quinta-feira, 4 de julho de 2013

Queques de baunilha e maçã


Gosto de mimar as minhas princesas e o meu príncipe (leia-se sobrinhas e sobrinho). Como ainda não tenho filhos, todos os meus mimos são dedicados a eles :)
A minha princesa I. sempre que lá vou espera que lhe leve um bolinho e eu como boa tia que sou nunca me esqueço.
Desta vez fiz estes queques e posso dizer que ficaram deliciosos...


Ingredientes (rendeu 19 unidades)

Adaptado do livro: Coisas Simples - Biscoitos e queques

200 gr de açúcar
125 gr de manteiga
200 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
5 ovos
1 colher de café de aroma de baunilha
3 colheres de sopa de leite
3 maçãs


Preparação:

Ligue o forno a 180º e prepare as forminhas forrando-as ou untando e polvilhando com manteiga e farinha.
Bata bem o açúcar com a manteiga. Adicione as gemas uma a uma continuando a bater. Adicione o leite e a baunilha e misture.
Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado alternando com a farinha misturada com o fermento.
Distribua pelas forminhas mas não as encha totalmente.
Descasque as maçãs e corte em fatias finas e coloque por cima da massa.
Leve ao forno cerca de 30 minutos (fazer o teste do palito).





Bom apetite!

Quero também agradecer aos 250 seguidores do Google+ e aos mais de 1000 "gosto" da página do FB, são vocês que ajudam a crescer esta cozinha de dia para dia! Um abraço do tamanho do Mundo e bem hajam!! Trago-vos no <3

37 comentários:

  1. Excelente opção para os lanches dos pequenotes!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Mas que titia mais prendada, tenho certeza que os pequenos adoraram, maçã com baunilha é uma ótima combinação, ficaram lindinhos beijos amiga !!!

    ResponderEliminar
  3. Catarina com uns miminhos deliciosos desses até eu ficaria feliz. Adoro tudo que leva maçãs. Seus queques ficaram lindos e parecem tão fofinhos. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos com maça e esses queques ficar mesmo uma maravilha.
    Adorova poder mimar a minha sobrinha mas infelizmente ela esta na Suiça e o outro mora aqui perto mas já tem 25 anos.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro queques, e estes ficaram mesmo apetitosos e lindos :) Manda-me uma caixinha com uns quantos :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Também quero ser mimado :) que belos queques :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. bem com estes miminhos até eu quero hehe eles estao 5* adorei e sendo de maça ainda mais sou fan n° 1 bjs

    ResponderEliminar
  8. Posso ser tua sobrinha também? ;)

    Que ar apetitoso têm estes queques!

    ResponderEliminar
  9. Olá...
    Bela sugestão.... Adorei ;)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que lindos bolinhos, parecem tão fofos e saborosos! Que tia dedicada, esses pequenos são sortudos!
    Bjos.

    ResponderEliminar
  11. És uma tia babada e ainda bem!
    Os pequenos gostam sempre que os mimemos com docinhos! Eles ficam super contentes e o nós de coração cheio!

    Curiosamente, os queques não têm o formato normal por causa das fatias de maçã que lhe colocaste por cima, mas acho mesmo que isso lhe deu um toque tão querido e diferente! Estão bonitos e apetitosos e, claro, neste momento também queria ser tua sobrinha :)

    Parabéns pelo sucesso do blog! Um beijo grande,

    Aida

    ResponderEliminar
  12. Que bonitos queques, devem ser uma delicia, dá mesmo vontade de agarrar num!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia minha querida Catarina

    Eu sei, ja nao vim a tempo de tirar uma delicia destas... mas que aspeto delicioso e guloso que tem os teus queques... que bom para as tuas princesas e o teu principe,,, é tao bom mima-los!!!

    Adoro bolinhos com maça!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Ficaram lindos Catarina ! Tudo o que se faz com amor fica delicioso!!!! E esses queques estão a irradiar amor!
    Beijinhos grandes para a titi babada ;)

    ResponderEliminar
  15. kinha minha amda amiga este bolinhos estão divinos e maravilhoso ..amei bela sugestão bjokas doces boa sexta feira

    ResponderEliminar
  16. Catarina, querida... ficaram tão mimosos com a maçã em fatias. Parecem mini-tartes! E devem ser uma delícia! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá catarina,
    adoro queques, parecem muffins e então esses mais gosto.
    Adoro tudo que leve maçã e estes teus queques têm tão bom aspecto que deliciosos ficaram e muito bonitos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. É bom mimarmos quem gostamos! :)
    E com uns muffins assim fofinhos, com baunilha e maçã melhor! Que lindos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Catarina, que lindos presentes!
    Bem queria estar aí perto e tentaria ficar com um para mim.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Querida Catarina obrigada pelo mais esse presente , esses queques estão de tirar o folego amei beijos Luci

    ResponderEliminar
  21. Que tía más maja eres Kinhas, estos pastelitos le habrán encantado a tu princesa; a mi también me gustarían seguro, tienen un aspecto delicioso.
    Un beso y buen finde

    ResponderEliminar
  22. LINDOS E DELICIOSOS... Huuuuuuuummmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Amiga!!!

    Quantas delícias!!!

    Brigadin pela visita que para mim é uma grande alegria.

    Beijos e fique bem,viu?

    ResponderEliminar
  24. Oi Catarina!
    Os seus sobrinhos certamente gostaram muito destes queques tão lindos, baunilha e maçã hummm... que delicia!
    Beijos e ótimo domingo,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  25. Olá Catarina :)
    Esses bolinhos tem otimo aspeto, de certeza que os sobrinhos adoraram :D

    Bjokas e bom domingo

    ResponderEliminar
  26. Olá, Kinha, querida!

    Amei a receita!!! Ficou ótima!!!

    Um abraço, Fábio

    ResponderEliminar
  27. Com maça só podem ser deliciosos.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  28. Cat querida, por aqui está tudo bem e fiquei feliz em saber que por aí tb...
    Amiga, eu colocaria um pratinho com esses queques e uma boa xícara de café e aí não ia querer saber de mais nada kkkkk

    Bjssssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  29. Ah...eu também adoro um cafezinho com bolinhos assim, e de maçãs são os meus preferidos! Beijos.

    ResponderEliminar
  30. Que queques tão lindos!! Dá mesmo vontade de roubar um :) os pequenos devem ter adorado!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  31. Querida Catarina,

    E aposto que também o teu principe e princesa adoram ser mimados por ti ! )
    Esses queques estão fantásticos, com sabores que agradam a todos ! :)

    Beijinhos grandes *

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  32. Catarina, adoro bolos com fruta e estes queques ficaram um miminho! Lindos, lindos! :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  33. Tão bonitos. Nunca fiz de maçã e baunilha. Deve ter ficado tão bom! Rica tia! :D

    ResponderEliminar
  34. O que eu adoro queques de maça, para mim nada se compara a humidade que a fruta da aos bolos! Ficaram lindos!

    ResponderEliminar
  35. Os teus príncipes são uns sortudos! :) Estes miminhos são os que ficam na memória e no coração, para todo o sempre. Que bonitos ficaram estes queques! Eu adoro queques com maçã...
    A tua cozinha está a crescer à tua medida e ainda vai crescer muito mais!
    Um grande beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Todas as críticas são essenciais para a melhoria deste espaço.
Se é do seu agrado, deixe um comentário.
Obrigada e volte sempre
Kinhas