas pessoas causa comichão, temos é de ficar contentes, é sinal que algo de bom fazemos...

    Vou ser sincera, evoluíste mesmo muito, e para melhor, digo isto como mera leitora, porque tal como tu, tento fazer também o meu melhor para que as pessoas gostem do que vêem! Acho giro ir a arquivos mais antigos dos mais variados blogues, e ver que todos eram pequeninos e foram evoluindo! E quem te ensinou e ajudou, fez muito bem...este empratamento está muito bonito, e as fotografias igualmente!:)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  24. Oi Catarina, parabéns ao seu mais que tudo e parabéns a você também, pelo belíssimo prato, delicioso e com uma apresentação perfeita….ahh e as fotos também ficaram lindas demais !!
    Infelizmente encontramos pessoas que estão de mau com a vida em qualquer ambiente, seja virtual ou real e é bem desagradável mesmo, mas as boas intenções, bons pensamentos, energia positiva, amizades verdadeiras e pessoas que nos ajudam a construir algo de bom, compensam por todas as outras experiências negativas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Catarina!
    Criou e empratou com muita simplicidade mas subtileza. A ligação dos ingredientes foi bem equilibrada, em paladares e variedade. Parabéns, gostei muito. Temos amigos comuns e vou voltar!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Que delícia querida é de dar água na boca. Uma semana abençoada para ti.

    ResponderEliminar
  27. As fotografias estão lindas Catarina!
    Adorei as batatinhas do Jamie com o molho de iogurte, delicioso.
    Lulas, adoro!! Vou aí ter? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Oi querida, eu não como lulas, mas as batatinhas, hummmmmmm

    Bjssssssssss amiga e um lindo e abençoado FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  29. Eu ja tinha dado os parabéns ao namorido e olha da-lhe outra vez! E mais que tudo diz-lhe que é um sortudo por te ter ao pé dele!! Não é qualquer um que faz assim um pratinho, homessa! Já digo eu que qd se coloca amor, a coisa sao sempre bem!!!
    No meu proximo aniversario ja sei quem me ajuda com a janta!!! Já sabes o que te toca!!
    Quanto à má formação, tu e eu já falámos tantas vezes disso, que nao vale a pena perder tempo agora com isso!! a unica coisa que eu sei, é que tal como tu, a cada diz que passa vamos melhorando! E tu tb dás conta disso, porque reconheces o teu mérito! E sim, o mérito é teu, que apesar de nao seres um Chef, como tu dizes, tens dispendido tempo e dinheiro neste cantinho que é so teu! Quanto a isto de Chef, um dia a gente conversa!!!
    Essas batatas nao pararam de me piscar os olhos!! ;)
    Um beijinho, minha schatz!

    ResponderEliminar
  30. Olá Catarina
    Olha não sei quando mudaste a configuração do teu blog porque infelizmente(ou felizmente) tenho tido tanto trabalho que mal me sobra para o blog e para as visitas, mas devo dizer-te que gostei bastante deste novo visual :-) as fotos estão bem giras, dá vontade de esticar a mão e pegar no prato ehehe
    Sobre pessoas mal formadas, deixa lá, não dês importância, tanto as há na blogosfera como na vida real né???? Felizmente ainda não tive nenhum problema

    Também sou fã do 24 kitchen e sempre que posso vejo mas com uma criança de 3 anos imaginas o tempo que me deixa ver tv né ehehe
    As lulas e esse molho deixaram-me água na boca, estava a pensar na ementa da próxima semana e não sabia o que fazer para 5ª feira, deste-me a ideia das lulas

    Beijokas

    ResponderEliminar
  31. Olá querida Catarina,
    Que belo jantar, linda apresentação, eu confesso que não sou fã de lulas, mas estas batatas hummmm... fiquei com água na boca!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  32. Olá, catarina! Que apetitoso! De facto adoro as sugestões do Jamie, um sucesso e sempre simples e deliciosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Boa noite amiga Catarina.

    Passei pra desejar um feliz setembro e ver suas sugestões. Perfeitas!!

    Felicidades mil pra todos vocês na graça de Deus.

    Beijos

    ResponderEliminar
  34. Olá Catarina,
    Mas que belo prato gourmet temos aqui.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas