terça-feira, 20 de agosto de 2013

Let´s dance (Mat)cha (Mat)cha (Mat)cha...



Não se convençam pelo título de hoje, gosto muito de ver dançar mas eu sou uma verdadeira pés de chumbo nesta arte!



Há muito tempo que não ia à capital dar uma volta e ver as novidades por lá. A semana passada por ter uma consulta médica de rotina, decidi aproveitar e ir mais cedo para ver as montras e fazer algumas compras.

Passei então na casa do chá , lembrei-me de entrar e comprar Matcha que é nada mais nada menos do que chá verde mas em pó e que pode ser usado com fins culinários.
Devo confessar que foi uma pequena extravagância à minha humilde carteira pois 100 gr deste pó custam a módica quantia de 29.50 CHF (cerca de 27 €).
No entanto dei por bem investido o dinheiro, pois com um pouco de Matcha fiz o Bundt que hoje vos trago e que fez as delícias de nós os dois cá em casa :)



Se tiverem a possibilidade, não deixem de experimentar esta receita e depois digam-me o que acharam! Nós ficamos extasiados com o contraste de sabores que este bolo proporciona e é sem dúvida um Bundt a repetir, não com a frequência desejada, mas quem sabe em ocasiões mais especiais?!




Bundt de cacau e matcha

Mistura de cacau
1+1/2 cup de farinha
1/2 cup de cacau
1+1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal fino

Mistura de matcha
1+1/2 cup de farinha
2-3 colheres de sopa de matcha em pó
1+1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal fino

Restantes ingredientes
3 cups de açúcar
1 cup de manteiga sem sal à temperatura ambiente
3 ovos à temperatura ambiente
1+3/4 de leite à temperatura ambiente
1 colher de chá de baunilha (usei essência)


Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Unte e polvilhe uma forma de bundt (caso não tenha, use uma forma grande de chaminé).
Com o batedor de varas misture numa taça os ingredientes para a mistura de cacau e proceda da mesma forma para a mistura de matcha noutra taça à parte.
Com a batedeira, noutra taça, bata muito bem a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos, o leite e a baunilha e continue a bater até estar tudo bem ligado.
Divida o creme em partes iguais pela mistura de cacau e pela de matcha. Misture cada uma delas separadamente de forma a obter dois cremes.
Coloque as massas na forma deitando colheradas alternadas de massa verde e massa castanha até a forma estar cerca de 3/4 cheia.
Para fazer o efeito marmoreado, use a ponta de uma faca e faça movimentos em espiral nas massas (apenas uma ou duas vezes).
Leve ao forno cerca de 45 minutos - 1 hora (convém vigiar).
Depois de pronto, deixe arrefecer na forma cerca de 10 minutos e de seguida desenforme e embrulhe em película aderente até arrefecer totalmente.
Depois de frio decore com açúcar em pó.

Bom apetite!

Fonte: Bakerella

31 comentários:

  1. Ficou lindo, achei o interior uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já me fartei de rir!! Só tu para pores um Bundt a dançar!!!
    Olha eu sou como tu, dançar nao é comigo, mas eu dançava com este bundt!! Ai, até os pés se me tornavam penas!!
    Esse matcha anda de moda, mas ainda nao lhe consegui deitar a mão, mas lá chegaremos!! Fiquei aqui a imaginar o contraste de sabores entre o chá e o chocolate!! Tem que ser muitoooo bommmmm!!! Eu sou suspeita de dizer que gosto mto de bundts né??
    Beijinhos minha schatz!

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga eu vim correndo conferir esta delicia e ver se consigo te roubar uma fatia hehe, que bolo com aspecto fantastico, as fotos estão magnificas parabéns, por aqui as temperaturas ja começaram a ficar mais amenas nada que ultrapasse os 25 graus, pena que a alegria dura pouco né rsrs, uma linda noite pra ti bjs !!!

    ResponderEliminar
  4. Eu dançava com ele, oh se dançava!
    Não tinha conhecimento desse ingrediente "matcha", mas o bolinho ficou bem bonito e com um interior muito fofinho, mesmo apetecível, a dar uma bela dentadita.
    Beijoca,

    Paula

    ResponderEliminar
  5. A minha parece-me muito bem;) Nunca tinha ouvido falar, mas ficou com um aspecto muito bom!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá! Não conheço este ingrediente mas agora deixaste-me curiosa! Ficou com um aspecto bem apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá, Kinhas!
    Bem-vinda das férias! ;)
    Que belo bundt cake! Confesso que não conhecia o chá verde em pó por esse nome... Já saio daqui com a minha cultura gastronómica ampliada (e que bom!). :) O preço é a modos que proibitivo, mas dias não são dias, não é?
    Um grande beijinho e venham de lá mais bundts e receitas com matcha!
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oi Kinha,s que carooo rsrs mas só pela beleza do bolo ja valeu, queria tanto uma forma de bolo bonita assim.


    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha , passando para desejar uma semana abençoada!

    ResponderEliminar
  10. Que belo bolinho! Simplesmente maravilhoso:)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Muito original este bundt! Eu já tenho uma lista enorme de receitas de bundt para experimentar e, olha, cá vai mais um! Tenho mesmo de tratar de comprar uma forma adequada! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. O inteiror ficou lindo, e eu fiquei curiosa para provar o tal matcha!
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Que lindo o teu Bundt ! Ficou perfeito :)
    Não conhecia este ingrediente (matcha) mas a conjugação de sabores deve ser excelente !
    Beijinho amiga :)

    ResponderEliminar
  14. Desconhecia esse ingrediente, mas que o bolo está perfeito, está!!
    É tão reconfortante quando arriscamos e sai assim... maravilhoso! :)

    ResponderEliminar
  15. Tem um ar húmido e ao mesmo tempo denso, devia fazer-me bem o gosto agora mesmo com uma caneca de qualquer coisa que ainda não decidi!!
    Cá por mim esse bundt (mart)cha,(mart)cha,(mart)cha. Não sei por que é que sempre que faço estas piadas me lembro do Paulo. Lol!
    Por aqui não devo encontrar matcha para experimentar, mas estarei atenta! :)

    Um beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  16. Bem, se valeu a pena :)... Pelo aspecto valeu mesmo, parece uma delícia :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Catarina,
    eu tbm sou um pé de chumbo pra dançar, kkkkk.
    Ficou lindo e com essa mistura de ingredientes deve
    ficar uma delícia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Que bolo magnífico Catarina!! Ficou lindo e com um sabor bem diferente e especial !!
    Agora estou super curiosa sobre o matcha, vou ter que provar….rsrs

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. QUe delícia querida Kinhas!!
    Adoro matcha em sobremesas e doces, mas sim, é tão caro que é quase que um ingrediente de luxo.
    Este bundt ficou lindo e como ali tenho matcha, vai já para a minha lista...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Catarina querida, que bela receita, repleta de sabores e aromas. Gosto de bolos assim. Ficou fantástico, Lindo. Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Nunca provei matcha, mas já vi várias receitas com o dito chá e fico sempre curiosa!! O bolo ficou com óptimo aspecto, deve ser delicioso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Holaaa :) Yo de bailar tampoco soy mucho, pero sí de recompensa tengo un trocito de este bundt espectacular pues se baila :) No he probado el matcha todavía. Tendré que buscarlo para probar. Biquiñosss

    ResponderEliminar
  23. Oi Catarina, que lindo seu bolo e a textura dele por dentro me deixou com água na boca.Não faço nem idéia do sabor do matcha mas lendo seu texto fiquei curiosa em experimentar.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  24. Um pasito adelante Maria... um pasito para tras... bora lá tirar um pezinho de dança com esse Bundt.. Bolas que o matcha é caro, mas so pode compensar... fiquei muito curiosa com essa receita catarina, muito mesmo!!! O bundt ficou excelente com um interior maravilhoso... hummmm delicia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  25. delicia de bolo minha amiga bjus doces boa sexta feira

    ResponderEliminar
  26. Que maravilha ;)
    Há realmente extravagancias que valem a pena :)
    Fiquei curiosa :)
    O aspecto é simplesmente fantástico.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Há bolos e extravagâncias que valem bem a pena!
    E eu adoro olhar para o teu perfeito bundt :)
    Adorei o cacau e o matcha em sintonia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Olá minha querida não tenho tido muito tempo para fazer visitas, mas oje arranjei um tempinho e tinha que passar por aqui :) Para começar gosto imenso do novo layout do blogue :) Passando ao bolo ficou lindo e com um interior fantástico, e concordo contigo quando dizes que valeu apena o investimento no chá :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  29. Bem pés de chumbo ou não, mas está perita também na arte do bundt, que aspetooo fantástico, ficou um bolinho caro mas lindo, quero provar, mas estás longe :(

    Beijos

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas